Mulheres negras marcham a Brasilia no dia 18

Tatiana Oliveira (Comissão Política do Coletivo Quilombação e do Núcleo Impulsor da Marcha das Mulheres Negras)

Do Quilombo 

A Marcha das Mulheres Negras de 2015 está sendo construída nacionalmente em todos os estados brasileiros. Em São Paulo o Núcleo Impulsor do Estado está mobilizado desde o ano passado e conta com a participação de mulheres de diversos movimentos sociais e organizações sindicais na articulação para a Marcha, inclusive o Coletivo Quilombação.

Na última plenária, realizada no dia 3 de outubro, representantes das organizações do interior do estado de São Paulo e das regiões da capital, aprovaram coletivamente nossa Carta de Princípios para a Marcha das Mulheres Negras 2015.

Ao longo dessa jornada, muitas ações foram realizadas, tais como: rodas de conversa, debates, palestras, domingos no parque. Além da participação nas manifestações do dia 8 de março, Contra a Redução da Maioridade Penal, à favor da democracia, Contra a Redução dos Direitos das Mulheres pelo Poder Legislativo, entre outras.

Os casos de racismo praticados recentemente contra mulheres negras famosas: Joice Ribeiro, Maria Júlia Coutinho e Tais Araújo, não são fatos isolados, mas uma amostra de como a sociedade brasileira é racista. Antes delas, mulheres negras não tão famosas, mas cidadãs que historicamente tem os seus direitos desrespeitados, foram mortas, como Cláudia no Rio de Janeiro; ou seus filhos mortos e desparecidos, como as Mães de Maio.  E somente mais de 50 anos após a sua promulgação, a CLT é estendida as trabalhadoras domésticas, maioria mulheres negras que trabalham sob relações típicas de trabalho escravo.

Tais práticas são a naturalização do racismo e machismo que estrutura as instituições políticas, econômicas e sociais. A mídia atua com um discurso que dissemina e consolida o machismo e o racismo como algo natural. Por isto, racismo e machismo são estruturais na sociedade brasileira e é por esta razão que o Coletivo Quilombação afirma que a democracia não chegou na periferia, para as mulheres negras em especial, que são o alvo de toda a sorte de violência da sociedade.

E é justamente contra o racismo e o machismo estrutural, contra a violência e pelo bem-viver das mulheres negras brasileiras que Estamos em Marcha.

 

MARCHA DAS MULHERES NEGRAS 2015 – Contra o racismo, a violência e pelo bem-viver

Dia 18 de novembro em Brasília – DF

Concentração a partir de 9h próximo ao Ginásio Nilson Nelson e Estádio Mané Garrincha no SRPN Trecho 1.

Mais informações no site oficial www.marchadasmulheresnegras.com

+ sobre o tema

II ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTAS NEGRAS E NEGROS

O II Encontro de Jovens Cientistas Negros da Associação...

Viva Maria: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado hoje

Neste dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional...

Joacine Katar Moreira dá voz a 100 pessoas contra o racismo

A “forma mais eficaz de combate ao racismo e...

para lembrar

Lei das Domésticas cria oportunidade para franquia de R$ 7 mil

Empresa americana Jan-Pro, que atua no segmento de limpeza...

Maya Angelou: ativista negra, poeta e mulher revolucionária

Conheça a história de Maya Angelou, mulher inspiradora que...

As professoras do meu filho

Rita Lisauskas: 'Ter diversidade no corpo docente é apenas...

Ministra Luiza Bairros é chamada de ‘Mulher Luiza Negra Bairros’

Há 32 anos morando em Salvador, a gaúcha Luiza...
spot_imgspot_img

Exposição em São Paulo com artistas negras celebra a obra de Carolina Maria de Jesus

Assista: Exposição em SP celebra o legado de Carolina Maria de Jesus A jovem nunca tinha visto uma máquina de escrever, mas sabia o que...

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...

Mês da mulher traz notícias de violência e desigualdade

É março, mês da mulher, e as notícias são as piores possíveis. Ainda ontem, a Rede de Observatórios de Segurança informou que, por dia,...
-+=