Mulheres afirmam que foram assediadas por Silvio Almeida: ‘Tive noção de que era algo grave’

O Fantástico falou com 7 mulheres que acusam o ex-ministro dos Direitos Humanos. Duas gravaram entrevista.

FONTEFantástico
Anielle Franco diz que importunação sexual de Silvio Almeida começou há um ano - Fantástico

Fantástico, que entrevistou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também falou com sete mulheres que acusam Silvio Almeida. Duas gravaram entrevista. Entre elas, a professora Isabel Rodrigues, de Santo André, no ABC Paulista. Ela já havia feito um relato cru, nas redes sociais.

“Eu precisei de 14 mulheres antes de mim. Antes disso, não foi possível. Não conseguia. Tentei muitas vezes, mas não conseguia”, diz Isabela.

Professora Isabel Rodrigues acusa Silvio Almeida de assédio — Foto: Fantástico/ Reprodução

Isabel Rodrigues, professora: Eu sentei do lado do Silvio. Ele estava do lado, de blazer. Eu estava de saia. Ele colocou a mão nas minhas partes íntimas com vontade, colocou a mão com vontade.
Sônia Bridi: A senhora confirma todo o conteúdo daquele vídeo?
Isabel Rodrigues: Totalmente.
Sônia Bridi: Outras mulheres entraram em contato com você?
Isabel Rodrigues: Outras mulheres entraram em contato. E o mais curioso foi que a forma como a questão aconteceu comigo se repetiu com outras situações de forma bem parecida.

Uma ex-aluna de Silvio Almeida, que prefere não ter sua identidade exposta, também conversou com o Fantástico — Foto: Fantástico/ Reprodução

Uma ex-aluna de Silvio Almeida, que prefere não ter sua identidade exposta, também conversou com o Fantástico. Depois de recusar convites para sair, ela relata o que teria acontecido na sala de aula, quando foi a última a terminar uma prova.

Vítima: E no momento de entregar a prova, ele veio em minha direção. E eu achei que fosse para pegar a prova. Mas ele continuou se aproximando ao ponto de chegar muito próximo, e eu fui dando os passos para trás. Só que eu já estava bem próxima da parede, porque eu sentei nas últimas fileiras.
Sônia Bridi: Ele estava quão próximo de você?
Vítima: Era menos de um palmo. Nariz com nariz. Três, quatro dedos. Chegou muito próximo ao ponto de, em algum momento, a cabeça ir um pouco mais para trás para afastar. Eu só tive ciência da gravidade, dessa atitude que foi muito próxima de se tornar algo maior, quando eu vi a reportagem da Anielle, que eu tive noção de que era algo grave.

Silvio Almeida nega as acusações

Sônia Bridi: Qual é a posição do seu cliente, da defesa, diante dessas múltiplas acusações de importunação sexual?

“Em primeiro lugar, ele nega veementemente todas essas referências feitas em desfavor dele. Em segundo lugar, e o mais importante, é que essa investigação, para a defesa, continua sigilosa. Nós não tivemos acesso a nenhum depoimento — nem da ministra, nem de outras pessoas. Sabemos através da imprensa. O que não é razoável é que, em plena vigência da Constituição, que se chama de “Constituição Cidadã”, a defesa saiba de episódios esparsos a partir do noticiário, da imprensa escrita, falada, televisada. Evidentemente, quando esses fatos forem impostos – esses fatos não, essas versões -, vamos contraditar todos eles e a verdade vai prevalecer”, diz Nélio Machado, advogado de Silvio Almeida.


Assista a reportagem do Fantástico

-+=
Sair da versão mobile