“Mulheres do Brasil” estreia no Estúdio CBN Grandes Lagos

Coluna aborda a história de mulheres que tiveram relevância regional e nacional. A atuação dessas personalidades será comentada pela santafessulense Shuma Shumacker.

Da CBN 

Imagem retirada do site CBN

Estreou hoje no programa Estúdio CBN Grandes Lagos a coluna “Mulheres do Brasil”, com Shuma Shumacker. A coluna vai resgatar a história de mulheres que não costumam aparecer nos livros escolares e esboçam um retrato da condição feminina no país, ao longo da história.

Shuma é pedagoga e militante feminista brasileira, nasceu em Santa Fé do Sul e atualmente vive no Rio de Janeiro. Como coordenadora da ONG Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), organizou o Dicionário Mulheres do Brasil, reunindo verbetes sobre 900 mulheres que tiveram impacto sobre a história do Brasil. Também coordenou a campanha “Quem ama abraça – Fazendo escola”. Foi ainda dirigente da Articulação de Mulheres Brasileiras. Em 2005, Shuma recebeu o Diploma Bertha Lutz do Senado Federal. O reconhecimento é destinado a mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.

Na primeira participação, Shuma ressaltou a importância de se debater o papel da mulher no contexto histórico regional e nacional.

O primeira nome, trazido pela pedagoga, foi o de Dulce Salles Cunha Braga, que nasceu em São José do Rio Preto, em 1924. Estrela de TV, cantora, escritora e professora de música e literatura, Dulce, que morreu em 2008, foi três vezes vereadora, três vezes deputada estadual e a primeira senadora paulista, indicada pelos militares. Dulce se destaca ainda, por ser a primeira mulher da região noroeste paulista a exercer um cargo na política, até hoje dominada por homens.

A coluna “Mulheres do Brasil” vai ao ar todos os dias, às 15h45, dentro do programa Estúdio CBN Grandes Lagos, comandado por Márcio Adalto.

 

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

15 coisas que você já ouviu sobre feminismo, mas que não passam de mentiras

'O feminismo é odiado porque mulheres são odiadas' A frase...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

Obesidade: Ofensas corporais e preconceito deixam as pessoas mais doentes

Chamar alguém de ‘gordo’ ou ‘magro’ pode ter sérias...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=