Coluna aborda a história de mulheres que tiveram relevância regional e nacional. A atuação dessas personalidades será comentada pela santafessulense Shuma Shumacker.
Da CBN
Estreou hoje no programa Estúdio CBN Grandes Lagos a coluna “Mulheres do Brasil”, com Shuma Shumacker. A coluna vai resgatar a história de mulheres que não costumam aparecer nos livros escolares e esboçam um retrato da condição feminina no país, ao longo da história.
Shuma é pedagoga e militante feminista brasileira, nasceu em Santa Fé do Sul e atualmente vive no Rio de Janeiro. Como coordenadora da ONG Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), organizou o Dicionário Mulheres do Brasil, reunindo verbetes sobre 900 mulheres que tiveram impacto sobre a história do Brasil. Também coordenou a campanha “Quem ama abraça – Fazendo escola”. Foi ainda dirigente da Articulação de Mulheres Brasileiras. Em 2005, Shuma recebeu o Diploma Bertha Lutz do Senado Federal. O reconhecimento é destinado a mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.
Na primeira participação, Shuma ressaltou a importância de se debater o papel da mulher no contexto histórico regional e nacional.
O primeira nome, trazido pela pedagoga, foi o de Dulce Salles Cunha Braga, que nasceu em São José do Rio Preto, em 1924. Estrela de TV, cantora, escritora e professora de música e literatura, Dulce, que morreu em 2008, foi três vezes vereadora, três vezes deputada estadual e a primeira senadora paulista, indicada pelos militares. Dulce se destaca ainda, por ser a primeira mulher da região noroeste paulista a exercer um cargo na política, até hoje dominada por homens.
A coluna “Mulheres do Brasil” vai ao ar todos os dias, às 15h45, dentro do programa Estúdio CBN Grandes Lagos, comandado por Márcio Adalto.