Movimento negro se une para eleger Pelegrino e Olívia em Salvador

Diversas lideranças e entidades do movimento negro de Salvador se unem para eleger o candidato a prefeito da coligação Todos Juntos por Salvador, Nelson Pelegrino (PT), e sua vice, Olívia Santana (PCdoB). Na manhã deste sábado (25/8), o Salão Farol da Barra do Hotel Sol Barra, em Salvador, foi palco de um grande encontro de negros para fortalecer e apoiar a candidatura de Pelegrino.

Muito emocionado com a demonstração do apoio popular, Nelson Pelegrino disse que Salvador precisa de uma gestão comprometida com a resolução dos problemas da cidade. Além disso, ele afirmou que Olívia chegou para somar, protagonizar e fazer a diferença nessa eleição. “Tenho orgulho de caminhar por Salvador com essa ‘negona’, que sempre defendeu a cidade e o povo daqui.”

Na ocasião, Olívia Santana agradeceu a militância da luta anti-racista pela unificação do movimento negro, que decidiu discutir o processo eleitoral e oferecer apoio a coligação Todos juntos por Salvador. A comunista afirmou que “essa é a eleição mais negra da história de Salvador. Dos seis candidatos a prefeito, dois são negros. Temos ainda três postulantes ao cargo de vice, negros. Precisamos celebrar isso, que é resultado de uma luta secular dos negros.”

A ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, declarou estar muito feliz em retornar a Salvador para participar de um momento tão especial. “Nenhuma cidade no Brasil produziu esse fenômeno de união dos negros e da esquerda que está acontecendo em Salvador.”

Para mobilizar ainda mais a população, a ministra sugeriu à organização da campanha que seja proporcionada uma maior visibilidade e destaque de Olívia Santana, tanto nos materiais impressos como no programa eleitoral. “Olívia tem uma forte representação nos movimentos negros, de mulheres e trabalhadores. Isso é muito importante.”

Gilberto Leal, integrante do Coletivo Nacional de Entidades Negras (Conen), acredita que o encontro foi importante, pois reuniu diversos movimentos da luta dos negros. “Esse é o momento de refletir sobre o nosso papel, nossa responsabilidade nos processos que envolvem os negros. Salvador é uma cidade negra e a próxima gestão deverá ter compromisso e atenção com nosso povo.”

O integrante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Valdir Estrela, declarou que a militância da Unegro está firme para eleger Pelegrino e Olívia, que é considerada um dos maiores quadros do movimento negro no Brasil. “Estamos nas ruas conversando com a população. Salvador precisa ser o símbolo das políticas públicas por igualdade racial.”

Durante o encontro, Pelegrino e Olívia receberam os 13 pontos para a Promoção da Igualdade Racial, que são: Saúde, Escola com pluralidade racial, Baianidade e negritude na educação, Emprego e renda, Cultura, Espaço público, Prioridade para bairros mais pobres, Religiosidade, Segurança, Manifestações Culturais, Observatório do racismo, Lazer e esportes, e Secretaria da Reparação.

A reunião contou com a presença dos presidentes estaduais do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, e do PT, Jonas Paulo, deputados estaduais e federais, candidatos a vereadores dos partidos da coligação, além de representantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de terreiros, movimentos de mulheres, quilombolas e sindicatos.

De Salvador,
Ana Emília

 

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Oscar em tempos de racismo – Por: Carlos Eduardo Lourenço Jorge

Consagrado pela Academia de Hollywood como melhor filme, 12...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Manifesto pede a Lula indicação inédita de ministra negra para o STF

Entidades jurídicas lançam nesta quarta-feira (8) um manifesto pela indicação...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Contra Covid-19, IBGE antecipa dados sobre indígenas e quilombolas

O IBGE estima que no Brasil existiam 7.103 localidades...

Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=