Movimento negro protesta no ensaio do bloco “Que merda é essa?!”

Por: Patricia de Paula

 

RIO – O ensaio do bloco “Que merda é essa?!”, no bar Paz e Amor, em Ipanema, foi marcado por um protesto de integrantes do movimento negro contra com o enredo que reverencia o escritor Monteiro Lobato, considerado por eles racista.

— Ficamos indignados pelo enredo defender Monteiro Lobato. Viemos aqui para esclarecer a população que ele pregou a exterminação do negro — disse José Ricardo Almeida, que panfletava na porta do bar Paz e Amor, na Garcia D´Ávila, onde os integrantes do “Que Merda é Essa?!” ensaiavam.

O protesto reuniu cerca de 20 pessoas, que distribuíam um folheto e cópia do parecer do Conselho Nacional de Educação emitido em 2010 que classifica o livro Caçadas de Pedrinho como racista. Para o diretor do bloco, Paulo Costa, trata-se de uma questão de ponto de vista:

— Defendemos que as pessoas venham mostrar seu ponto de vista. Somos contra o racismo e a homofobia. Foi um grande mal entendido.

A assistente social Roseli Rocha que participou do protesto, negou qualquer vínculo político-partidário ou com movimentos sociais do grupo.

26_MHG_RIO_2602_protesto2

Segundo Roseli, o movimento surgiu espontaneamente articulado pelas redes sociais. Ela disse que as pessoas que foram ao ensaio neste sábado não pretendem repetir o protesto no desfile do bloco no próximo domingo. Mas que ninguém pode garantir que outras pessoas compareçam ao deesfile para protestar.

— A mobilização é por redes sociais. Outras pessoas podem decidir se manifestar Monteiro Lobato era mesmo racista e quisemos deixar claro isso — disse Roseli.

O secretário municpal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello considerou a manifestação uma besteiera:

— O carnaval é um período marcado pela alegria e a irreverfência. Não dá para em pleno 2011 as pessoas buscarem conflito onde o espírito é apenas o da diversão — disse o secretário de Turismo.

Antonio Pedro disse não acreditar que seja necessário montar um esquema especial para o “Que Merda é essa?!” desfilar. Segundo ele, a polícia já se planejou para dar segurança a todos os blocos.

 

Fonte: Extra.globo

+ sobre o tema

para lembrar

6 Livros sobre Racismo que todo mundo deveria ler

O racismo é um tema muito importante em todo...

Aberta inscrições para 2º Concurso de Pesquisa sobre Cultura Afro

Estão abertas até 1º de novembro as inscrições para...

Estas são 27 melhores bolsas de estudo com inscrições abertas em setembro

Confira oportunidades para estudar na Nova Zelândia, apoio financeiro...

País é o que mais desperdiça aula com bronca

Docentes de escolas no Brasil gastam 18% do tempo...
spot_imgspot_img

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...
-+=