Mulher é presa por injúria racial em Montes Claros

Segundo a Polícia Civil, a vítima procurou pela delegacia e relatou que uma cliente teria dito 'Ave Maria desse povo preto' ao perceber que iria ser atendida por ela. Defesa afirmou que mulher nega ter dito palavras agressivas ou em tom de injúria.

Uma mulher, de 45 anos, foi presa por injúria racial em Montes Claros nesta quarta-feira (17). Segundo a delegada da Polícia Civil, Maria Angélica Almeida Prado, a vítima procurou pela delegacia e contou sobre os fatos.

“Essa vítima é vendedora em uma loja de roupas no Centro da cidade e nos relatou que atendeu uma cliente e foi injuriada com palavras discriminatórias em relação a ela ser negra.”

A delegada fala ainda que a vítima contou que a cliente chegou no estabelecimento pedindo a troca de uma peça para a gerente.

“A gerente solicitou que ela atendesse a cliente e, nesse momento, quando a cliente percebeu que seria atendida pela vítima, ela proferiu os seguintes dizeres: ‘Ave Maria desse povo preto’, uma fala muito forte.”

Após ser acionada pela vítima, uma equipe da Polícia Civil foi ao local e fez a prisão em flagrante da mulher.

“Ela vai ser autuada em flagrante pelo cometimento do crime de injúria racial, vai ser encaminhada ao sistema prisional e ficará disposição da Justiça. A gente recorda que o crime de injúria racial é equiparado ao racismo, por expressa previsão na nossa Constituição é um crime imprescritível, inafiançável e que deve ter a pena cumprida em regime de reclusão”, destaca a delegada.

O que diz a defesa

Por telefone, a defesa informou que a mulher nega ter dito palavras agressivas ou em tom de injúria. Disse ainda que as pessoas que estavam no local não relatam ter ouvido o que a suposta vítima disse ter escutado, que apenas a viram chorando e apresentando nervosismo.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

STJ envia a juiz do DF condenação de Paulo Henrique Amorim por injúria racial

O blogueiro e apresentador Paulo Henrique Amorim pode ser...

Registros de racismo e homofobia disparam no país em 2022

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do...
spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=