Morre o Maestro Estevão Maya-Maya aos 78 anos

Enviado por / FonteMarie Claire

Maranhense radicado em São Paulo é um dos grandes nomes da música popular e erudita no Brasil

O maestro, cantor, compositor, escritor e professor Estevão Maya-Maya morreu na manhã desta sexta (17), aos 78 anos, em São Paulo. A notícia foi compartilhada nas redes sociais por sua filha, Naila Maia. “Meu querido pai nos deixou hoje de manhã”, escreveu ela, que vive na Inglaterra. “Por motivos óbvios, não estarei presente, mas se algum de vocês que o conheceu quiser se despedir, aqui estão os detalhes do velório”, publicou.

O perfil oficial de Estevão no Facebook divulgou que o velório foi marcado para ainda esta sexta, em Santana, bairro da capital paulista onde ele vivia. O maestro foi internado recentemente, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. Ele deixa duas filhas, Naila e Jamila.

Estevão figura entre os grandes nomes da cultura brasileira, com mais de 50 anos de atividade na música, teatro e literatura. Com talento para as artes desde pequeno, nasceu no Maranhão e aos 19 anos iniciou os estudos artíticos. Se bacharelou na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e partiu para o Rio de Janeiro em plena década de 60, se envolvendo com a militância que resistia à ditadura militar. 

Nos anos 80 se destacou com o coral de homens negros Cantafro. Já conceituado na música popular e erudita, se aventurou na litatura, se tornando um autor publicado. No teatro, esteve nas primeiras montagens brasileiras de musicais como Jesus Cristo Superstar e Hair.

Nas décadas seguintes foi mentou de universidades de comunicação e artes. Ativo nas redes sociais, Estevão compartilhava momentos de sua vida no Facebook. Nos posts mais recentes, comemorou a vacinação contra a covid-19, lamentou a morte dos atores Gésio Amadeu e João Acaiabe e elogiou o show-documentário AmarElo, do Emicida.

Filha de Estevão Maya-Maya anuncia morte do pai (Foto: Reprodução / Instagram )
Estevão Maya-Maya (Foto: Reprodução / Instagram )
Estevão Maya-Maya (Foto: Reprodução / Facebook)

+ sobre o tema

Negritude de luto: Abdias Nascimento no Olorun

O ativista ligado à causa negra, Abdias Nascimento, morreu...

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana. O...

Morre o professor Jorge Conceição, Militante histórico do Movimento Negro

Morre o professor Jorge Conceição, militante, histórico, do Movimento...

Reinaldo, o príncipe do pagode, morre aos 65 anos, em SP

O cantor Reinaldo, conhecido como o príncipe do pagode,...

para lembrar

A lógica branca da morte de Johnny Alf

Quando o mundo branco se põe a fazer elogios...

Jorge Ben Jor e Mano Brown – Umbabarauma (2010)

Clipe oficial de "Umbabarauma", regravação do clássico "Ponta de...

Taís Araújo usa as redes para celebrar o respeito à liberdade religiosa

No sábado, Taís Araújo foi às redes para relembrar...

Novo DVD de Beyoncé terá cenas dos shows no Brasil.

  O novo DVD da superstar Beyoncé já está pronto...
spot_imgspot_img

Reação de IZA ao saber de indicação ao Grammy Latino viraliza na web

Após ser indicada ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela música Fé, IZA viralizou nas redes sociais, nesta terça-feira (19), após aparecer em um vídeo...

Sesc Belenzinho recebe a cantora Maíra Baldaia

O Sesc Belenzinho recebe a cantora Maíra Baldaia no dia 23 de setembro, sábado, no Teatro, com ingressos de R$ 12 (Credencial Sesc) a R$ 40 (inteira).  O show apresenta canções do último álbum lançado OBÍ, que...

Filme sobre Claudinho e Buchecha é pré-indicado ao Oscar 2024

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, nesta terça-feira (5/9), a lista com os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga...
-+=