Movimento negro se une para eleger Pelegrino e Olívia em Salvador

Diversas lideranças e entidades do movimento negro de Salvador se unem para eleger o candidato a prefeito da coligação Todos Juntos por Salvador, Nelson Pelegrino (PT), e sua vice, Olívia Santana (PCdoB). Na manhã deste sábado (25/8), o Salão Farol da Barra do Hotel Sol Barra, em Salvador, foi palco de um grande encontro de negros para fortalecer e apoiar a candidatura de Pelegrino.

Muito emocionado com a demonstração do apoio popular, Nelson Pelegrino disse que Salvador precisa de uma gestão comprometida com a resolução dos problemas da cidade. Além disso, ele afirmou que Olívia chegou para somar, protagonizar e fazer a diferença nessa eleição. “Tenho orgulho de caminhar por Salvador com essa ‘negona’, que sempre defendeu a cidade e o povo daqui.”

Na ocasião, Olívia Santana agradeceu a militância da luta anti-racista pela unificação do movimento negro, que decidiu discutir o processo eleitoral e oferecer apoio a coligação Todos juntos por Salvador. A comunista afirmou que “essa é a eleição mais negra da história de Salvador. Dos seis candidatos a prefeito, dois são negros. Temos ainda três postulantes ao cargo de vice, negros. Precisamos celebrar isso, que é resultado de uma luta secular dos negros.”

A ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, declarou estar muito feliz em retornar a Salvador para participar de um momento tão especial. “Nenhuma cidade no Brasil produziu esse fenômeno de união dos negros e da esquerda que está acontecendo em Salvador.”

Para mobilizar ainda mais a população, a ministra sugeriu à organização da campanha que seja proporcionada uma maior visibilidade e destaque de Olívia Santana, tanto nos materiais impressos como no programa eleitoral. “Olívia tem uma forte representação nos movimentos negros, de mulheres e trabalhadores. Isso é muito importante.”

Gilberto Leal, integrante do Coletivo Nacional de Entidades Negras (Conen), acredita que o encontro foi importante, pois reuniu diversos movimentos da luta dos negros. “Esse é o momento de refletir sobre o nosso papel, nossa responsabilidade nos processos que envolvem os negros. Salvador é uma cidade negra e a próxima gestão deverá ter compromisso e atenção com nosso povo.”

O integrante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Valdir Estrela, declarou que a militância da Unegro está firme para eleger Pelegrino e Olívia, que é considerada um dos maiores quadros do movimento negro no Brasil. “Estamos nas ruas conversando com a população. Salvador precisa ser o símbolo das políticas públicas por igualdade racial.”

Durante o encontro, Pelegrino e Olívia receberam os 13 pontos para a Promoção da Igualdade Racial, que são: Saúde, Escola com pluralidade racial, Baianidade e negritude na educação, Emprego e renda, Cultura, Espaço público, Prioridade para bairros mais pobres, Religiosidade, Segurança, Manifestações Culturais, Observatório do racismo, Lazer e esportes, e Secretaria da Reparação.

A reunião contou com a presença dos presidentes estaduais do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, e do PT, Jonas Paulo, deputados estaduais e federais, candidatos a vereadores dos partidos da coligação, além de representantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de terreiros, movimentos de mulheres, quilombolas e sindicatos.

De Salvador,
Ana Emília

 

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=