Mulher negra recebe carta anônima com ofensas racistas no Paraná

Caso ocorreu em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
Doceira ficou abalada e precisou da ajuda de terapeutas para desabafar.

Do G1 

A doceira Janete Martins, que mora em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, precisou de tratamento psicológico após receber uma carta anônima com ofensas racistas. “Eu tenho orgulho da minha cor. Tenho orgulho dos meus cabelos afro. Eu até pensei em me calar, mas a gente sabe que muita gente passa por isso. Então, por isso eu resolvi falar”, argumentou.

“A pessoa que escreveu essa carta estava com muita raiva, eu imagino. Porque ela fala a respeito de pessoas de cor, que nunca vão ser igual ao branco, que eu nunca vou ser recebida nos mesmo lugares igual a um branco. Que eu nunca vou ganhar igual a um branco. E que é melhor eu aceitar porque eu tenho no sangue um DNA de um escravo. Isso pesou bastante. Doeu”, desabafou Janete.

A doceira disse ainda que as ofensas mexeram não só com o psicológico dela, mas de toda a família. “Mexeu muito com o meu emocional e está mexendo até hoje. Não só com o meu, como o da família inteira. Acaba abalando toda a família”, acrescentou.

Racismo é crime com pena prevista de um a três anos de reclusão. O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior reforçou a importância de denunciar os casos para o polícia e para o Ministério Público.

“A superação do racismo, a superação dessas práticas preconceituosas, de discriminação, só vai ocorrer quando efetivamente se fizer o enfrentamento. Então, se tomar isso como se fosse uma mera brincadeira, como se não tivesse um animus de ofender, porque na verdade, ofende”, disse o procurador.

Foto: Reprodução G1

+ sobre o tema

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=