Mulher é presa após ato racista em supermercado na Zona Sul do Rio

Uma mulher de 58 anos foi presa na noite deste sábado (28) por injúria racial contra o gerente de um supermercado no Leblon, Zona Sul do Rio, na Rua Dias Ferreira. Testemunhas relataram que ela insultou o funcionário com palavras de cunho racista, como “Volta para sua senzala” e “quilombo“. A atitude teria surgido depois que o funcionário se negou a pegar um produto para ela, enquanto a mesma aguardava na fila do caixa.

Do Jornal do Brasil

O funcionário chamou a polícia. A mulher ainda tentou se defender dizendo que “quilombo” e “senzala” seriam exaltações aos negros.

Os presentes entoaram gritos de “racista” até que os policiais do Batalhão do Leblon chegassem ao local. Os envolvidos e outras testemunhas prestaram depoimento.

A Polícia Civil classificou o crime como injúria racial e prendeu a agressora. O crime é afiançável, mas ela não pagou e foi levada para o Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio, na manhã deste domingo (29).

A audiência no Tribunal de Justiça ocorre nesta segunda-feira (30). A agressora tem um antecedente criminal por injúria.

Denúncias a ações ou comportamentos que evidenciem preconceito ou discriminação racial no Rio pode ser feitas feitas pelos telefones (21) 2334-5587/ 5577/ 5553/ 5591, ou pelo e-mail [email protected].

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.