A mulher negra e suas contribuições para o Brasil em pauta na Unesc

Encontro comemora o Dia Mundial da Mulher Negra

Do Engeplus

Foto: Reprodução/Engeplus

A Unesc vai promover conversas para destacar a importância das mulheres negras no contexto histórico e político brasileiro. Com a temática “Mulheres negras movem o Brasil”, o “Encontro regional de mulheres negras 30 anos: contra o racismo, a violência e pelo bem viver” ocorre neste sábado, dia 21, das 14 às 18 horas, na sala 15 do Bloco R1. O evento é aberto ao público.

O encontro comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, celebrado no dia 25. Em todo o país, eventos do gênero vão reunir mais de 300 mil mulheres e abordar assuntos como representatividade, discriminação, preconceito, desigualdade, luta e vitória de mulheres negras frente às dificuldades.

A coordenadora da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório, conta que há 30 anos ocorreu o primeiro encontro entre mulheres negras no Brasil e que na edição de 2018 o objetivo é reunir gerações para compartilharem suas experiências e comemorar suas conquistas. “Vão ser mães, filhas e netas socializando os acontecimentos de suas vidas e valorizando os momentos de conquistas de grandes mulheres. Sempre estivemos aqui, participamos de grandes mudanças no país e queremos mostrar a força e a importância da mulher negra nos movimentos políticos brasileiros”, conta.

Janaína também explica que o evento deste sábado é uma preparação para os encontros estadual e nacional, que ocorrem em setembro e dezembro, respectivamente. “Em Santa Catarina são realizados diversos eventos regionais. Na Unesc vão estar presentes mulheres do Sul catarinense e seus depoimentos socializados no encontro vão ser documentados e levados às próximas etapas, representando a região em nível estadual e nacional”, destaca.

O evento no Sul do Estado é uma realização da Secretaria da Diversidade e da ONG Munmvi (Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicencia).

Para cuidar da saúde

Em 28 de julho as mulheres negras vão ter um dia para cuidar da saúde na Unesc. Uma roda de conversa com profissionais da saúde vai debater a atenção, cuidados e a prevenção de doenças.

Secretaria da Diversidade da Unesc

Com o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz, a Unesc lançou em junho a Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas.

A ideia é fortalecer uma política institucional que articule ações junto ao ensino, a pesquisa e a extensão, a promoção de um diálogo permanente com a comunidade externa e interna sobre a valorização do respeito às diversidades e à cultura de paz. Além de Janaína a Secretaria também é coordenada pela psicóloga Rita Guimarães Dagostim.

Colaboração: Assessoria de Imprensa – Setor de Comunicação Integrada – Unesc

+ sobre o tema

Autoestima ajuda a driblar crueldade do racismo na infância

"Ser negra é algo que vai muito além da...

A atitude corajosa e pedagógica da atriz Angelina Jolie – por Fátima Oliveira

Até agora, maio foi pródigo em temas palpitantes da...

Saiba quem é a intérprete que viralizou após apresentação de Rihanna no Super Bowl

Rihanna não foi a única brilhando como um diamante...

Os privilégios de ser uma mulher branca

Nestes dois anos de muita pesquisa, nunca tivemos tanta...

para lembrar

Joacine, Cristas, Catarina Martins. Três mulheres… ou cinco, ou 89

As mulheres estão cada vez mais presentes na política....

Preconceito Zero

Constrangimento para uns e indignação para outros foram as...

Giovana Xavier: ‘Não estou na vida acadêmica para ser legitimada pelo script branco’

Com livro recém-lançado, historiadora afirma que sua militância, hoje,...

Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento

O livro Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=