Mostra de cinema exibe filmes africanos de forma gratuita e online em outubro

Enviado por / FonteG1

Filmes estarão disponíveis através do site do Sesc do dia 1° a 10 de outubro.

Promovido pelo Sesc São Paulo, a Mostra de Cinemas Africanos (MCA) lançará, a partir de 1° de outubro, 30 filmes de ficção e documentário de seis países, de forma gratuita, através do site do Sesc. A mostra estará disponível até o dia 10 de outubro.

O evento online, que aborda o tema de cinema de gênero, apresenta 12 sessões (dez longas e dois programas de curtas), legendados em português, além de curso e catálogo digital. Dos dez longas da mostra, oito são inéditos no Brasil.

Durante a quarta edição, a Mostra de Cinema contempla 16 países do continente: África do Sul, Argélia, Benin, Camarões, Egito, Madagascar, Mali, Marrocos, Mauritânia, Nigéria, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Sudão, Tunísia e Uganda.

Entre os destaques da programação estão exemplos recentes do cinema de gênero da África do Sul, Nigéria e Uganda, e curtas dirigidos por mulheres, com uma mostra competitiva simultânea com o Benin e uma seleção de produções árabes do norte da África.

“Em geral, se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou político e sempre queremos quebrar esses estereótipos”, explica a curadora e idealizadora do evento, Ana Camila Esteves.

O filme de abertura é “Juju Stories” (2021), do coletivo nigeriano Surreal 16, com três histórias de bruxaria dirigidas por C.J. Obasi, Abba Makama e Michael Omonua.

A Mostra de Cinemas Africanos foi idealizada em 2018 por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco e já exibiu mais de uma centena de curtas e longas-metragens de diversas vertentes do cinema africano. A programação conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.

+ sobre o tema

Naná Vasconcelo é o mais novo doutor Honoris Causa da UFRPE

Eis o mais novo doutor Honoris Causa da Universidade...

Do século 18 à arte contemporânea, mostra traz produção de artistas negros

Apenas 51 anos após sua fundação, a Pinacoteca do...

12 depoimentos que mostram que vale a pena discutir música e racismo no Brasil

Semana passada postei um artigo no Medium sobre como...

para lembrar

Jorge e Domênica, filhos de Mano Brown, estreiam no cinema com o filme “Na Quebrada”

Jorge Dias e Domênica Dias, filhos de Mano Brown, irão estrear...

Marvel quer diretora de ‘Selma’ em ‘Pantera Negra’ ou ‘Capitã Marvel’

Ava DuVernay, diretora do indicado ao Oscar ‘Selma’, está...

Filme sobre revolta de escravos nos EUA é aplaudido de pé em Sundance

Nate Parker usou mesmo nome do clássico 'The birth...

Teatro Poeira – Contos colombianos abordam racismo

Baseado nos contos da compatriota Amalialú Posso Figueroa, a...
spot_imgspot_img

10 Filmes para conhecer o Cinema Africano

O cinema autêntico africano é bastante tardio quando tomamos por referência a história da sétima arte e sua dita invenção. Antes dos anos 50,...

Spcine leva cinco cineastas paulistanos para apresentarem trabalhos no NewFilmmakers LA, nos Estados Unidos

Entre os dias 18 e 24 de setembro, a Spcine marca presença no NewFilmmakers LA (NFMLA), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Focado em apresentar trabalhos inovadores de...

O peso de representatividade negra 

As Tartarugas Ninjas, famosa desde sua criação em 1980 com quadrinhos, desenho e até mesmo filme, aparece em 2023 com outra imagem, desdobramento e...
-+=