Mulher chama funcionários de “macacos” em shopping, é seguida e se esconde em loja

Polícia foi chamada; situação indignou clientes e funcionários

Por Gil Santos e Carol Neves, do Correio 24 Horas

Uma mulher acusada de ofender dois funcionários com injúrias racistas se escondeu dentro de uma loja do Shopping Barra na noite desta terça-feira (29) e só saiu de lá escoltada pela Polícia Militar. Segundo relatos de testemunhas, a mulher xingou um vendedor da Fast Shop e, depois, também ofendeu de maneira racista um segurança do shopping. A situação indignou funcionários e clientes, que cercaram a mulher. A situação aconteceu por volta das 19h30 de hoje.

A confusão foi parar na loja de roupas Gregory, onde a mulher entrou logo depois. Segundo uma funcionária do local, a loja precisou fechar as portas para garantir a segurança de todos. “Estava uma confusão, as pessoas tumultuando”, afirmou. Ela disse não saber o que aconteceu. “Ela entrou olhando as araras normalmente, como uma cliente que entra para comprar, sem pressa. Depois, só vi a polícia já aqui na frente, a confusão”.

Policiais da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (Barra) foram chamados até o local para atender à ocorrência. Eles ficaram dentro e fora da loja, conversando com a suspeita e as pessoas do lado de fora.

Multidão se aglomerou perto de loja (Foto do Leitor)
Multidão se aglomerou perto de loja (Foto do Leitor)

A mulher entrou na Fast Shop já nervosa, procurando por um microondas, segundo funcionários do local. Ela foi atendida por um vendedor negro e ao ser informada que o modelo que ela queria não tinha na loja, agrediu o funcionário, chamando-o de “macaco” e dizendo que ele parecia um “motorista de traficante”. Outro vendedor se aproximou pedindo para ela se acalmar e também foi xingado, além de ter levado um tapa nas costas e ter a camisa puxada. A mulher disse na loja que era policial, informação não confirmada até o momento.

Um segurança do shopping foi até ela, que deixou a loja, e também foi chamado de macaco – nesse momento, a mulher gesticulou imitando o animal. Na altura do “Mariposa”, ela questionou porque estava sendo seguida já que não estava “roubando nada”. Ela seguiu e entrou na loja Gregory, onde foi depois detida pela PM. Dentro da loja, ela chegou a simular um desmaio para evitar uma prisão.

A população se aglomerou fora da loja exigindo a prisão da mulher. Quando ela deixou o local, levada pela PM, gritos de “racista, racista” foram ouvidos. Segundo a Polícia Militar, todos os envolvidos foram encaminhados para a Central de Flagrantes, no Iguatemi. A assessoria do Shopping Barra afirmou que não tem detalhes do desentendimento entre cliente e funcionário e que todos foram levados para uma delegacia para esclarecer os fatos. Diz ainda que o shopping repudia qualquer manifestação racista.

Na delegacia, a acusada ainda discutiu com os vendedores, que estão lá também para serem ouvidos. “Eu me senti ofendido por ele (pelo colega). Ele é o melhor vendedor da loja. Nosso melhor vendedor é negro. Moramos na cidade mais negra do mundo fora da África. Esse tipo de atitude é um absurdo. Não dá para acreditar que no século XXI as pessoas pensem isso ainda”, disse o vendedor que tentou apartar a confusão. O vendedor chamado de macaco disse que esse tipo de situação nunca aconteceu com ele. “Essa foi a primeira vez que passei por racismo, no momento fiquei até sem reação”.

O nome da mulher não foi divulgado. Ela continuava sendo ouvida até por volta das 23h de hoje.

Vídeos mostram populares aguardando a saída da mulher e também o momento que ela deixa a loja:

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Vítima de racismo, Sterling vai às redes sociais e critica imprensa inglesa

Um dia após ser vítima de ofensas racistas, proferidas...

Vereadora denuncia inscrição racista em faculdade de Petrópolis

A vereadora da Câmara do Rio Teresa Bergher (PSDB),...

Elza Soares sobre festa da diretora da Vogue: “escravizar, nem de brincadeira”

A compositora Elza Soares fez um post no seu Instagram oficial...

Racismo na escola: ‘Vamos cuidar do futuro das nossas crianças brancas’

por: Ana Carolina Bonjardim Filizzola Exatamente isso foi pichado hj...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=