Movimento negro se une para eleger Pelegrino e Olívia em Salvador

Diversas lideranças e entidades do movimento negro de Salvador se unem para eleger o candidato a prefeito da coligação Todos Juntos por Salvador, Nelson Pelegrino (PT), e sua vice, Olívia Santana (PCdoB). Na manhã deste sábado (25/8), o Salão Farol da Barra do Hotel Sol Barra, em Salvador, foi palco de um grande encontro de negros para fortalecer e apoiar a candidatura de Pelegrino.

Muito emocionado com a demonstração do apoio popular, Nelson Pelegrino disse que Salvador precisa de uma gestão comprometida com a resolução dos problemas da cidade. Além disso, ele afirmou que Olívia chegou para somar, protagonizar e fazer a diferença nessa eleição. “Tenho orgulho de caminhar por Salvador com essa ‘negona’, que sempre defendeu a cidade e o povo daqui.”

Na ocasião, Olívia Santana agradeceu a militância da luta anti-racista pela unificação do movimento negro, que decidiu discutir o processo eleitoral e oferecer apoio a coligação Todos juntos por Salvador. A comunista afirmou que “essa é a eleição mais negra da história de Salvador. Dos seis candidatos a prefeito, dois são negros. Temos ainda três postulantes ao cargo de vice, negros. Precisamos celebrar isso, que é resultado de uma luta secular dos negros.”

A ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, declarou estar muito feliz em retornar a Salvador para participar de um momento tão especial. “Nenhuma cidade no Brasil produziu esse fenômeno de união dos negros e da esquerda que está acontecendo em Salvador.”

Para mobilizar ainda mais a população, a ministra sugeriu à organização da campanha que seja proporcionada uma maior visibilidade e destaque de Olívia Santana, tanto nos materiais impressos como no programa eleitoral. “Olívia tem uma forte representação nos movimentos negros, de mulheres e trabalhadores. Isso é muito importante.”

Gilberto Leal, integrante do Coletivo Nacional de Entidades Negras (Conen), acredita que o encontro foi importante, pois reuniu diversos movimentos da luta dos negros. “Esse é o momento de refletir sobre o nosso papel, nossa responsabilidade nos processos que envolvem os negros. Salvador é uma cidade negra e a próxima gestão deverá ter compromisso e atenção com nosso povo.”

O integrante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Valdir Estrela, declarou que a militância da Unegro está firme para eleger Pelegrino e Olívia, que é considerada um dos maiores quadros do movimento negro no Brasil. “Estamos nas ruas conversando com a população. Salvador precisa ser o símbolo das políticas públicas por igualdade racial.”

Durante o encontro, Pelegrino e Olívia receberam os 13 pontos para a Promoção da Igualdade Racial, que são: Saúde, Escola com pluralidade racial, Baianidade e negritude na educação, Emprego e renda, Cultura, Espaço público, Prioridade para bairros mais pobres, Religiosidade, Segurança, Manifestações Culturais, Observatório do racismo, Lazer e esportes, e Secretaria da Reparação.

A reunião contou com a presença dos presidentes estaduais do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, e do PT, Jonas Paulo, deputados estaduais e federais, candidatos a vereadores dos partidos da coligação, além de representantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de terreiros, movimentos de mulheres, quilombolas e sindicatos.

De Salvador,
Ana Emília

 

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida...

Nota à imprensa – Denúncias de assédio no governo federal

O Ministério das Mulheres reafirma que a prática de...

para lembrar

Espaço Público? Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva A esquina da Av....

Assembleia do PR cria Comissão de Igualdade Racial e deve ter Renato Freitas no comando

Alvo de um processo de cassação quando ainda era...

É a rede social, mamãe – Por: Fernanda Pompeu

A inspiração para esta webcrônica veio de uma frase de...

Todo dia é dia

ONU escolheu o 20 de março como a data...

Ministra Anielle Franco relatou assédio de Silvio Almeida a integrantes do governo Lula

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, relatou a integrantes do governo que havia sido assediada sexualmente pelo ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. Procurada pela coluna...

Nota Pública – Me Too Brasil – Caso Silvio Almeida

A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio...

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

Há dois anos, Esteffane de Oliveira, 25 anos, moradora da Cidade de Deus, em Japarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, tenta conseguir...
-+=