Mulher é presa por chamar vendedor de ‘negrinho’ em Goiânia

A vendedora de uma empresa de telefonia celular foi presa em flagrante na última semana, em Goiânia, suspeita de injuriar um promotor de vendas da mesma operadora. Segundo a polícia, a mulher o teria chamado de “negrinho analfabeto” durante discussão dentro de um shopping da capital, no Jardim Goiás. A vítima procurou o G1 nesta semana para denunciar o caso.

O promotor de vendas Vagner Rocha de Souza conta que na segunda-feira (2) dirigiu-se à loja onde trabalha a suspeita para resolver um problema em sua conta telefônica. Chegando ao estabelecimento, ele percebeu uma cliente com problemas e tentou orientá-la: “Eu sou funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para a instituição que ela [suspeita] trabalha. Então, eu sabia que o problema da cliente poderia ser resolvido lá na loja e a orientei”.

Vagner afirma que depois de orientar a cliente voltou para sua loja, também dentro do shopping. Chegando lá, ele diz que a vendedora da loja de telefonia celular estava na porta e começou a ofendê-lo. “Ela me chamou de negrinho analfabeto e me mandou estudar para aprender os procedimentos internos da empresa para a qual prestamos serviço. Também disse que ia acabar com a minha raça. Ela fez isso na frente de outros funcionários”, afirma Vagner Rocha.

O promotor de vendas acionou a Polícia Militar (PM) e a mulher foi levada ao 8º Distrito Policial. Na delegacia, o caso foi registrado como injúria por preconceito racial. A suspeita pagou fiança de R$ 500 e acabou liberada. Se condenada, ela pode pagar de 1 a 3 anos de pena alternativa.

O titular do 8º DP, Gilberto Ferro, informou ao G1 que testemunhas confirmaram a denúncia de Vagner. No entanto, em depoimento, a suspeita negou o crime: “Ela nega a autoria e diz que em nenhum momento chamou o rapaz de negro. Ela alega, inclusive, que existem negros em sua família”. O delegado contou também que a mulher confirma ter ido à loja onde trabalha Vagner Rocha, mas nega tê-lo ofendido com termos preconceituosos.

Racismo

Vagner Rocha reclama e diz que o caso deveria ser registrado como racismo. “O delegado registrou como injúria dizendo que foi só uma ofensa”, questiona. Já o delegado Gilberto Ferro esclarece: “A lei do racismo é mais específica e o que aconteceu se encaixa no crime de injúria por preconceito com racismo. É como chamar o branco de branquelo e o negro de negrinho”.

O inquérito foi formalizado e deve ser remetido à Justiça. Em nota, a empresa de telefonia para a qual os envolvidos prestam serviços afirmou ao G1 que é contrária a qualquer ato de discriminação e disse que acompanhará as investigações. A assessoria não informou se a funcionária foi afastada do cargo.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=