Mostra de cinema exibe filmes africanos de forma gratuita e online em outubro

Enviado por / FonteG1

Filmes estarão disponíveis através do site do Sesc do dia 1° a 10 de outubro.

Promovido pelo Sesc São Paulo, a Mostra de Cinemas Africanos (MCA) lançará, a partir de 1° de outubro, 30 filmes de ficção e documentário de seis países, de forma gratuita, através do site do Sesc. A mostra estará disponível até o dia 10 de outubro.

O evento online, que aborda o tema de cinema de gênero, apresenta 12 sessões (dez longas e dois programas de curtas), legendados em português, além de curso e catálogo digital. Dos dez longas da mostra, oito são inéditos no Brasil.

Durante a quarta edição, a Mostra de Cinema contempla 16 países do continente: África do Sul, Argélia, Benin, Camarões, Egito, Madagascar, Mali, Marrocos, Mauritânia, Nigéria, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Sudão, Tunísia e Uganda.

Entre os destaques da programação estão exemplos recentes do cinema de gênero da África do Sul, Nigéria e Uganda, e curtas dirigidos por mulheres, com uma mostra competitiva simultânea com o Benin e uma seleção de produções árabes do norte da África.

“Em geral, se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou político e sempre queremos quebrar esses estereótipos”, explica a curadora e idealizadora do evento, Ana Camila Esteves.

O filme de abertura é “Juju Stories” (2021), do coletivo nigeriano Surreal 16, com três histórias de bruxaria dirigidas por C.J. Obasi, Abba Makama e Michael Omonua.

A Mostra de Cinemas Africanos foi idealizada em 2018 por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco e já exibiu mais de uma centena de curtas e longas-metragens de diversas vertentes do cinema africano. A programação conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.

+ sobre o tema

Ex-integrante do Panteras Negras é libertado nos EUA após 43 anos em solitária

Um juiz no Estado americano de Louisiana ordenou a...

Como o Parlamento de Ruanda se tornou o mais feminino do mundo

Qual o paí­s com maior número de mulheres no...

O golpe à democracia e a população negra

Muito já foi dito sobre os últimos fatos políticos...

Júlio Silva prepara sua aposentadoria jogando torneio de veteranos

Júlio Silva, tenista que está no circuito profissional...

para lembrar

Saiu a programação da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo!

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece de 3 a...

IAB aprova em sessão histórica parecer favorável à reparação da escravidão

A advogada encaminhará o parecer aos presidentes do Senado,...

Jeremy O. Harrys: o dramaturgo sensação na Broadway

Aos 29 anos, e ainda na faculdade, ele já...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...
-+=