Mulher negra é atacada por gritos racistas no metroRio

Senhora foi ‘atacada’ por mulher, que afirmou ‘não querer preta’ perto dela

Por KARILAYN AREIAS no O Dia

Caso de injúria racial no metrô revolta internautas- mulher ataca senhora – Reprodução Vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais e retrata um episódio de injúria racial provocou a revolta internautas nesta sexta-feira. O caso aconteceu dentro de um vagão do MetrôRio, na altura da estação Botafogo, por volta das 15h da última quinta-feira. Nas imagens, é possível ver uma mulher visivelmente transtornada dizer que “não quer essa preta” perto dela para outra mulher.

A situação foi gravada por uma passageira que presenciou o fato e publicou o caso no Facebook. “Tô postando para caso as pessoas que foram atacadas queiram tomar alguma medida e tenham alguma prova. Não quero incentivar ódio, até porque a mulher opressora provavelmente não estava em suas faculdades mentais, mas isso não é justificativa pra amenizar o estrago que ela fez. Filmei pois como muitas pessoas se juntaram para ajudar na hora (ainda bem) a única maneira que eu tinha de ajudar era registrando”, escreveu a internauta.

Ainda de acordo com o relato, os seguranças do metrô foram chamados, a agressora foi retirada, mas a vítima não foi auxiliada. “Não foi perguntado a senhora que foi atacada se ela queria sair para depor, a senhora dois pontos depois cabisbaixa saiu e seguiu seu caminho, e acabou. (…) E a gente acha que o racismo escancarado não está do nosso lado”, disse.

Após a publicação das imagens, internautas se comoveram com a situação. “Tô revoltado com isso”, escreveu um. “Que horror, gente. Não tem como não se sentir muito mal pela senhora e todos que foram atingidos e pela própria senhora que está surtada. Que mundo triste. Horrível”, comentou outro. ” É realmente de partir o coração ver a situação que a senhora teve que passar! Ouvir esse tipo de absurdo causa marcas terríveis”, publicou outra.

Procurada pelo O DIA, a assessoria do metrô informou que os agentes de segurança atuaram na situação, mas as vítimas não quiseram prestar queixa na delegacia. “A agressora foi retirada da estação”, finaliza a nota.

A reportagem também procurou a Polícia Militar e a Polícia Civil para saber se a corporação foi acionada e se o caso vai ser investigado, respectivamente, mas, até o momento, não obteve resposta.

+ sobre o tema

Advogado negro é novamente vítima de violência policial em Curitiba

Abordagem foi abusiva em local de jovens e integrantes...

Fifa pede explicação após racismo de dirigente italiano

Genebra - O futebol italiano se vê mais uma...

Cidade e desigualdades: uma perspectiva de raça e gênero

Apesar das várias formas que a arquitetura e o...

Nem tiro, nem enchentes, o povo negro quer viver!

Iniciamos a semana passada com a triste notícia do...

para lembrar

O algoz não vai ter mais razão

Há um desespero cômico naqueles que não falam mais...

Militarizada, GCM paulistana age como PM e mata criança de 11 anos

No último domingo (26) o menino Waldik, de 11...

Projeto de lei busca acabar com autos de resistência

"Os estudos demonstram que 60% desses autos de resistência...
spot_imgspot_img

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...

Justiça do Rio arquiva investigação contra universitário baleado por PM e mototaxista acusados falsamente de roubo

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a investigação contra o estudante universitário Igor Melo de Carvalho e o motociclista Thiago Marques Gonçalves, acusados falsamente de...
-+=