Mulher é detida por agentes do Segurança Presente após caso de injúria racial: ‘negra escrota’

Enviado por / FonteDo Extra

Uma mulher foi detida e conduzida à delegacia por agentes do Lapa Presente depois de proferir ofensas racistas e agredir a funcionária de um estabelecimento comercial na Avenida Gomes Freire, no Centro do Rio, na noite de quinta-feira.

Os agentes estavam em patrulhamento quando foram acionados por pedestres, que informaram sobre a ocorrência. Segundo testemunhas, a cliente estava alterada na loja, começou a insultar uma funcionária, a chamou de “negra escrota” e depois apertou seu pescoço. O caso foi encaminhado para a 5ª DP (Mem de Sá).

No dia 18 de outubro, a funcionária de um restaurante da Zona Sul também foi vítima de injúria racial. Lizandra Souza, de 27 anos, jantava durante uma pausa no trabalho quando os ataques começaram.

De acordo com a vítima, a mulher, identificada como Camila Berta, de 32 anos, começou dizendo: “Tinha que ser sapatão”. A atitude homofóbica não foi aceita pelas funcionárias, que questionaram o comportamento da cliente.

— Eu cheguei a oferecer minha comida japonesa, já que ela aguardava a dela sair e tava reclamando de fome. Ela pegou, cheirou, disse ‘não sei se gosto disso’ e colocou de volta — explicou Lizandra. — Nesse momento, uma outra funcionária chegou ali e apontou que ela (Camila) tinha colocado a mão na minha comida e que não ia comer. Foi aí que ela disse ‘a macaquinha me deu’. Nunca tinha sofrido algo assim. Me senti muito mal, não acreditava que aquilo estava acontecendo. Eu espero que ela pague — completou.

Imagens de Camila atacando outras pessoas foram feitas. No vídeo, é possível observar que um coro de ‘racista’ é feito por alguns dos que presenciaram a cena.

Há pouco mais de uma semana, a dentista Perla Spozito, de 24 anos, também foi vítima de injúria racial por parte do dono de um quiosque localizado na Praia do Pecado, em Macaé, no Norte Fluminense. Ao pedir para usar o banheiro do local, ela foi chamada de “neguinha” pelo homem, identificado como José Ronaldo. Ele foi detido em flagrante e autuado por injúria. Como pagou uma fiança de dois salários mínimos, responde em liberdade.

+ sobre o tema

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans...

As Relações Sociais das Festividades N.S do Rosário dos Homens Pretos na Coroação do Rei Congo na década de 1840

Introdução A presença de africanos no Brasil contribuiu maciçamente...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

para lembrar

O ódio genocida ao Outro

Roseli Fischmann* - O Estado de S.Paulo fonte: jornal O Estado de...

Pastoral da Igreja Metodista contra o pecado do Racismo

por José Geraldo Magalhães O racismo é herança do pensamento...

Empresário uberabense condenado a pagar indenização por racismo

Daniela Brito Pintor uberabense receberá indenização por danos morais após...

RS em meio a polêmicas de racismo e homofobia

Intolerância colocou Estado em evidência Valores fundamentais das sociedades, as...
spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=