quinta-feira, maio 19, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoMulher é presa após ato racista em supermercado na Zona Sul do...

Mulher é presa após ato racista em supermercado na Zona Sul do Rio

Uma mulher de 58 anos foi presa na noite deste sábado (28) por injúria racial contra o gerente de um supermercado no Leblon, Zona Sul do Rio, na Rua Dias Ferreira. Testemunhas relataram que ela insultou o funcionário com palavras de cunho racista, como “Volta para sua senzala” e “quilombo“. A atitude teria surgido depois que o funcionário se negou a pegar um produto para ela, enquanto a mesma aguardava na fila do caixa.

Do Jornal do Brasil

O funcionário chamou a polícia. A mulher ainda tentou se defender dizendo que “quilombo” e “senzala” seriam exaltações aos negros.

Os presentes entoaram gritos de “racista” até que os policiais do Batalhão do Leblon chegassem ao local. Os envolvidos e outras testemunhas prestaram depoimento.

A Polícia Civil classificou o crime como injúria racial e prendeu a agressora. O crime é afiançável, mas ela não pagou e foi levada para o Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio, na manhã deste domingo (29).

A audiência no Tribunal de Justiça ocorre nesta segunda-feira (30). A agressora tem um antecedente criminal por injúria.

Denúncias a ações ou comportamentos que evidenciem preconceito ou discriminação racial no Rio pode ser feitas feitas pelos telefones (21) 2334-5587/ 5577/ 5553/ 5591, ou pelo e-mail ouvidoria@social.rj.gov.br.

Artigos Relacionados
-+=