Mostra de cinema exibe filmes africanos de forma gratuita e online em outubro

Filmes estarão disponíveis através do site do Sesc do dia 1° a 10 de outubro.

FONTEG1
Mostra de cinema exibe filmes africanos de forma gratuita e online em outubro — Foto: Reprodução/ Assessoria

Promovido pelo Sesc São Paulo, a Mostra de Cinemas Africanos (MCA) lançará, a partir de 1° de outubro, 30 filmes de ficção e documentário de seis países, de forma gratuita, através do site do Sesc. A mostra estará disponível até o dia 10 de outubro.

O evento online, que aborda o tema de cinema de gênero, apresenta 12 sessões (dez longas e dois programas de curtas), legendados em português, além de curso e catálogo digital. Dos dez longas da mostra, oito são inéditos no Brasil.

Durante a quarta edição, a Mostra de Cinema contempla 16 países do continente: África do Sul, Argélia, Benin, Camarões, Egito, Madagascar, Mali, Marrocos, Mauritânia, Nigéria, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Sudão, Tunísia e Uganda.

Entre os destaques da programação estão exemplos recentes do cinema de gênero da África do Sul, Nigéria e Uganda, e curtas dirigidos por mulheres, com uma mostra competitiva simultânea com o Benin e uma seleção de produções árabes do norte da África.

“Em geral, se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou político e sempre queremos quebrar esses estereótipos”, explica a curadora e idealizadora do evento, Ana Camila Esteves.

O filme de abertura é “Juju Stories” (2021), do coletivo nigeriano Surreal 16, com três histórias de bruxaria dirigidas por C.J. Obasi, Abba Makama e Michael Omonua.

A Mostra de Cinemas Africanos foi idealizada em 2018 por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco e já exibiu mais de uma centena de curtas e longas-metragens de diversas vertentes do cinema africano. A programação conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.

-+=
Sair da versão mobile