Mulher negra é atacada por gritos racistas no metroRio

Senhora foi ‘atacada’ por mulher, que afirmou ‘não querer preta’ perto dela

Por KARILAYN AREIAS no O Dia

Caso de injúria racial no metrô revolta internautas- mulher ataca senhora – Reprodução Vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais e retrata um episódio de injúria racial provocou a revolta internautas nesta sexta-feira. O caso aconteceu dentro de um vagão do MetrôRio, na altura da estação Botafogo, por volta das 15h da última quinta-feira. Nas imagens, é possível ver uma mulher visivelmente transtornada dizer que “não quer essa preta” perto dela para outra mulher.

A situação foi gravada por uma passageira que presenciou o fato e publicou o caso no Facebook. “Tô postando para caso as pessoas que foram atacadas queiram tomar alguma medida e tenham alguma prova. Não quero incentivar ódio, até porque a mulher opressora provavelmente não estava em suas faculdades mentais, mas isso não é justificativa pra amenizar o estrago que ela fez. Filmei pois como muitas pessoas se juntaram para ajudar na hora (ainda bem) a única maneira que eu tinha de ajudar era registrando”, escreveu a internauta.

Ainda de acordo com o relato, os seguranças do metrô foram chamados, a agressora foi retirada, mas a vítima não foi auxiliada. “Não foi perguntado a senhora que foi atacada se ela queria sair para depor, a senhora dois pontos depois cabisbaixa saiu e seguiu seu caminho, e acabou. (…) E a gente acha que o racismo escancarado não está do nosso lado”, disse.

Após a publicação das imagens, internautas se comoveram com a situação. “Tô revoltado com isso”, escreveu um. “Que horror, gente. Não tem como não se sentir muito mal pela senhora e todos que foram atingidos e pela própria senhora que está surtada. Que mundo triste. Horrível”, comentou outro. ” É realmente de partir o coração ver a situação que a senhora teve que passar! Ouvir esse tipo de absurdo causa marcas terríveis”, publicou outra.

Procurada pelo O DIA, a assessoria do metrô informou que os agentes de segurança atuaram na situação, mas as vítimas não quiseram prestar queixa na delegacia. “A agressora foi retirada da estação”, finaliza a nota.

A reportagem também procurou a Polícia Militar e a Polícia Civil para saber se a corporação foi acionada e se o caso vai ser investigado, respectivamente, mas, até o momento, não obteve resposta.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Denúncia de racismo em loja da BMW tem repercussão internacional

A denúncia do casal Ronald Munk e Priscilla Celeste...

Salvador registra 121 ocorrências de racismo durante o Carnaval

O Observatório de Discriminação Racial, Violência contra a...

Jair Bolsonaro agride militantes do movimento negro: “Voltem para o zoológico”

Jair Bolsonaro esbraveja contra manifestantes que protestavam contra a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=