Mulheres Inspiradoras de 2016

Em um ano marcado pela mudança na tradicional lista de Mulheres do Ano da revista Glamour americana somente para que fosse possível nomear um homem; pela persistência do prêmio Nobel em ignorar mulheres brilhantes; e por retrocessos na política a ponto de haver cada vez mais espaço para o conservadorismo e elitismo, a motivação para desenvolver a lista de Mulheres Inspiradoras 2016 só não continua a mesma pois é ainda maior. Publicamos o primeiro documento em 2013 com o objetivo de combater a falta de reconhecimento de trabalhos protagonizados e desenvolvidos por mulheres e, ainda hoje, cada novo projeto, cada nova conquista, cada novo grito de luta e resistência nas ruas são necessários e merecem méritos.

Do  Think Olga

Nossa lista não premia ou classifica o trabalho das mulheres selecionadas, tampouco consegue nomear todas que merecem ser lembradas. Contudo, estamos felizes por reunir mais de 200 mulheres, grupos e coletivos cujas contribuições em 2016 merecem ser reconhecidas, valorizadas e incentivadas a continuar. A lista contou com uma vasta pesquisa da jornalista da Think Olga, Karoline Gomes, indicações de parceiras da Olga, além da colaboração super especial da blogueira e ativista Jéssica Ipólito.

A todas essas mulheres, o nosso muito obrigada e votos de ainda mais sucesso! Desejamos que, com essa singela homenagem, vocês possam inspirar ainda mais mulheres. E a você, leitora da Think Olga, a principal inspiração para nosso trabalho diário, um convite para participar desta celebração, compartilhando esta lista e citando outros nomes de mulheres que a inspirou em 2016.

ATIVISMO & CIDADANIA

Bruna Antunes – Em Porto Alegre (RS), organiza o curso Bordado Empoderado, onde ensina ponto cruz e técnica livre de bordado para se chegar a símbolos e frases que significam força e união entre as mulheres. A preços acessíveis, os encontros ocupam vários pontos da cidade. É possível acompanhar a agenda das aulas na fanpage.

Camila Carvalho – Para estimular a sustentabilidade e melhor convívio entre as pessoas, a advogada pela PUC-RJ criou a Tem açúcar?, plataforma que estimula economia colaborativa, redução de gastos, desperdícios e empréstimo de diversos utensílios. Desde agosto deste ano a rede também está disponível como um aplicativo.

Coletivo Hera Bárbara – Passou a promover o Oficina de Mulher, projeto com oficinas de defesa pessoal, teatro, fotografia e produção musical ministradas por mulheres e para mulheres, criando um espaço de troca e compartilhamento de experiências, na cidade de João Pessoa.

Fernanda Vicente – A jornalista criou o projeto Mães no ENEM, que conecta mães em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com mulheres que se voluntariam a cuidar de seus filhos para que elas tenham tempo de estudar. A plataforma on-line já conta com mais de 150 voluntárias em 19 estados do Brasil, e Fernanda deseja expandir o alcance do projeto para todos os estados do país, a fim de atender mães que vão prestar também vestibulares e processos seletivos de empresas.

Jaque Conceição – Pedagoga e mestre em História, Política e Sociedade, fundou oColetivo Di Jejê, um espaço de formação e produção de conhecimento para mulheres negras. O coletivo oferece cursos de temas de aspectos políticos, econômicos, filosóficos e identitários ligados a questões raciais com recorte de gênero, que são pertinentes às mulheres negras no Brasil.

Laina Crisóstomo – A advogada baiana é criadora do coletivo TamosJuntas, que surgiu após o lançamento da campanha #MaisAmorEntreNós, para divulgar o atendimento jurídico gratuito de mulheres vítimas de violência de gênero, que é uma advocacia voluntária prevista no Estatuto da OAB. As advogadas Aline Nascimento, Carolina Rola e Natasha Barreto se uniram a ela e criaram uma página no Facebook, expandindo a divulgação do projeto, que busca também sanar dúvidas, orientar e atender as mulheres de Salvador (BA) em diferentes situações de risco.

La Frida Bike – Um projeto de cicloativistas negras que une bicicleta a arte de rua e estimula a representatividade feminina na mobilidade urbana em Salvador (BA). Iniciou uma campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria, a fim de arrecadar verba para a criação de uma escola de bike itinerante e instalação de 40 bicicletários em universidades e escolas públicas da capital baiana.

Maria Clara de Sena É a primeira mulher trans a assumir um cargo no Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura do Governo do Estado de Pernambuco, que atua em parceria com a ONU e busca coibir e denunciar violências nas cadeias. Foi vencedora do Prêmio Cláudia 2016 na categoria Políticas Públicas por sua atuação no projeto Fortalecer para Superar Preconceitos, da ONG de direitos humanos Grupo de Trabalhos em Prevenção (GTP), onde ajuda mulheres trans detentas, chegando até a conseguir uma ala exclusiva em um dos presídios em que atua, evitando que estas mulheres ficassem vulneráveis a detentos homens.

Patrícia de Oliveira – É uma das fundadoras da Rede de Comunidades e Movimento Contra a Violência. Organizou um evento na Casa Pública, Rio de Janeiro, para falar sobre a alta taxa de violência policial contra a população negra e a diferença da cobertura da imprensa realizada nos Estados Unidos e Brasil sobre o assunto. O debate foi realizado em julho, mesmo mês em que a Chacina da Candelária completou 23 anos, quando policiais mataram crianças de rua da capital carioca e um dos sobreviventes foi Wagner dos Santos, irmão de Patrícia. O evento contou com representantes de outros movimentos, como o Black Lives Matter e Liz Martin, fundadora do Brazil Police Watch,que coordena a campanha Kill For Me: Safe Games for All por aqui, desde 2007, todos com o objetivo em comum de combater a violência policial.

#PrecisamosFalarSobreAborto 24hr – A virada feminista a favor da legalização do aborto no Brasil, organizada por Jéssica Ipólito (Gorda & Sapatão), Joice Berth(Justificando) e Thaís Martins (Ativismo de Sofá) em parceria com a Think Olga, foi concentrada no Facebook, movendo coletivos, especialistas e militantes feministas a falar sobre questões de saúde pública, jurídicas e de autonomia feminina nas 24 horas do dia 28 de setembro, Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização do Aborto. Para isso, todos utilizaram a ferramenta de transmissão ao vivo Facebook Live.

Samira Soares, Milla Carol, Ivy Guedes, Naira Gomes, Andrea Souza, Lorena Lacerda, Nadja Santos, Vanessa Santos – Ao lado de João Vieira, elas integram a organização da Marcha do Empoderamento Crespo da Bahia, que aborda assuntos da estética negra. Em sua segunda edição, a Marcha reuniu mais de mil pessoas no centro de Salvador.

Tabata Contri e Carolina Ignarra – Pela Talento Incluir, as consultoras de inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho aplicam treinamento de conscientização em organizações, junto com equipe capacitada neste tema. No segundo semestre, a empresa realizou uma pesquisa com o portal Vagas.com, na qual 38% das pessoas entrevistadas alegaram a falta de um plano de carreira.

Vilma Reis – A socióloga recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, honraria na Câmara Municipal de Salvador, em reconhecimento de sua luta antirracista. Atualmente, Vilma Reis é ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia e uma referência na luta contra o genocídio da população negra. É uma potente contribuidora para transformação social em Salvador e no Brasil, inspirando jovens no engajamento na luta antirracista por onde passa.

Internacional:

Patricia Torres Linares, Norma Aidé Jiménez Osorio, Georgina Edith Rosales Gutiérrez, Maria Patricia Romero Hernández – 10 anos após sofrerem violência e abuso sexual de policiais ao serem presas por estarem em protesto na cidade de Atenco, no Estado do México (MEX), Patricia, Norma, Aidé, Georgia, Maria e mais sete mulheres se reúnem e apresentam seus casos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que seguirá com investigação.

Wahida Mohamed – Líder de grupo com dezenas de homens, em combate ao Estado Islâmico (EI). Em Shirqat, no Iraque, é conhecida como Um Hanadi, e considerada um dos principais inimigos dos jihadistas do EI. Despertou para esta função quando trabalhou nas forças de segurança iraquiana, em 2004.

ARTE & ENTRETENIMENTO

Aíssa Mattos e Ana Carla Oliveira – Criadoras do projeto fotográfico ParÁFRICA, cujo objetivo é mostrar o Povo Negro do Pará, evidenciando a sua beleza dentro dos seus contextos diários e ressaltando a diversidade cultural.

Beatriz Vieira – Estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), teve sua proposta de roteiro selecionada entre as 20 peloEdital Curtas Universitários 2016/2017. Assim, Beatriz começará a produzir um documentário retratando a vida de Lélia Gonzales: mulher negra, professora e antropóloga brasileira que é referência quando se fala de feminismo negro brasileiro.

Cau Gonçalves e Josy Garcia – São criadoras do ÂNIMA – Ações Nutrindo Inquietações de Mulheres Artistas, em Salvador, na Bahia, que surge com o pensamento de abrir um espaço que una e fortaleça a sororidade, debates, questionamentos e, acima de tudo, a voz das mulheres. O ÂNIMA tem reunido exposições, intervenções, arte urbana, música, teatro, poesia, artes visuais, artes plásticas, cinema, moda, cultura popular e artesanato, promovendo a presença feminina através da arte.

Coletivo Gaia – Criado em maio por alunas e ex-alunas da Escola Técnica de Teatro Martins Penna, localizada no centro do Rio de Janeiro, durante uma ocupação estudantil, teve, como primeiro trabalho o curta Irmã, que fala sobre o estupro coletivo sofrido por uma jovem de 16 anos na mesma cidade. O trabalho é premiado como melhor trilha sonora no Festival de Cinema 72 horas, além da segunda colocação como melhor curta.

Denise Fraga Na tradicional A Vida de Galileu, peça de Bertolt Brecht, a atriz quebrou barreiras de gênero ao se tornar a primeira mulher a assumir o papel-título, interpretando o físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei.

Julyana Terto e Kalyane Lima, Camila Rocha e Preta Lange, Priscila Lima e Giordana Leite –  Juntas, criaram a Sinta A Liga CREW, com o objetivo de fortalecer a cena e potencializar a visibilidade da produção feminina no hip-hop na Paraíba, promovendo shows e encontros para inspirar mulheres que amam esta arte.

Mônica Santana – A atriz criou o projeto multilinguagens Isto Não é Uma Mulata, com o objetivo de questionar as formas com que a mulher negra é representada na mídia e na cultura brasileira. No mês de novembro, em que se comemora, no dia 20, o Dia da Consciência Negra, Mônica expôs, no Teatro Gamboa Nova, em Salvador, Bahia, seus desenhos, poemas e ensaio visual para o projeto, além de uma performance solo.

Letícia Sabatella – Com a produção da companhia de teatro Os Satyros e em parceria com outros atores, a bailarina, atriz e cantora ministrou oficinas para preparar haitianos refugiados na capital paulista para atuar na peça Haiti Somos Nós. Sem experiência anterior com a linguagem teatral, os participantes protagonizaram a peça apresentada na Galeria Olido, centro da capital de São Paulo, mostrando os desafios que enfrentam no Brasil, entre eles, a xenofobia e o desemprego, além de retomar fatos históricos do país caribenho, como o terremoto de 2010.

Priscila Ferrari – Ilustradora e autora do blog Cadê Meu Café?, lançou, por meio de financiamento coletivo, o livro infantil Coisa de Menina, com ilustrações e mensagens que retratam meninas exercendo diversas profissões mostrando que “tudo” pode ser “coisa de menina”.

Internacional:

Cate Blanchett e Rooney Mara – As atrizes interpretaram um casal no filme Carol, que mostra as dificuldades, angústias e conquistas para manter um relacionamento afetivo entre mulheres, ainda mais nos anos 1950. Adaptado do livro The Price of Salt, de Patricia Highsmith, o longa-metragem traz a questão lésbica que ainda é pouco retratada no cinema.

Júlia Rebouças (Brasil), Gabi Ngcobo (África do Sul) e Sofia Olascoaga (México) – Elas formam a curadoria da 32ª Bienal de Arte de São Paulo, que também contou com o curador Jochen Volz e co-curador Lars Bang Larsen, aberta até dezembro no Pavilhão do Parque do Ibirapuera com obras de 81 artistas – sendo 47 delas mulheres de vários países. Entre as artistas, estão a mineira Lais Myrrha, a paulistana Ana Mazzei, a africana Tracey Rose, a britânica Carolina Caycedo, a kuwaitiana Maarad Trablous, a portuguesa Carla Filipe, a peruana Rita Ponce de León e a finlandesa Pia Lindman. Com o tema Incerteza Viva, a mostra reúne trabalhos que conversam entre si, com mensagens relacionadas às condições atuais de vida e de que a incerteza pode direcionar ao invés de ser só evitada.

Millie Bobby Brown – Como Eleven de Stranger Things, a atriz de 12 anos se destacou pela interpretação no seriado. Ela também divulgou um vídeo em apoio ao Malala Fund, fundação liderada por Malala Yousafzai e voltada à inserção das garotas do Oriente Médio na escola, para aumentar o direito à educação dessas jovens.

Noma Dumezweni – Neste ano a atriz suazilandesa e negra chamou atenção por ser escalada para interpretar Hermione Granger no musical Harry Potter and the Cursed Child, que estreou em julho no Reino Unido. Noma recebeu alguns comentários preconceituosos nas redes sociais, mas não se abalou. Antes mesmo da estreia, a autoraJ.K. Rowling já tinha demonstrado no Twitter que esta personagem nunca teve a cor de pele anunciada nos livros que originaram a história e que escalou a atriz pelo ótimo trabalho desempenhado por ela em outros projetos.

Queen Latifah e Uzo Aduba – Após o discurso engajado e emocionante da atriz Viola Davis como primeira atriz negra a ganhar o Emmy, em 2015, no início deste ano o Screen Actors Guild Awards (SAG) premiou outras atrizes negras. Queen Latifah levou comoMelhor Performance Feminina ao interpretar a cantora de blues Bessie Smith no telefilme Bessie, da HBO. E Uzo Aduba ganhou como melhor atriz de série de comédia pela atuação em Orange Is the New Black, da Netflix. O seriado também ganhou, na mesma categoria, como melhor elenco, afirmando a diversidade como ponto forte da história que vem conquistando cada vez mais fãs.

Tatiana Maslany – No Emmy 2016, ela ganhou como melhor atriz de série dramática pela interpretação de 11 personagens diferentes em Orphan Black, seriado sobre uma conspiração de clones e que tem o patriarcado e representatividade feminina como pontos fortes dos episódios. Era uma das favoritas da audiência para ganhar a premiação, conquistada após três anos no elenco da produção.

Yara Shahidi – A atriz norte-americana de 16 anos tem forte envolvimento no ativismo contra racismo e a favor da educação. Neste ano, a atriz de Blackish palestrou contra os estereótipos da indústria hollywoodiana e do entretenimento, levando sua fala para uma campanha da DoSomething.Org, cujo objetivo era arrecadar fundos para equipamentos de ciência em tecnologias para escolas em Minnesota e St.Louis, nos Estados Unidos. Também lançou recentemente o Yara’s Club, onde, uma vez por mês, jovens se reúnem com ela para falar sobre educação e problemas sociais, por meio de transmissão no site da instituição The Young Women’s Leadership Schools (TYWLS).

INTERNET & MÍDIAS SOCIAIS

Beatriz Oliveira, Carol Silvanno, Samantha Cristina e Stella Yeshua – Depois de sofrer racismo em um shopping na cidade de São Paulo, o grupo gravou um vídeo com um desabafo bem humorado que viralizou na internet. Usando o bordão Estaremos Lá, elas iniciaram um canal no Youtube para continuar a conversa sobre racismo e hoje têm mais de 3 mil seguidores.

Cida Nicolau, Maria Clara Vieira e Júlia Vieira – De São Bernardo do Campo (SP), mãe e filhas, respectivamente, criaram o site Cabeça e Coração, para sensibilizar e arrecadardoações às mães de bebês com microcefalia decorrente da epidemia relacionada ao vírus Zika. Começou no fim de 2015 e hoje a fanpage conta com quase 6 mil curtidas.

Gabi Oliveira – Inspirada pela própria monografia “Papel das redes sociais na valorização da estética negra”, que desenvolveu para a conclusão do curso de Relações Públicas, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gabriela Oliveira criou um canal no Youtube, o DePretas, para falar de militância a dicas de beleza com o objetivo de informar outras mulheres negras.

Comum.vc – A plataforma criada pela advogada Anna Haddad, pela jornalista Carol Patrocínio e a gerente de comunidade Giovana Camargo, reúne conteúdo em texto e vídeos, além de espaços de fóruns e debates exclusivamente para mulheres. O objetivo é manter um espaço seguro para mulheres terem conversas profundas, longe dos hatersde internet.

Helen RamosComo o canal Hel Mother, a jornalista e mãe divulga vídeos para esclarecer e mostrar os desafios da maternidade. Com abordagem bem-humorada, ela fala das dificuldades da gestação até a criação solo, além de questões vistas como obstáculos, como o sexo casual e as mudanças nas amizades nessa nova fase da vida. Lançado no Dia das Mães deste ano, o canal já conta com mais de 23 mil inscritos.

Jackeline Salomão, Nina Dutra e Mariana Zatz – Diretora, produtora e roteirista, respectivamente, do canal DR de humor, em que abordam diversos temas do universo feminino como menstruação, orgasmo, tpm. O canal já conta com mais de 180 mil inscritos.

Jéssica Tauane e Débora Baldin – As idealizadoras do popular Canal das Bee, que combate o preconceito em todas as formas e conta com o apoio da comunidade LGBT. Por meio da campanha de crowdfunding Bee Ajuda, elas arrecadaram fundos para garantir acolhimento psicológico aos jovens LGBTs que sofrem opressão por causa da orientação sexual, remunerando um profissional especialista neste trabalho. O projeto surgiu após o aumento dos pedidos de ajuda do público que sofre com esta exclusão e elas resolveram expandir o trabalho voluntário, que já acolheu mais de 2 mil pessoas com ajuda de uma psicóloga voluntária. Parte da renda angariada será direcionada para a realização de um curta-metragem sobre a vivência lésbica.

Joyce Fernandes – Ex-empregada doméstica, Joyce Fernandes, também conhecida pelas rimas como Preta-Rara, criou a fanpage Eu Empregada Doméstica, onde contou uma história pessoal de racismo e abuso trabalhista. Com a hashtag #EuEmpregadaDomestica, outras mulheres contaram suas próprias histórias e ajudaram a expor este cenário de desigualdade social. Atualmente, o projeto está em campanha de financiamento coletivo para que Joyce consiga lançar o livro #EuEmpregadaDomestica – Nossa Voz Ecoa, que reunirá histórias relatadas por meio da hashtag.

Joyce Gervaes – A estudante de Rádio e TV lançou o canal Joyce Gervaes Show no YouTube, em abril, onde apresenta questões que ela e outras pessoas negras enfrentam no mercado de trabalho, principalmente no setor audiovisual e meios de comunicação. É um espaço no qual ela  exercita a reflexão social e étnica.

Juliana Ricci – A professora de inglês Juliana Ricci é a criadora do grupo Indique uma Mina, que divulga vagas de emprego exclusivamente para mulheres, além de apoiar este público que costuma lidar com diferentes abusos onde trabalha. Atualmente a iniciativa tem mais de 85 mil participantes, apoiando também mulheres trans e fortalecendo a redução da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

Luiza Junqueira – Criadora do canal Tá, Querida?, que acumulou mais de 23 mil seguidores em pouco mais de um ano, dirigiu o documentário GORDA, como seu trabalho de conclusão de curso na ECO – UFRJ. O filme reúne mulheres gordas para falar sobre como é viver em uma sociedade gordofóbica.

Mandy Candy – A primeira youtuber transexual do Brasil lançou este ano o livro Meu Nome é Amanda na 24ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo (SP). Na biografia, aborda o preconceito que sofreu, a sensação péssima de se olhar ao espelho e não se reconhecer até o momento da cirurgia para mudança de sexo. No YouTube, ela mostra diferentes perspectivas em torno das pessoas trans e do tema LGBT.

Mônica Sousa – Diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, empresa que realizou, no dia Internacional da Mulher deste ano, o projeto #DonasdaRua, cujo objetivo é mostrar a força das meninas utilizando personagens da Turma da Mônica como imagem de representatividade. Conta, ainda, com eventos e um site colaborativo que reúne histórias reais de leitoras que se sentem empoderadas.

Sueide Kintê – É jornalista e idealizadora do projeto #MaisAmorEntreNós, uma corrente feminista de apoio e ajuda entre mulheres. Por meio da plataforma da campanha, que funciona como uma rede social, as participantes podem trocar serviços e afetos.

Thaynara OG – A jovem maranhense se tornou uma influência digital após atrair milhões de seguidores com um jeito único de gerar conteúdo usando o aplicativo de vídeos e fotos Snapchat. Neste ano, ela ganhou o Prêmio Jovem Brasileiro na categoria melhor Snapchat.

Internacional:  

Issa Rae – Depois de bombar no YouTube com vídeos de produções independentes, a comediante americana agora atua e assina o roteiro da nova série da HBO, Insecure, que fala sobre relacionamentos e vida adulta do ponto de vista de uma mulher negra.

Jiang Yilei – A youtuber chinesa viralizou com vídeos cheios de sátiras publicados com o pseudônimo de Papi Jiang. Jian fala principalmente sobre solteirice depois dos 30, e sobre como lida com a pressão social em seu país para que mulheres se casem.

Stephanie Sarley – Artista plástica americana que publicou vídeo no Instagram em que “masturbava” frutas, como uma forma de falar da sexualidade feminina. Começou em janeiro, quando tinha 10 mil seguidores, e hoje tem mais de 170 mil fãs.

ARQUITETURA & URBANISMO

Ana Bazzo, Ana Bigi, Ana Zabotti, Angela Marschall, Daniela Lopes, Mariana Rocha, Paula Cury – As arquitetas catarinenses são fundadoras do #estarnarua, projeto que identifica o potencial de lugares de Florianópolis (SC) que podem ser melhor aproveitados e ocupados pela população. Duas vezes por mês, elas procuram por esses pontos, propõem mudanças e aplicam soluções rápidas aproveitando o que o local já oferece. As ideias projetadas no ateliê URBE, como sugestões para os espaços públicos, são divulgadas no site, além de oferecer espaço do ateliê para cursos, oficinas e exposições.

Raquel Rolnik – Arquiteta e Urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, valoriza uma cidade mais inclusiva e mantém um blog homônimo onde publica artigos que explicam, em linguagem acessível, temas atuais como a proposta do futuro prefeito de São Paulo (SP), João Dória, de privatizar locais como o Parque do Ibirapuera. Ela ainda apresenta seminários sobre novos espaços em grandes metrópoles como forma de reduzir impacto no meio ambiente e nas comunidades. Lançou também o livro A Guerra dos Lugares: A Colonização da Terra e da Moradia na Era das Finanças, obra que analisa as transformações nas políticas habitacionais e fundiárias em vários países. Entre as atividades que já exerceu, foi relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada por dois mandatos, e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007).

Internacional:

Linda Cox – A urbanista norte-americana se volta à recuperação de rios de grandes metrópoles e neste ano foi palestrante no seminário A cidade e a água, em setembro, no Insper São Paulo (SP). É diretora executiva da Bronx River Alliance, que recupera o rio Bronx em Nova Iorque, integrando comunidades do bairro com alta taxa de criminalidade. Em outubro, o jornal Folha de São Paulo a entrevistou sobre as semelhanças entre os problemas dos rios poluídos em São Paulo (SP) e Nova Iorque (EUA).

Marwa al-Sabouni Arquiteta síria que tenta reerguer cidades e faz um diagnóstico da infraestrutura, apontando que a arquitetura vigente pode ter facilitado os ataques que as destruíram. Recentemente lançou o livro Battle for Home: The Vision of a Young Architect in Syria sobre o tema.  

CIÊNCIA

Ana Amélia Machado – A Professora e Doutora em Física da Universidade Federal do ABC (SP) está desenvolvendo a chamada Arapuca, um sensor para identificar neutrinos, com financiamento da FAPESP. Ela também participa de pesquisa coordenada pelo Fermilab, Estados Unidos, que resultará em um instrumento chamado Dune para identificar os neutrinos, partículas livres de carga elétrica, que interagem por meio da gravidade e de difícil identificação.

Ciência & Mulher – Site de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), lançado em julho deste ano, para expandir divulgação das pesquisas e projetos de mulheres cientistas feitos para mulheres. O espaço também está aberto para discutir questões de gênero no Brasil.

Letícia Camargo Padilha e Samantha Karpe – Estudantes de Engenharia, elas levaram o Prêmio Claudia 2016 na categoria Revelação pelo desenvolvimento do Poliway, asfalto ecológico feito a partir de um tipo de plástico reciclável. Com forte tom na consciência ambiental, o produto é mais resistente e cerca de 15% mais barato do que o convencional. Com o projeto, elas já participaram de feiras de ciências, como a Mostratec e a DOESEF, esta na Turquia. Também foram finalistas do BraskemLab, que fomenta startups que usam o plástico como fator de mudança na vida dos cidadãos. A dupla conta com outras láureas, entre eles, o Prêmio Jovem Brasileiro, na área Meio Ambiente.

Lorrayne Isidoro – A estudante do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro II (RJ), participou da Olimpíada Internacional de Neurociências contando com a ajuda de pessoas nas redes sociais que fizeram com que o seu passaporte fosse emitido com mais agilidade, após atraso na liberação. Ela ficou em 2º lugar na prova de clínica geral para diagnóstico de doenças e em 18º lugar na competição geral.

Maria Vitória Valoto – A estudante de 16 anos do Colégio Interativa, em Londrina (PR), foi a primeira brasileira a ficar entre os finalistas do Google Science Fair 2016. Ela crioucápsulas reutilizáveis que tornam os alimentos com lactose viáveis para pessoas com intolerância ao componente.  

Patricia Medici – Para diminuir o número de antas atropeladas nas rodovias do Mato Grosso do Sul, a conservacionista, junto a uma equipe, desenvolveu coleiras com GPS e refletores para os animais. Ela se dedica a pesquisas para a conservação dessa espécie no país há duas décadas como líder da Iniciativa Nacional de Conservação da Anta Brasileira (Incab), mamífero que ajuda a dispersar sementes e, assim, colabora com a manutenção das matas. Patricia é Engenheira Florestal pela ESALQ-USP, além de Doutora e Mestre em Ecologia e conservação de animais silvestres, e uma das fundadoras do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

Internacional:

Shu Lam – A Microbiologista malaia e PhD da Universidade de Melbourne (AUS) está pesquisando uma forma para combater as superbactérias resistentes a todos os antibióticos que existem, já consideradas como ameaça global pelas Nações Unidas. A solução pode estar nas cadeias de proteínas com moléculas criadas por ela, chamadas de polímeros peptídeos.

COMUNICAÇÃO & AUDIOVISUAL

Alane Reis – Jornalista, editora e criadora da Revista Afirmativa, com temas mensais que trazem conteúdo voltado para a comunidade negra de forma independente, trazendo tendências literárias em seu formato.

Ana Aranha – Jornalista e documentarista, recentemente conquistou, pela Repórter Brasil, o Prêmio Gabriel García Márquez com o filme Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica, dividindo a direção e autoria com Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros, Caue Angeli, Marcelo Min e Leonardo Sakamoto. Atualmente é coordenadora de Jornalismo na Repórter Brasil, e desde 2011 ela trabalha com jornalismo independente, colaborando em veículos como Agência Pública, Rolling Stone, The Guardian e Marie Claire, além de ter outros 11 prêmios de Jornalismo, entre eles, dois GPs Ayrton Senna e uma menção honrosa no Vladimir Herzog.

Anita Rocha da Silveira – Com o primeiro longa Mate-me Por Favor, a diretora carioca mostra as diferentes reações de um grupo de amigas sobre uma série de mortes de garotas na Barra da Tijuca (RJ), com a protagonista indo em busca de seus desejos sem limitar o corpo. Ainda retrata como a cultura do estupro influência na vivência, um dos temas presentes na obra ao lado dos pilares morte, desejo e impulso. O filme ganhou premiações como melhor Direção de Ficção no Festival do Rio e antes teve estreia mundial no Festival de Veneza (ITA), conquistando o prêmio independente Bisatto D’Oro de atuação pelas atrizes Valentina Herszage, Julia Roliz, Mariana Oliveira e Dora Freind.

Cristina Tardáguila – A jornalista criou e lançou a Agência Lupa, considerada a primeira agência de fact-checking do Brasil, empresa que fechou contrato com a GloboNews no começo de 2016, ampliando este modo de checagem jornalística para a TV. A Agência Lupa se destacou pela ampla cobertura da Eleição 2016, contrapondo dados reais e informações falsas apresentadas pelos candidatos. Tudo isso é resultado do que Cristina já vinha planejando desde o trabalho no blog Preto no Branco, do jornal O Globo, onde checava as declarações de políticos. No início deste ano, Cristina também lançou o livro A Arte do Descaso, sobre o maior roubo a museu do Brasil, que incluiu cinco obras – de Salvador Dalí, dois do Picasso, Monet e Matisse – que ficavam no Museu da Chácara do Céu (RJ).

Dea Ferraz – No documentário Câmera de Espelhos, a cineasta mostra como a cultura do estupro ainda impera entre os homens de diversas idades e culturas. O filme conta com os depoimentos deles, sobre como veem as mulheres, com o objetivo de mostrar um espelho social de uma sociedade ainda fortemente machista. A obra também conta com recortes de imagens de mulheres em diferentes situações e teve importante repercussão ao ser lançado no festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em setembro.

Débora Prado – Editora executiva e pesquisadora, coordenou, por meio da Agência Patrícia Galvão (do Instituto Patrícia Galvão), a criação do Dossiê Feminicídio, plataforma que reúne dados, pesquisas e todo tipo de conteúdo sobre assassinato de mulheres no Brasil, disponibilizando o conteúdo para pesquisadores e jornalistas.

Giulliana Bianconi, Maria Lutterbach e Natalia Mazotte – São Diretoras de Conteúdo da Gênero e Número – Narrativas pela equidade, portal de jornalismo independente que surgiu para detalhar as questões de gênero por conteúdos em diferentes formatos e com dados interativos como diferencial de checagem.

Jamile Menezes – Mulher negra, jornalista e produtora baiana, é a idealizadora do Portal Soteropreta, o primeiro portal de notícias voltado, prioritariamente, para a produção cultural (Artes, Música, Teatro, Audiovisual, Memória, Dança, Formação, Literatura, Religião, Gastronomia, Moda, Políticas Culturais etc.) soteropolitana construída, formada, mobilizada e destinada à comunidade negra de Salvador. Também abarca a produção de outros municípios baianos que tenham alcance em Salvador (BA), para o mesmo público.

Lili Fialho e Kátia Lund – As diretoras dividem a direção de cinco documentários que ficaram em cartaz no Festival Reimagine Rio, na capital carioca, entre agosto e setembro. Como ação encomendada pela ONG Rise Up & Care, cada um se volta às histórias de pessoas que mudaram a própria perspectiva de vida a partir de cinco projetos sociais oferecidos na cidade, focados na arte e no esporte.

Marina Maciel, Mônica Nunes e Suzana Camargo – As jornalistas idealizadoras do Conexão Planeta, um dos sites presentes no Mapa do Jornalismo Independente daAgência Pública. O portal apresenta matérias sobre consumo consciente, igualdade socioeconômica e preservação da natureza.

Marizilda Cruppe – Fotojornalista ganhou o Greenpeace Photo Award 2016 com o projeto Viver e morrer pela floresta, sobre mulheres ativistas brasileiras que lutam pela preservação da Floresta Amazônica, parte de grupos indígenas e comunidades ribeirinhas. A conquista deu a ela uma bolsa do Greenpeace para colocar em prática seu plano, de tornar este trabalho multimídia. A fotógrafa colabora em diferentes locais, como New York Times, The Guardian, Greenpeace, Cruz Vermelha Internacional, cobrindo aspectos como desigualdade social e direitos humanos.

Michelle Trombelli – A repórter ganhou no 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos pela série Especial 10 anos – Lei Maria da Penha na categoria Rádio e veiculada na Rádio BandNews FM. Nas reportagens, Michelle apresenta os principais avanços dessa legislação, a violência psicológica, o atendimento, o silêncio rompido e outras iniciativas paralelas que ajudam a combater a violência contra a mulher.

Naiara Leite e Ana Paula Rosário – Ambas jovens do programa de comunicação doOdara – Instituto da Mulher Negra, são criadoras do Projeto Yalodês, que atua com a formação de  jovens negras em situação de abrigamento em novas linguagens e tecnologias de comunicação, possibilitando o acesso às informações e manipulação de instrumentos tecnológicos que as habilite para o manuseio desses recursos, a fim de comunicar e difundir os conceitos, visão política, suas estratégias, da comunidade e das organizações de mulheres negras, formando novas multiplicadoras. O projeto formou, ao longo de um ano e meio, cerca de 30 jovens. Atualmente, a equipe do projeto formada pelas jovens que participaram do processo de formação têm se debruçado para a criação da primeira Agência de Negras Jovens Comunicadoras.

Nana Soares – Jornalista pela ECA-USP, com blog homônimo no Estadão, onde escreve sobre questões de gênero, violência e sociedade, além de mostrar que feminismo é mais do que necessário para uma igualdade plena.

Natacha Cortêz – Repórter da Revista TPM, brilhou ao lado de entrevistadas como Fafá de Belém, Debora Diniz, Kenarik Boujikian, além da reportagem A pele que habito, onde falou com a atriz Vanessa Giacomo, a paratleta Cláudia Santos, a blogueira Jéssica Ipólitoe as cantoras Xênia e Tiê, sobre suas relações individuais com o corpo. Destaque ainda para a matéria Ainda precisamos falar sobre aborto, uma atualização para a forte#PrecisamosFalarSobreAborto, de 2014.

Rebecca Miller – Diretora do filme Maggie’s Plan, que narra histórias de mulheres que não querem se casar, com olhar guiado pela atriz Greta Gerwig. Exibido na Mostra de Cinema de São Paulo (SP), em outubro, o longa mostra como mulher e homem se relacionam atualmente, já que padrões de casal, de procriação e de família já não são impostos em vários lugares.

Renata Falzoni – A cicloativista, videorrepórter e arquiteta conduziu a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 em bicicleta, pedalando na cidade de São Paulo (SP). Ela incentiva a bike como meio de transporte há anos. Fundou o Night Bikers Club do Brasil no final dos anos 1980, já pedalou por mais de 20 países para o programa de TV Aventuras com Renata Falzoni e é idealizadora do portal Bike é Legal, voltado ao ciclismo, sustentabilidade e mobilidade urbana.

Renata Tupinambá – Foi indicada em matéria da Revista AzMina como uma das mulheres indígenas para seguir nas redes. A jornalista, roteirista, poeta e produtora é uma das fundadoras da Rádio Yandê, primeira rádio on-line indígena do Brasil, que divulga temas culturais e sociais, com músicas de artistas indígenas que saem do comum, desde rap, heavy metal e o tradicional. Ela atua com etnojornalismo e ciberativismo indígena desde 2008 e na Yandê conta com colunistas como Daiara Tukano militante feminista e que fez parte da criação de movimentos como Marcha das vadias em Brasília (DF). Em resposta à indicação  na lista d’AzMina, Renata e Daiara listaram 100 mulheres indígenas a seguir na vida, pela forte defesa ao meio ambiente, cultura, saúde, educação, espiritualidade e cidadania.

Sabrina Fidalgo – Escreveu e dirigiu o media-metragem Rainha, que conta a história da personagem Rita e sua trajetória para tornar-se rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade. O filme foi vencedor, por júri popular, do prêmio Panorama Carioca (Competição Nacional do Curta Cinema – Festival Nacional de Curtas do Rio de Janeiro).

Séries por elas – O site surgiu para atender a falta de conteúdos a respeito de seriados sobre e produzidos por mulheres, e com um diferencial: sob a ótica delas. Foi fundado pela jornalista Carolina Maria que atua como editora juntamente com a jornalista Fernanda P. Garcia. Em seu expediente contam com mais de 30 colaboradoras entre jornalistas, advogadas, publicitárias, roteiristas, historiadoras e produtoras audiovisuais.

Tamo Junta – Ação da Women in Film and Television (WIFT Brasil) lançada em outubro, com evento na biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP), e tema Produção de Elenco. O objetivo é promover encontros de mulheres que atuam em diversas áreas do audiovisual – cinema, TV e novas mídias – e, ainda mais, colaborar com suporte e profissionalização feminina neste setor. Este é o lema central da instituição, que no Brasil conta com Ana Cláudia Martin, Camila Pinho, Marília Nogueira, Maristela Bizarro, Nágila Guimarães e Tatiana Groff.

Yasmin Tayná – A roteirista fundou em janeiro a Afroflix, onde é Diretora Geral da plataforma colaborativa que reúne produções feitas por negros ou com pelo menos uma pessoa negra envolvida na concepção técnica ou atuação artística. Sob avaliação de uma curadoria, o intuito é mostrar a representatividade e contribuição dessa raça na indústria audiovisual, com títulos de ficção, experimentais, séries, videoclipes, documentários e vlogs. Yasmin tem outros trabalhos de destaque que englobam a questão étnica racial, como a direção e roteiro do filme KBELA, sobre ser mulher e processo para se enxergar negra, se apresentou no TEDx Talks nesse ano e escreve no Brasil Post.

Internacional:

Ava DuVernay – Consagrada por dirigir Selma, filme que conta a história do ativista Martin Luther King, em 2016 lançou, em parceria com a Netflix, o documentário 13ª Emenda, que correlaciona a criminalização da população negra dos Estados Unidos com a superlotação no sistema carcerário do país.

Diaa Hadid – Correspondente do New York Times, na sucursal de Jerusalém, é de origem muçulmana e está retratando em matérias sua peregrinação à Meca (Arábia Saudita), observando o comportamento das mulheres e das contradições que enfrentam neste ambiente.

Noor Tagouri – Jornalista americana e de origem turca posou para Playboy (edição de outubro) com hijab, traje típico da mulher muçulmana. Na revista, que não publica mais apenas mulheres nuas, seu objetivo foi se opor à objetificação das mulheres, e na matéria ela fala do preconceito dos EUA pela população islâmica.

We Do It Together – Diante da baixa representatividade feminina no cinema e em premiações do segmento, como só 22% delas indicadas às diferentes categorias do Oscar deste ano, de acordo com o estudo do Women’s Media Center, as mulheres da indústria cinematográfica agora contam com a We Do It Together. Fundada por profissionais como as atrizes Queen Latifah, Jessica Chastain, Freida Pinto e Juliette Binoche, a diretoraCatherine Hardwicke e a roteirista brasileira Kátia Lund, que foi codiretora de trabalhos como Cidade de Deus e Notícias de Uma Guerra Particular, a ONG busca a igualdade de gênero como regra e produzir obras audiovisuais que promovam as mulheres que trabalham no cinema, TV e outras mídias.

EDUCAÇÃO

Abraço Cultural – A plataforma que promove cursos de idiomas ministrados por professores refugiados de diferentes países latino-americanos, africanos e árabes, em bases físicas em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), conta com coordenadoras educacionais à frente das disciplinas de francês, espanhol, árabe e inglês. São elas: Ligia Magalhães, Relações Internacionais pela USP e coordenadora pedagógica de espanhol;Karina Noçais, Letras pela PUC-SP e coordenadora pedagógica de francês; Carolina Teixeira, Relações Internacionais pela PUC-SP e coordenadora geral, Joana Fontana, Letras pela USP e coordenadora pedagógica de inglês e Mari Garbelini, formada em Direito pela USP e Relações Internacionais pela PUC-SP é coordenadora geral e administrativa, todas colaborando com a promoção dos Direitos Humanos e integração de imigrantes. Essas profissionais ajudam a potencializar oportunidades de trabalho para pessoas refugiadas, aprimorando capacitação para que deem aulas e ao mesmo tempo se integrem por meio de experiências e intervenções culturais.

Ariane Senna – É uma das mais novas Psicólogas de Salvador (BA) e a primeira transexual a se formar nesta especialidade na cidade, pela Unime Salvador. Ela celebrou sua formação com família e companheiro, mostrando que o preconceito não impediu mais uma de suas conquistas. Neste ano, ainda estrelou a campanha da 15ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia com o marido Anderson Barbosa, ajudando na mensagem de direito aos travestis e transexuais.

Coletivo Feminista Geni – Para enfrentar a violência de gênero no ambiente universitário, este grupo da Faculdade de Medicina da USP liderou e conseguiu aproximadamente 4 mil assinaturas que cancelou a festa Fantasias no Bosque, fazendo com que os organizadores mudassem o formato e o nome, agora intitulada como A Primeira. Este evento anual chegou a ser investigado pelo Ministério Público por casos de estupro e outros tipos de abuso. Percebendo a falta da sexualidade feminina aprofundada durante as aulas, na primeira Semana da Diversidade na FMUSP, o coletivo ainda promoveu a Oficina de Siririca para debater a masturbação feminina, ato ainda julgado e considerado tabu.  Geni é um dos quase 20 coletivos da Universidade de São Paulo que se centralizam pela Frente Feminista USP.

Carla Akotirene, Viecha Vinhático e Laura Augusta – Idealizadoras do Opará Saberes, iniciativa que oferece apoio e instrumentos de pesquisas para mulheres e homens negros interessados em elaborar projetos de pesquisas de mestrado e doutorado voltado para os temas: racismo institucional, violências de gênero e saúde da mulher, dando segmento mais elaborado a estas linhas de pesquisas dentro da acadêmia.

Coletivo Zaha – O coletivo feminista das faculdades de Arquitetura e Urbanismo e de Design do Mackenzie se movimentou e divulgou opiniões de professores que tratam o gênero feminino como inferior, além de piadas contra as minorias, acompanhadas pela hashtag #esseémeuprofessor.

#elevaiserpsicólogo – Com propósito semelhante das campanhas acima, o Coletivo Feminista Aurora Furtado, do Instituto de Psicologia da USP, adotou a hashtag para mostrar as frases preconceituosas de pessoas que, no futuro, poderão atender o público no setor da saúde.

Laura Segurado – Estudante do terceiro ano e do movimento secundarista, participa de grupos que movimentaram as ocupações das escolas estaduais contra o fechamento das unidades pelo governo do Geraldo Alckmin (SP). Neste ano, foi fonte entrevistada em matéria sobre a resolução do governo federal sobre o corte  das disciplinas de Artes e Educação Física no Ensino Médio, posicionando-se contra a medida.

Midiã Noelle Santana – Jornalista e mestranda em Cultura e Sociedade na UFBA (BA). Com vasta experiência na área de Comunicação para promoção de Direitos Humanos, é responsável pelo site Lista Negra, que inverte o significado negativo da expressão título e registra histórias de vida de empreendedores negros como forma de visibilizar o trabalho que a população negra tem feito. Além disso, ela escreve no blog Preticess, onde mais uma vez ressignifica termos e estabelece novas narrativas.

Politécnicas.R.existem – Para mostrar apoio mútuo entre elas e reivindicar por melhores comportamentos em um ambiente predominantemente masculino e machista, esta fanpage foi criada por universitárias dos cursos de Engenharia da Poli-USP. O grupo começou a publicar comentários de professores e colegas de classe opressores acompanhados pelas #MeuQueridoPolitécnico e #MeuQueridoProfessor. Os relatos passaram para o espaço físico, em cartazes espalhados pelas faculdades. Os depoimentos são obtidos por formulários on-line e sem a necessidade de se identificar.

EMPREENDEDORISMO

Ana Luisa Correard – Desconfortável com abordagem de um entregador de gás, perguntando se ela estava sozinha em casa, a cineasta resolveu formalizar os consertos domésticos que já vinha realizando para algumas amigas, criando, em parceria com a sócia Katherine Pavloski, a M’Ana – Mulher conserta pra mulher, prestadora de serviços de manutenção residencial e comercial que, em 2016, passou a promover cursos de manutenção doméstica básica para mulheres.

Coletivo Cabeças – Artistas e cabeleireiras paulistanas que cortam cabelo e fazem outros serviços, como manicure e barba, através de intervenções cênicas e audiovisuais. Exploram o experimental e quebra de padrão, além de um brechó que não está separado por gênero. Camila Machado, figurinista, e as artistas Juliana Carvalho, as irmãs Bruna e Tetê Sartini e Ana Elisa Cunha mantêm esse espaço na Bela Vista, região central da cidade de São Paulo (SP).

Denise Leme – Começando com a venda de mini ramalhetes hidratados nas ruas da Vila Madalena e Jardins (SP), a estilista e florista começou o Charme no Detalhe, que fornece arranjos florais para diferentes ocasiões, desde presentes, para festas, eventos empresariais e ações sociais. Estende esse talento para ações sociais de forma voluntária, como festas beneficentes e o Flores na Rua. Por esta atividade, ajudou a entregar 100 bolsas kits para mulheres em situação de rua, contendo itens de higiene, agasalhos, alimentos e um botão de rosa no Dia Internacional da Mulher.

Mulheres de Impacto –  No canal de financiamento coletivo da Benfeitoria, desenvolvido em parceria com a Think Olga e a ONU Mulheres, dez empreendimentos liderados por mulheres inspiradoras. São elas: Thaiz Leão Gouveia (Mãe Solo), Élida Aquino, Bárbara Vieira, Graucianna Santos (Afrôbox), Raquel Oliva, Lia Oliva (Comparto), Manuela Galindo, Joana Pires (#DeixaElaEmPaz), Emily Blyza, Aline Silveira, Lhaís Rodrigues, Renata Albertim, Thaísa Queiroz, Carol Cani (Mete a Colher), Cris Lustosa (Desabafa), Teresa Rocha (Bonita Também), Cristiane Brosso, Vanessa Bertelli (Longarina), Coletivo Feminicidade e banda Cores de Aidê. Foram R$ 235.377,00 arrecadados para os oito projetos financiados, que colocarão em prática seus planos de ação mais urgentes. Se contarmos as quatro iniciativas que não atingiram a meta, mas que continuam merecedoras de apoio e admiração, são somados R$ 253.227,00.

Nina ValentiniCom o movimento Arredondar, onde é diretora-executiva e cofundadora, é uma das finalistas no Empreendedor Social de Futuro, prêmio a ser entregue voltado para líderes de até 35 anos. O projeto funciona como uma ponte entre instituições, doadores e varejistas, que ajuda no custeio de ONGs, voltadas às causas socioambientais, por meio de um sistema inovador de coleta de doações na boca do caixa, onde o consumidor pode optar por arredondar a compra em benefício das instituições.

Sampa Tattoo – Primeiro estúdio só com tatuadoras de São Paulo (SP). Neste ano, junto com a HPEt, realizaram o 1º Pet Day Tattoo, evento que arrecadou doações e fundos para compra de ração, remédios e produtos de limpeza para diversas entidades que resgatam animais abandonados ou fazem adoção.

Vania Ferrari – Neste ano a proprietária e consultora da Pensamentos Transformadores, empresa que realiza palestras, seminários, workshops e stand ups corporativos para clientes como Itaú, Telefônica | VIVO, Shell, Trifill e HSM, lançou o segundo livro, Crônicas do Bizarro Mundinho Corporativo. No exemplar apresenta as próprias experiências, mais de 25 anos de carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais, destacando métodos antigos aplicados em negócios, que, na verdade, precisam ser reinventados. Por causa de alguns feedbacks que recebeu ao apresentar o livro anterior Manual de um Gerente a Beira de um Ataque de Nervos, como o assédio moral no local de trabalho e não saber como se posicionar,  ela reuniu novas narrativas no título atual.

ESPORTES

Amanda Nunes –  A baiana se tornou a primeira atleta feminina brasileira campeã UFC (Ultimate Fighting Championship), principal torneio de MMA do mundo, ao derrotar Miesha Tate e conquistar o cinturão da categoria peso-galo. Amanda é também  a primeira atleta assumidamente homossexual a ser dona de um cinturão na competição. Ela agora se prepara para defender o cinturão contra Ronda Rousey, numa luta que acontece ainda em dezembro de 2016.

Edneusa Costa – Em sua primeira participação em Paralimpíadas (na Rio 2016) e também sua primeira maratona internacional, a paratleta conquistou o bronze e se tornou a primeira brasileira a ter medalha nesta prova, seja em Olimpíadas ou em Paralimpíadas.

Emily Lima – Vice campeã da Copa do Brasil no comando do São José (SP), Emily agora é técnica, à convite pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. A primeira mulher a exercer esta função na história

Futebol Feminino – Após sair das Olímpiadas Rio 2016 sem medalhas, os noticiários repercutiram que a Seleção brasileira de futebol feminino corria risco de ser extinta pela CBF. Dirigentes da Confederação justificaram a medida alegando terem investido na equipe que não retornou com o resultado desejado, mesmo sendo um problema antigo: a camada feminina recebe menos investimento e incentivo. Mas a esperança aumentou quando a Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) aprovou regulamento que, a partir de 2019, os clubes de futebol só poderão participar da Libertadores e da Copa Sul-americana se mantiverem times femininos, os ajudando no desenvolvimento das jogadoras. Além disso, as equipes femininas poderão se inscrever em competições organizadas pelas federações de cada país.

Isadora Cerullo – O rúgbi se destacou não só em campo com a seleção brasileira, que ficou na 9ª colocação da Rio 2016, considerado bom resultado já que este esporte ainda não é tão popular por aqui. A jogadora Isadora Cerullo foi pedida em casamento pela namorada Marjorie Enya e o acontecimento repercutiu na imprensa e redes sociais. Em uma entrevista a Época, a jogadora afirmou que considera importante as pessoas verem manifestações de amor como essa de modo normal, com admiração e respeito.

Lúcia Teixeira – Prata na categoria até 57kg do judô para pessoas cegas, foi a primeira mulher a conquistar uma medalha para o Brasil nesta edição dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e também a primeira medalha brasileira para a modalidade na história da competição.

Marineide Silva – Criadora do Projeto Vida Corrida, que muda vida de crianças e famílias no Capão Redondo, em São Paulo (SP), por meio do atletismo, a maratonista participou do revezamento da tocha Olímpica para os Jogos Rio 2016 e ganhou o Prêmio Cláudia na categoria trabalho social.

Rafaela Silva – A judoca conquistou o ouro para o nosso país durante as Olímpiadas 2016. Foi durante a Rio 2016 que Rafaela teve trajetória de luta e conquistas mais conhecidas pelo público, como mulher negra, periférica e lésbica. Sua vitória representou também a superação dos ataques preconceituosos que recebeu ao longo dos anos. Recentemente ela passou a integrar a equipe de embaixadores dos Jogos Olímpicos Escolares da Juventude, que incentiva a prática esportiva entre jovens de 12 a 17 anos.

Verônica Hipólito –  Além de superar o seu próprio tempo no atletismo, a corredora também estabeleceu o novo recorde paralímpico durante uma prova eliminatória para a final das Paralimpíadas. Aos 20 anos, Verônica encerrou sua participação no evento com duas medalhas, uma de prata e outra de bronze.

Internacional:

Fu Yuanhui  – Medalhista de bronze nos 100 metros costas na Rio 2016, a nadadora conquistou o público com seu entusiasmo. Depois dos Jogos, ela levantou uma discussão importante, ao falar abertamente sobre como sua menstruação atrapalhou seu desempenho durante uma competição na China, país onde o assunto é considerado um grande tabú.

Melissa Stockwell – Ex-militar do exército americano, Melissa foi designada para a Guerra do Iraque, depois dos atentados de 11 de setembro, onde perdeu uma perna em combate. Quinze anos depois, ela se firma como triatleta, conquistando sua primeira medalha paralímpica, de bronze, na Rio 2016, no dia 11 de setembro.

Oksana Chusovitina – Ginasta uzbequistanesa foi a mais velha dessa modalidade a competir nas Olimpíadas 2016. Aos 41 anos, esta foi sua última participação em eventos esportivos. Mostrou para as gerações mais jovens como é possível manter-se ativa e que talento não tem prazo de validade.

Serena Williams – A tenista norte-americana conquistou sua sétima vitória no tradicional Torneio de Wimbledon, na Inglaterra, e se firmou como a atleta mais bem paga de 2016.

Yusra Mardini – Exemplo de superação e garra, a nadadora síria participou dos Jogos Rio 2016 pela Equipe Olímpica de Atletas Refugiados. Com o seu país em guerra há anos, a atleta fugiu do conflito nadando e ajudou a salvar 19 pessoas de um barco encalhado que tentavam o mesmo. Ela pretende continuar treinando para participar das próximas Olimpíadas.

Zulfiya Gabidullina – Aos 50 anos, a nadadora do Cazaquistão conquistou ouro paralímpico e quebrou um recorde mundial na piscina da Rio 2016.

INSPIRAÇÃO

Beatriz Franco – Um post da jornalista sobre a profissão de balconista foi compartilhado por mais de 54 mil pessoas, repercutiu na imprensa e a fez enxergar outras possibilidades. Tanto que desenvolveu o blog Posso Ajudar?, com diferentes reflexões sobre atitude, trabalho, religião, amor e família, além de diferentes fatos que estão em pauta.

Bela Gil – A chef de cozinha e apresentadora também transmite seu estilo de vida saudável no Canal da Bela, disponível no YouTube, onde tira dúvidas e apresenta alternativas de exercícios físicos e alimentação, com quadros como Lancheira da Flor. Lá ainda esclarece pontos do parto humanizado, outro assunto que a fez ser alvo de críticas e elogios na internet, todas levantando o poder de escolha das mulheres como principal ponto.

Dalvina Borges Ramos – Diarista de São Paulo (SP), economizou R$ 150 mil e contratou profissionais da Terra e Tuma Arquitetos Associados para reformar sua casa na Vila Matilde. O resultado final resultou em uma obra que foi vencedora como melhor construção no prêmio Building of the Year 2016, realizado pelo site internacionalArchDaily.

Daniele Toledo – Lançou o livro Tristezas em Pó, onde conta sua história de superação. Presa injustamente sob a acusação de matar a própria filha recém-nascida, Daniele fala sobre o estupro que sofreu no hospital onde a bebê foi internada e sobre as torturas que sofreu na cadeia.

Lea T – A estilista e modelo se destacou ao ser a primeira mulher trans a conduzir o Time Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 desde que o evento foi criado, em 1896, carregando o nome do país em frente aos atletas. Em entrevista ao programa Estúdio i da Globo News, ela aproveitou a oportunidade para destacar a luta de todas as mulheres trans no Brasil, que lutam para viver em uma sociedade transfóbica sem os mesmos privilégios que ela teve ao longo da vida.

Neon Cunha – A designer de 44 anos é a primeira mulher trans no Brasil a conseguir na Justiça o direito de mudar de gênero e de nome sem passar por avaliação médica. A decisão foi assinada pelo juiz Celso Lourenço Morgado da 6ª Vara Cível de São Bernardo do Campo (Grande SP), em novembro, depois de muita persistência por parte de Neon, que também lutou pelo direito à morte assistida, caso não conseguisse vencer a briga com a Justiça.

Raissa Santana – Representando o estado do Paraná, é a primeira Miss Brasil negra eleita desde Deise Nunes, em 1986. A edição de 2016 do concurso ficou marcada pelo recorde de concorrentes negras, contando com Raissa, foram 5: Victoria Esteves (BA), Deise D’Anne (MA), Mariana Theol (RO) e Sabrina Paiva (SP).

Xanaxou – Coletivo musical feminista que tem se apresentado no Rio de Janeiro pela sororidade – a mulher e seu lugar social – com teatro, poesia e misticismo. O grupo é integrado por Ana Cláudia Lomelino, Bel Baroni, Camila Costa, Clara Cosentino, Giulia Drummond Battesini, Ju Storino, Laura Lavieri, Mari Romano, Paola Alfamor, Poliana Pieratti, Larissa Conforto e Rafaela Prestes.

Internacional:

Fati Abubakar – No Instagram Bits of Borno, a fotógrafa nigeriana e muçulmana deixa o registro de um outro lado de Maiduguri, capital de Borno, onde nasceu. O estado de Borno está ocupado pelo grupo extremista islâmico Boko Haram, que oprime por vários tipos de violência, como assassinato de civis e o sequestro de meninas para torná-las escravas sexuais. Mas Fati fotografa a vida que ainda persiste na região, como comércios, crianças brincando e jovens experimentando os diferentes estilos de se expressar, de se vestir. Atualmente a conta tem mais de sete mil seguidores.

Paola Carosella – Nascida na argentina, a chef de cozinha tem trabalho fixo no Brasil,incentivando a agroecologia e o consumo dos alimentos orgânicos, colaborando com grupos como os associados da Cooperapas, ao comprar esses produtos para suas receitas no restaurante Arturito. Outro apoio foi para os estudantes de São Paulo (SP), cozinhando para os que estavam na escola Fernão Dias Paes durante ocupação das escolas públicas estaduais contra o fechamento e reorganização anunciados pelo governador Geraldo Alckmin, no fim de 2015.

Zianna Oliphant  – A garota norte-americana de nove anos fez discurso emocionado sobre o racismo e a alta taxa de violência policial que vem destruindo a população negra dos Estados Unidos e viralizou na internet.

Mulheres polonesas vencem parte da descriminalização do aborto – No início de outubro, várias mulheres vestidas de preto e de diferentes idades foram às ruas de 60 cidades da Polônia, como uma greve geral, para protestar contra medida do governo que queria proibir completamente o aborto legal. Se fosse aprovado, o regulamento também poderia prender mães e médicos, que recorrem pela forma clandestina, por até cinco anos. Os participantes do protesto se organizaram pelas redes sociais e informativos de megafones, fazendo o governo não seguir com nova legislação. Assim, a Polônia continua com o aborto em casos de gravidez de risco para a vida da mãe, estupro ou incesto e má formação do feto.

Mulheres que participaram do ato #NiUnaMenos – O movimento nasceu na Argentina para lutar contra o feminicídio. Este ano, reacendeu uma onda de protestos que reuniu milhares de mulheres nas ruas de países da América Latina, depois do assassinato da jovem Lucía Pérez, que foi drogada, estuprada e empalada na cidade Mar del Plata, situada 400 quilômetros da capital Buenos Aires.

ESCRITA E LITERATURA

Amara Moira – A escritora trans lançou E se eu fosse puta, seu primeiro livro. Autobiográfica, a obra conta a transição pela qual passou e a experiência com prostituição. Maria Valéria Rezende, escritora, religiosa e autora do famoso Quarenta Dias que resultou no Prêmio Jabuti, assina o prefácio da obra de Amara.

Bárbara Bulhosa – A editora e diretora editorial da Editora Tinta da China fez parte da comissão em defesa dos ativistas angolanos que foram condenados à prisão por realizarem encontro coletivo para a leitura do livro Da ditadura à democracia, de Gene Sharp. O apoio é pelo grupo angolano, pela liberdade de expressão e debate plural.

Bianca Santana – A jornalista lançou o livro Quando me descobri negra, onde reúne relatos pessoais e de pessoas negras sobre como descobriram sua identidade e ancestralidade, a maioria, por meio de situações de discriminação racial.

Claudia Rankine – A poeta ativista é autora da reconhecida coleção de poemas Citizen, sobre racismo sofrido por afro-americanos nos EUA. Com esta obra ganhou a bolsa para gênios da fundação MacArthur, ao lado de outras 23 pessoas que receberam a doação de US$ 625 mil. Com isso, ela planeja investir em um instituto cultural para refletir sobre questão racial.

Clara Averbuck e Eva Uviedo – Por meio de financiamento coletivo, lançaram o livroToureando o Diabo, romance cuja narrativa, escrita por Clara, conta a história de Camila, uma mulher que decide revirar seus antigos diários e cadernos de anotações. Por isso, o texto está diretamente ligado com os desenhos, rabiscos e bilhetes feitos à mão por Eva. Clara Averbuck é uma das criadoras do site Lugar de Mulher e autora de, entre outros livros, Máquina de Pinball (2002); Das Coisas Esquecidas Atrás da Estante (2003) e Eu Quero Ser Eu (2014). Eva Uviedo é ilustradora e responsável por, entre outros títulos,Queria ter ficado mais (2015), Felinos: a luta pela sobrevivência (2015) e Como Viver em São Paulo Sem Carro (2012). A primeira parceria das duas aconteceu em 2008, quando lançaram, em coautoria, o livro Nossa Senhora da Pequena Morte e participaram da Mostra SESC de Artes com o projeto Poesia de Elevador.

Elaine Ramos, Florencia Ferrari e Gisela Gasparian – As ex-diretoras da extinta Cosac Naify se uniram e lançaram nova editora, a Ubu, com livro de literatura, arte, arquitetura, cinema e teatro, ciências humanas, fotografia, entre outros segmentos. O espaço fica no Largo do Arouche, em São Paulo (SP), com uma equipe formada por mulheres com o comando de Elaine, diretora de arte, Florencia, diretora editorial, e Gisela, diretora de operações.

Eva Furnari – A escritora e ilustradora lançou na Bienal do Livro de São Paulo o livroDrufs para crianças, mostrando a variedade de 16 famílias com o intuito de desconstruir os estereótipos impostos.  Os personagens que ilustram o título ganham vida com objetivos nas pontas dos dedos de Eva, possibilitando que os pequenos se inspirem e recriem em casa.

Gabriela Wiener – Escritora e jornalista peruana lançou Sexografias no Brasil, livro sobre liberdade sexual e por onde ela relata as experiências com o próprio corpo (“jornalismo gonzo”), desde poligamia até indústria pornô. Ela participou da FLIP deste ano, em mesa que recebeu o nome da obra e contou com outros convidados, como a escritora Juliana Frank.

Josélia Aguiar – A jornalista e historiadora baiana será curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2017, onde tentará incluir mais questões de movimentos sociais. No próximo ano também está previsto o lançamento de seu novo livro – Jorge Amado – uma biografia.

Marcia Tiburi  – A escritora e filósofa lançou o livro Uma fuga perfeita é sem volta, onde apresenta a história de Klaus, um brasileiro radicado na Alemanha que enfrenta a dificuldade de se expressar, conflito com o próprio corpo, a distância com as pessoas e a solidão.  No livro, sua narrativa conversa com os tópicos gênero, classe social, religião, raça, globalização, preconceito e opressão.

Mel Duarte – A poeta paulistana venceu o Rio Poetry Slam, campeonato de poesia falada que aconteceu na Flupp (Festa Literária das Periferias). Ela é a primeira mulher a vencer esta competição internacional, que também é a primeira do gênero na América do Sul. Antes do prêmio, Mel viralizou na internet com o vídeo de sua apresentação na Flip(Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano.

Paula Gabriela, Evelyn Sacramento, e Adriele Regine Todas são mestrandas em Estudos Étnicos e Africanos no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (BA) e criadoras do projeto Lendo Mulheres Negra. Com a ajuda de outras colaboradoras negras, promovem encontros literários para debater e conhecer obras de escritoras negras, proporcionando um espaço de trocas de ideias a partir das leituras. Os encontros mensais acontecem no CEAO, Centro de Estudos Afro-orientais de Salvador (BA).

Rita Lee – Oficialmente aposentada dos palcos, a cantora conta sua própria história emRita Lee – uma autobiografia, livro que começa narrando um abuso que Rita sofreu aos seis anos de idade e vai até sua carreira de sucesso, passando, é claro, pelo início na música com a banda Os Mutantes.

Teresa de la Parra (1889-1936) – O livro Ifigênia da escritora franco-venezuelana chega ao Brasil, apresentando a história da jovem personagem Maria Eugenia Alonso que escreveu por estar entediada no começo do século XX. Com forte linha feminista, a narrativa mostra a protagonista venezuelana se sentindo limitada no padrão que querem lhe impor, a de mulher voltada apenas aos filhos e casamento, além de argumentos ainda recorrentes nos dias atuais.

Internacional:

Angela Davis – Filósofa norte-americana e militante pelos direitos civis, teve seu livro Mulheres, Raça e Classe traduzido no Brasil, após 35 anos do primeiro lançamento. Na obra, a ativista aponta a relação entre racismo, patriarcado e capitalismo, além do estupro e a luta das mulheres, temas ainda presentes e com debates cada vez mais necessários. Presa em 1970, quando integrava o movimento Pantera Negra, Angela é grande representante da emancipação da mulher negra.

Jessica Bennett – A jornalista norte-americana lança o livro Feminist Fight Club – An Office Survival Manual For a Sexist Workplace (Clube da Luta Feminista – Manual de Sobrevivência no Escritório para Ambientes de Trabalho Sexistas), no Brasil. Com bom-humor, ela mostra as próprias experiências diante de atitudes machistas no trabalho, como os colegas apontarem TPM como causa de uma reação mais assertiva, e dá conselhos para as mulheres que passam por situações semelhantes.

Roxane Gay – blogueira e escritora norte-americana que ficou conhecida pelo livro Má Feminista, se tornou a primeira mulher negra roteirista de quadrinhos da Marvel, passando a ser responsável pelas histórias do herói Pantera Negra.

MÚSICA

Alcione – Neste ano a cantora lançou o projeto Boteco da Marrom, no bairro Barra da Tijuca (RJ), como uma vitrine de novidades que estão surgindo no samba.

Alt Niss, Drik Barbosa, Karol de Souza, Mayra Maldjian, Stefanie, Tássia Reis, Tatiana Bispo – Juntas comandam o Projeto Rimas & Melodias, music session no estilo de encontro entre rimadoras, cantoras, DJs e produtoras. O coletivo propõe desconstruir modelos para expandir a presença da mulher, especialmente a negra, não só meio do rap, R&B e soul, como também na sociedade. Realizaram a primeira apresentação no início deste ano, na Casa Brasilis, e vem encantando com shows em outros lugares, como Sesc Interlagos e na 9ª Mostra Cultural da Cooperifa, na cidade de São Paulo (SP).

Ângela do Amaral, Camila Silva Inocêncio, Carla Verônica Pronsato, Cibele Palopoli e Gabrela Silveira de Andrade – Formam “Elas no Choro”, projeto do clube do choro de São Paulo, com músicas de Lina Pasce, Chiquinha Gonzaga e outras compositoras deste estilo musical que defenderam os direitos das mulheres. Apresentaram-se a partir do Dia da Mulher, com encontros durante o primeiro semestre.

Assucena Assucena e Raquel Virgínia – Mulheres trans e vocalistas da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que busca passar pelas músicas as expressões das mulheres, das trans e, como os próprios integrantes pregam, “de ser o que é”, com o disco Mulher. O grupo, formado por amigos que se conheceram no curso de História da USP, tem influências musicais da Tropicália, xote e Clube da Esquina.

BlubellEm 2016 lançou o quinto disco de sua carreira, Confissões de Camarim, misturando jazz, ska, bolero e rock, disponível em plataformas digitais e versão física. Paralelamente, a artista apresenta o show Blubell canta Madonna, fazendo uma releitura acústica e teatral de hits da cantora pop.

Dona Onete – Cantora, compositora e poetisa paraense, 77 anos, que retornou ao cenário musical com o disco Banzeiro (2016) pelo selo Natura Musical. Carimbó, samba de cacete e a vida ribeirinha estão presentes no álbum, ritmos e culturas que ela divulga pelo Brasil por meio das novas canções, e todas autorais. Sua carreira deslanchou ao se aposentar, com músicas reconhecidas por aqui e em outros países. Antes, era professora de História em escolas do Pará. Ela é símbolo de que não tem limite para atuar e se destacar em novas áreas.

Ellen Oléria – A cantora lançou seu quarto e mais recente disco, chamado Afrofuturista, que fala sobre identidade e ancestralidade negra, em um ritmo que resulta da mistura de rap e funk. Afrofuturista foi um sucesso no iTunes e, superando as expectativas de um mercado em declínio, vendeu 15 mil cópias físicas em alguns meses de venda.

Elza Soares – Com o álbum A Mulher do Fim do Mundo, lançado no fim de 2015, a cantora levou o prêmio de melhor álbum de música popular brasileira no Grammy Latino 2016 e de melhor álbum pela Academia Paulista de Críticos de Artes (APCA) e pelo Prêmio da Música Brasileira. Para além da música e focando em seu engajamento contra o racismo, a cantora recebeu também o prêmio Raça Negra.

Esperanza Spalding – A cantora e contrabaixista que já tem prêmios como Grammy, lançou o disco Emily’s D+Evolution. No recente álbum, ao invés de se concentrar no jazz, ela explora o R&B, rock progressivo e sintetizadores , sendo co-produtora e contou com o Tony Visconti, responsável pela produção de alguns discos de David Bowie.

Isis Carolina Vergílio – Produtora musical, trabalhando ao lado de artistas como Tássia Reis, é ativista pelas mulheres negras empreendedoras com a Afro Creators. Foi mestre de cerimônia da 2ª Marcha do Orgulho Crespo de São Paulo, realizada em agosto, e que apontou a importância da cultura negra reunindo várias mulheres no vão do MASP.

Karina Buhr – Além da compositora baiana se apresentar com Selvática, disco com forte mensagem feminista e identidade visual que simboliza força e liberdade, ela mantém um fanzine feminista intitulado Sexo Ágil para que o machismo não cale mais questões tão importantes a serem divulgadas e esclarecidas. Neste ano o aborto foi o tema, lançado na internet e contou com colaboração de ativistas como a blogueira Jéssica Ipólito e a ilustradora Camila Fudissaku.

Karol Conka – A rapper curitibana ganha mais espaço não só pelo talento na música e rimas. Além do videoclipe Poder, com referências ao Candomblé e lançado este ano como uma prévia do que tem no próximo disco, ela participou de grandes eventos e ganhou destaque no cenário nacional. Ultimamente também se destacou com a música 100% feminista, composta em parceria com MC Carol, que prima pela independência da mulher, citando personalidades fortes como Dandara dos Palmares, Elza Soares e Frida Kahlo.

Lay – Rapper negra de São Paulo (SP) lançou este ano o EP 129129, carregado de letras feministas e de combate ao racismo.

Mahmundi – Nome artístico da cantora e multi-instrumentista carioca Marcela Vale, que produziu o próprio CD – Mahmundi (2016) – explorando o pop e sintetizadores que vêm chamando atenção na cena indie. O álbum já foi indicado ao Prêmio APCA como um dos melhores de 2016, concorrendo ao lado de discos como Tropix, da Céu.

Maiara & Maraísa – Para driblar o universo masculino que domina na música sertaneja, a dupla busca falar da realidade da mulher e tem composições gravadas por artistas como Jorge & Mateus. No segundo semestre estão focadas na gravação de novo disco e DVD.

MC Carol – A rapper e funkeira lançou o álbum Bandida, com uma forte mensagem já passada nos singles Delação Premiada e 100% feminista, composta em parceria com Karol Conká. Na primeira, também autoral, ela canta a desigualdade social e repressão policial sofrida pelas comunidades, mostrando a diferença de tratamento dada a criminosos apontados pela Operação Lava Jato. Na segunda música, prima pela independência da mulher citando personalidades fortes como Dandara dos Palmares, Elza Soares e Frida Kahlo.

MC Linn da Quebrada – Funkeira em defesa da comunidade LGBT, se denomina negra, trans e periférica, com forte presença de palco durante suas apresentações.  Ao lançar o videoclipe para o novo single, Enviadecer, apresenta a opressão que também existe dos gays discretos contra as “escandalosas”, e que a expressão que dá nome a música se trata mais de atitude do que se classificar como gay. Também mantém seu ativismo em ações como quando ajudou a formar a Associação de Travestis de Santo André – ATRAVESSA.

MC Mayara – Para a semana do Orgulho LGBT, em junho, a funkeira lançou a músicaClose Certo, com trechos como “pra curar preconceito, eu  prego a desconstrução” e“não adianta reclamar nem criar regra pra mim”.

Naiara Azevedo – Cantora sertaneja estourou com as músicas Coitado e Parceira de Copo, além de lançar o DVD Totalmente Diferente. Escreve letras de “sofrência”, trazendo a visão da mulher e valorizando o amor próprio.

Nina Oliveira – A voz doce da jovem cantora de 19 anos apresenta o lugar da mulher negra, violência sexual, pobreza e escravidão, entre outros temas. Este ano, se destacou com as músicas como Disque Denúncia (composta em parceria com Gabrielle Rainer e Gabriella Nunes). Ela agora se prepara para lançar seu primeiro disco, Ciranda de Dandara, no primeiro semestre de 2017.

MC Sara Donato e MC Issa Paz – As duas formam uma dupla de hip-hop e lançaram o álbum RAP Plus Size, carregado de letras contra o machismo, gordofobia, anti-padrões estéticos. Além do álbum, se destacaram, ao lado de Souto Mc e Luana Hansen, pela música Machocídio.

Simone & Simaria – As irmãs formam a dupla sertaneja em um estilo musical onde a mulher ainda é colocada como objeto muitas vezes. A música Ele Bate Nela, por exemplo, retrata a violência contra o gênero feminino. Misturando sertanejo com forró, o trabalho mais recente é o DVD Simone e Simaria Live e Convidados, lançado este ano.

Verónica Decide Morrer – De estilo post-punk e new wave, a banda de Fortaleza lançou disco homônimo este ano, o primeiro da banda liderada pela vocalista (e mulher trans) Verônica Valentino. O grupo ficou conhecido por protestar pela diversidade sexual nas letras acompanhadas de apresentações performáticas.

Yzalú – Com letras poéticas e, ao mesmo tempo, que combatem o racismo, machismo e preconceito direcionado às pessoas com deficiência, a rapper de São Bernardo do Campo (SP) lançou o primeiro disco, Minha Bossa é Treta, misturando o rap com reggae, MPB e samba. O lançamento virtual foi no Dia Internacional da Mulher.

Internacional:

Akua Naru – Com influências do afrobeat e R&B, a compositora norte-americana veio a São Paulo (SP) em outubro para apresentar seu hip hop misturado ao jazz do disco The Miner’s Canary Já colaborou com grandes nomes, como Angelique Kidjo (The Roots) e o brasileiro Lamau, e tem em suas rimas forte engajamento social.

Alicia Keys – A cantora divulgou carta aberta, publicada no site Lenny Letter da roteirista e atriz Lena Dunham, onde explica porque não usará mais maquiagem. Um dos motivos foi cansar dos padrões de beleza impostos às mulheres. Lançou em novembro o álbum Here, com composições como In Common, e com identidade visual que já traz a nova Alicia.

Beyoncé – Nesse ano lançou o CD Lemonade com todas as músicas de própria autoria e co-produzidas por ela. Racismo, empoderamento negro, independência da mulher, direito civil e violência policial estão entre os temas tratados no disco, que leva esse nome pela crença de escravos norte-americanos que beber limonada poderia clarear a pele.  

M.I.A. – Ativista pelos movimentos sociais e contra opressão governamental, lançou em 2016 o álbum AIM, com o clipe para o single Borders, retratando a questão dos refugiados.

Solange Knowles – A cantora lançou o disco A Seat at the Table, com músicas que abordam o racismo, misoginia e questões da identidade negra. Na canção Don’t Touch My Hair ela enfatiza os traços afros, que ainda são pouco valorizados.

MODA

Ana Paula Xongani – A estilista negra veste famosas como Sheron Menezes e Taís Araújo e tem um projeto onde produz vestidos de noiva de inspiração africana. Neste ano, ganhou destaque no YouTube, falando sobre representatividade e racismo.

Angela Luna – A estilista desenvolveu roupas adaptáveis que viram abrigo, ou se tornam flutuantes para refugiados, como sacos e tendas. Com esta coleção foi considerada estilista do ano na Design Parsons School, de Nova Iorque (EUA).

Bouchra Jarrar e Maria Grazia Chiuri – Estilistas da Lanvin e Christian Dior, respectivamente, que comandaram coleções na Semana de Moda de Paris, que este ano abriu mais espaço para as mulheres. A primeira misturou cortes masculinos e femininos nas peças, enquanto que a segunda trouxe mensagens feministas estampadas nas roupas.

Nátaly Neri – A youtuber negra se tornou influenciadora digital com o Afro e Afins, atualmente com mais de 110 mil inscritos e por onde dá dicas de moda e beleza para a mulher negra envaidecer o que tem de melhor e sem gastar muito. Autonomia intelectual e econômica para maior empoderamento da mulher são outros assuntos discutidos no canal.  É estudante de Ciências Sociais na UNIFESP, concentrando estudo no recorte étnico-racial. Foi uma das convidadas do evento Teia, realizado pela GNT e voltado à importância da empatia, da coletividade e sororidade.

POLÍTICA

Ana Paula Braga e Marina Ruzzi – Criadoras do Braga & Ruzzi – Advocacia para mulheres, as advogadas feministas são especializadas nos direitos das mulheres e desigualdade de gênero, oferecendo assistência jurídica, consultiva e contenciosa. As advogadas vem rebatendo o Projeto de Lei no Congresso Nacional (PL 07/16), que pretende alterar Lei Maria da Penha, colocando mulher como vítima, além de não prever orçamento para delegacias especializadas no atendimento à mulher ficarem disponíveis por 24 horas. Ana Paula e Marina defendem o termo “mulheres em situação de violência” já utilizado no texto original da lei.

Áurea Carolina – Mestre em Ciência Política pela UFMG (MG), especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona, a candidata do PSOL foi eleita a vereadora de Belo Horizonte com maior número de votos (17.420). Negra e feminista, apoia as causas das mulheres, dos negros e da juventude. Durante a eleição deste ano, a cientista política e outros candidatos ao posto de vereador do estado mineiro se uniram pelo site somosmuitas.com.br, onde é possível conhecer as propostas dos candidatos trans, indígenas, entre outros, que se importam com os direitos humanos, questões LGBTQ+ e inclusão de todos para uma vivência cada vez melhor.

Carol Protesto – Com 19 anos, a estudante de Sociologia e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (SP), integrou não só o movimento dos secundaristas durante ocupação das escolas estaduais em 2015, como também se candidatou a vereadora na capital paulista pelo PT. Com propostas focadas na população jovem, mulheres, indígenas, negros, LGBTs, população em situação de rua, profissionais da cultura, pessoas com religião de matriz africana, entre outras, ela conseguiu 516 votos. Não o suficiente para se eleger, mas pretende continuar colaborando com a política da cidade.

Cristiana Bento – Quando passou a comandar equipe de investigação do estupro coletivo à garota de 16 anos do Rio de Janeiro, em maio, a delegada da Polícia Civil mostrou evidências que, de fato, ocorreu o crime, considerou a denúncia da adolescente e não adotou aquela abordagem costumeira de culpar a vítima. Ela ajudou na agilidade da prisão preventiva dos suspeitos identificados no vídeo, enfrentando colegas de trabalho contrários à medida e parte da comunidade aliada ao tráfico. Sua trajetória profissional passou por locais como a Delegacia de Mulheres de Duque de Caxias (RJ) e atualmente é delegada titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima.

Djamila Ribeiro – Filósofa e fundadora do Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidades, atuou também como secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. Sua gestão ajudou a pautar a mídia sobre questões raciais e de direitos humanos, além de aproximar militantes das ações da administração.

Margarida Maxacali e Diva Maxakali – A cidade de Santa Helena de Minas (MG) elegeu representantes mulheres indígenas. As duas são candidatas do PRB, sendo Margarida como a segunda vereadora mais votada e Diva como vice-prefeita. As duas também são trabalhadoras rurais.

Maria da Penha Maia Fernandes – A farmacêutica bioquímica formada pela Universidade Federal do Ceará e mestre em parasitologia pela USP, dá nome a Lei Maria da Penha, que completou 10 anos em agosto. Em outubro ela recebeu premiação Hors-Concours no 21º Prêmio Claudia, pela sua contribuição ao combate da violência doméstica, que começou quando foi quase assassinada pelo ex-marido nos anos 1980. Maria também pode ser uma das pessoas cotadas para o Prêmio Nobel da Paz 2017, com confirmação a ser divulgada em fevereiro do próximo ano. A possibilidade foi anunciada durante sessãosolene do Congresso Nacional e que pode ser uma indicação conjunta entre Senado e Governo do Distrito Federal.

Marielle Franco – Candidata do PSOL, se elegeu vereadora no Rio de Janeiro, com propostas feministas e para a periferia. Negra e criada na favela da Maré (RJ), é formada em Sociologia pela PUC-RJ e Mestre em Administração Pública pela UFF-RJ.

MeRepresenta – Lançada em setembro, a ferramenta foi constituída pelas campanhas #VoteLGBT, #AgoraéQueSãoElas, a Rede Feminista de Juristas (#DeFEMde), a Rede Nossas Cidades (Meu Rio, Minha Sampa, Minha Porto Alegre e Meu Recife), a organização não governamental CFEMEA e o grupo LGBT Brasil, e tem como principal porta-voz Evorah Cardoso. A #MeRepresenta ajudou eleitores a localizar candidatas e candidatos às Câmaras Municipais que defendem os direitos humanos, igualdade de gênero, questões raciais e de orientação sexual e agora está com uma campanha de financiamento coletivo a fim de coletar verba para prosseguir com o projeto.

Sâmia Bomfim – Membro do coletivo feminista Juntas, é a primeira vereadora do PSOL a ser eleita em São Paulo. A militante de 27 anos faz parte do movimento Bancada Ativista, recebeu mais de 12.400 votos e se voltará às discussões de gênero, apoio para o funcionamento 24h das delegacias da mulher, direito à cidade, igualdade salarial e outras causas. Formada em Letras pela USP, também é funcionária pública nesta universidade e faz parte do Sintusp (Sindicato dos trabalhadores da Universidade de São Paulo). Ela fez parte da organização de diversas mobilizações, uma delas contra a PL5069, proposto pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que limita o atendimento à mulher que passou por violência sexual.

Internacional:

Virgínia Raggi – A advogada e candidata do partido antissistema Movimento 5 Estrelas foi eleita em junho, com 67% dos votos, como primeira prefeita de Roma. Noticiários mostraram que a população buscou nela como uma alternativa às gestões corruptas de anos anteriores. Mas ela vem sendo criticada ao anunciar que a cidade não tem interesse em sediar Olimpíadas de 2024 por não ter verba o suficiente para investir. Tal comportamento é visto como impopular pela parcela conservadora da cidade.

Yuriko Koike – A Socióloga pela Universidade do Cairo (EGT), ex-ministra do Meio Ambiente e da Defesa é a primeira mulher eleita governadora de Tóquio (partido Liberal Democrata), com 62% dos votos, anunciada em julho. Ela já tem em mãos o desafio de acompanhar os preparos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020 e está fazendo mudança trabalhistas na capital japonesa. Determinou que nenhum funcionário do governo deve trabalhar após as 20h, principalmente mulheres com filhos e busca ampliar participação feminina no mercado de trabalho. Quando ministra do Meio Ambiente, ficou conhecida pela campanha cool biz, para os homens do ministério deixarem de lado a gravata durante o verão para economizar o ar-condicionado, virando hábito nas empresas privadas.

SAÚDE

Debora Diniz – Pesquisadora sobre saúde, feminismo e direitos humanos, a antropóloga, pela UnB, e professora de Bioética na mesma universidade lançou o livro Zika, do sertão nordestino à ameaça global. Além de lembrar o início, em 2014, como doença indecifrável, a obra é fruto da imersão que a autora fez no nordeste, no 1º semestre de 2016, acompanhando as mães de bebês com microcefalia, relatos de médicos, de pesquisadores e a desavença entre eles ao longo dos estudos sobre o surto do vírus.

Elcylene Leocádio – A médica especializada em Saúde Pública, militante e feminista lançou o livro Outubro Rosa – Do muito que há por ser dito como forma de desmistificar o câncer de mama, doença com a qual foi diagnosticada em 2014. Pela narrativa, ela lembra que é importante não se culpar, não tratar o tumor como inimigo e que a feminilidade vai além dos seios e cabelos. E está com um crowdfunding para viabilizar o projeto Nu Espelho, que vai se tornar um site e formação de voluntárias para grupos terapêuticos para mulheres com câncer de mama e seus acompanhantes (família/amigos) de baixa condição socioeconômica.

Eliana Abdelhay – A biofísica, coordenadora e fundadora da Divisão de Laboratórios do Centro de Transplantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) desenvolveu uma forma menos invasiva e mais rápida para diagnosticar o câncer de mama, por meio de amostras de sangue. Ela busca comprovar eficácia para que daqui três anos possa substituir a mamografia, e tornando-se cada vez mais exame de rotina entre as mulheres. Sua pesquisa mostra que os biomarcadores do câncer podem ser identificados no sangue periférico, possibilitando análise não invasiva. A OMS aponta o câncer de mama o mais comum entre as mulheres. Eliana fundou o primeiro laboratório de organismo geneticamente modificado do Brasil, na UFRJ.

Érica Lourenço, Raquel Nantes e Márcia Furlanetto – As doulas estão à frente da concepção da Casa Materna, lançada em Santo André (SP) para assistência humanizada ao parto, buscando o empoderamento da maternidade e paternidade. Além de rodas de conversa gratuitas para esclarecer vários assuntos em torno do parto humanizado, o local vai oferecer serviços de especialistas a custos acessíveis, como médicos, ioga, musicalização e teatro infantil. Raquel Nantes também integra a MaternaMente, grupo que promove debates sobre políticas públicas voltadas a autonomia da gestante.

Graziela Kunsch – A artista plástica propôs a Clínica pública de Psicanálise na Vila Itororó, junto com os psicanalistas Tales Ab’Sáber e Daniel Guimarães. Desde julho, psicanalistas atendem gratuitamente pacientes nos plantões aos sábados. Ela também é responsável pela formação de público da Vila Itororó e militante do Movimento Passe Livre-SP.

Maria Julia Wotzik – Coordenadora da plataforma Mapa do Acolhimento, que viabiliza terapias gratuitas às vítimas de estupro e outras violências sexuais em mais de 10 cidades do Brasil, um mapa colaborativo com avaliação de serviços públicos que oferecem atendimento humanizado, informações sobre legislações voltadas ao assunto e formulário online às mulheres que buscam esse suporte. Criada pela ONG Meu Rio, o coletivo #AgoraÉQueSãoElas e a organização Nossas Cidades, o projeto tem mais de 2500 voluntárias e 450 terapeutas. Foi lançado em julho, diante dos altos números deste abuso no país e após uma garota de 16 anos ser estuprada por 30 homens no Rio de Janeiro.

Internacional:

Alicia Raimundo – contra estigma direcionado às pessoas que sofrem com depressão, já se apresentou no TedxWaterloo e conferências pelo Canadá, seu país de origem. Outra forma que encontrou para falar sobre saúde mental foi escrevendo o livro Red Carnations, relatando a própria história com a doença. No blog Mental Health Superheroesclarece o tema com o objetivo de incentivar jovens a demonstrarem opiniões sobre a própria saúde mental. Neste ano apresentou palestra no One Young World, no Canadá, evento que convida jovens a aprenderem sobre empreendedorismo e liderança. Tem mais tem mais de 600 palestras apresentadas e é formada em Artes e negócios pela University of Waterloo.

TECNOLOGIA

Aline Silveira, Carol Dani, Emily Blyza, Lhaís Rodrigues, Renata Albertim, Thaísa Queiroz – Criadoras da Mete a Colher, rede colaborativa que surgiu em Recife (PE) a partir da Startup Weekend Women, voltada a sororidade para as mulheres que estão em algum relacionamento abusivo. Pela fanpage atendem pedidos de ajuda e relatos de quem já passou por esta situação. Em breve a rede se torna um app gratuito, em iOS e Android, a nível nacional para conectar mulheres de forma rápida e segura, com geolocalização e com auxílios em quatro categorias: apoio emocional, ajuda jurídica, abrigo temporário e oportunidades de trabalho.

Búh D’Angelo – Depois de alguns anos sem conseguir emprego, concentrou a expertise em Tecnologia da Informação no InfoPreta. Com serviços de informática, reciclagem e descarte correto de equipamentos eletrônicos, consultoria, cursos de TI e inclusão digital para moradoras da periferia paulistana, ela e equipe fortalecem esta área que ainda conta com poucas mulheres, principalmente negras. Com o projeto Notes Solidários da Preta, o empreendimento social também recebe notebooks que são doados para mulheres de baixa renda matriculadas no ensino superior, colaborando com a formação universitária. Neste ano o InfoPreta lançou canal no YouTube com dicas desde como fazer para localizar o HD até orientação para quem quer começar a programar.

Camilla Gomes – Com o coletivo MariaLab, promove oficinas de capacitação profissional em tecnologia e das ciências exatas para mulheres, para reunir as interessadas pela cultura hacker e incentivar participação feminina nessas áreas. Há oficinas de vários tipos, como a de jogos digitais e de WordPress+CSS+HTML. Neste ano, Camilla apresentou a palestra Procura-se um DvOps na Campus Party Brasil, exercitando ainda mais o Cyberativismo feminista. Maria, parte do nome do coletivo, é justamente para popularizar a divulgação do grupo e remete às cientistas com este nome, como a física Maria Goeppert Maye e a cientista Marie Curie.

Claudia Melo – PhD em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, professora adjunta na UnB e Conselheira do Mulheres na Tecnologia, é uma das principais palestrantes da Conferência Webbr com o tema A Web das Inovações de Gênero, analisando como as inovações de gênero resultam em soluções mais inclusivas e criativas para todos. Atualmente investiga padrões da língua portuguesa que podem distorcer colocações de gênero em conteúdos na web, em pesquisa para desenvolver tecnologias que detectam textos sexistas nos sites do Brasil, para em seguida sugerir correções. E no próprio site vem publicando uma série de artigos sobre a relação entre as mulheres e o universo da Computação, nomeada como O ideal feminino e a computação, onde apresenta experiências profissionais, pessoais, visões das comunidades, perspectiva filosófica e pesquisa científica.

Cristina Junqueira – A cofundadora do Nubank, cartão de crédito sem anuidade, sem um banco como intermediário e com todas as transações administradas por meio de um app no celular, ganhou o Prêmio Claudia 2016 na categoria Negócios com este feito. A Engenheira de Produção pela USP, criou o Nubank com o CEO David Veléz, um cartão livre de tarifas, de juros e que conta com mais de 5,5 milhões pedidos brasileiros.

Girls in Tech Brazil – A ONG promove palestras e engaja mulheres que trabalham com as novas tecnologias. Realizou, em São Paulo, a 1ª edição do Lady Pitch Night (LPN) da América Latina, competição de negócios em fase inicial focada em startups fundadas ou co-fundadas por mulheres. A vencedora foi a startup Brand Lovers, Market place de beleza, e o evento recebeu em torno de 80 inscritas de todo o país.  A ONG conta com várias representantes na direção executiva e como membros do conselho consultivo: Beatriz Meirelles, Estelle Rinaudo, Juliana Sampaio, Loana Felix Santos, Mariana Fonseca, Monique Almeida, Nayara Moia, Renata Frade e Soraia Andrade.

EM MEMÓRIA

Carmem Silva (1945 – 2016) – Nos anos 60, Carmen foi vencedora do concurso Um Cantor por um Milhão, um Milhão por uma Canção, na TV Record. Premiada com os troféus Roquete Pinho e Chico Viola, Carmen ficou conhecida pelos sucessos Espinho na Cama, Meu Velho Pai, Amor com Amor se Paga e Fofurinha, além do apelido de pérola negra. Aos 71 anos, a cantora faleceu em decorrência de uma parada cardíaca.

Luiza Helena de Bairros (1953 – 2016) – ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lutava contra um câncer de pulmão e faleceu no dia 12 de julho, em Porto Alegre.

Serena Assumpção (1977 – 2016) – O álbum póstumo Ascensão reúne 12 orixás do candomblé, cada um em uma faixa musical. Filha do cantor e compositor Itamar Assumpção e irmã de Anelis, Serena morreu em março em função de complicações causadas pelo câncer de intestino. O disco conta com várias participações, como Karina Buhr e Tulipa Ruiz.

Internacional:

Lucía Pérez (2000 – 2016) – Estudante de 16 anos assassinada de forma brutal na cidade costeira de Mar del Plata, situada 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires. Sua morte despertou mais uma onda de protestos do movimento (e de mulheres a favor do movimento) #NiUnaMenos pela América Latina.

Sheron Jones – Natural da Geórgia e criada em Nova York, nos Estados Unidos, a cantora de soul morreu em novembro, aos 60 anos, vítima de um câncer de pâncreas, cujo tratamento encerrou sua carreira quando diagnosticado em 2013. A cantora foi aclamada, principalmente, pelos álbuns I Learned the Hard Way e Give the People What They Want, feito em parceria com o grupo The Dap-Kings.

Zaha Hadid (1950 – 2016) – A arquiteta iraquiana-britânica foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Também foi pioneira ao ganhar a Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos, em reconhecimento por seu trabalho. Zaha morreu em março deste ano em decorrência de um ataque cardíaco durante um tratamento contra bronquite.

Arte: Pri Ferrari.

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

Feminismo jurídico: Advogadas criam coletivo de assessoria gratuita para mulheres

Conectadas pela hashtag #MaisAmorEntreNós, no facebook, um grupo de...

Festival em BH substitui MC Biel por Karol Conka

Após ser acusado de assediar uma repórter e persistir...

Mulheres devem ser o quiserem: uma resposta a Camille Paglia

Recentemente, no dia 24 de abril , a escritora...
spot_imgspot_img

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=