Mulheres pedem condenação máxima para mentor de estupro coletivo

Ontem (25) foi julgado o mentor do estupro coletivo ocorri­do na cidade de Queimadas no estado da Paraíba. Há dois anos e sete meses, os paraibanos e as paraibanas se viram diante de um crime de extrema violên­cia contra as mulheres do agreste parai­bano. O crime aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2012.

Por Heloisa de Sousa,

Em pleno carnaval, cinco mulheres foram atraídas para um aniversário, que se transformou, numa cena de cri­me bárbaro de estupro e assassinato de duas mulheres, Isabela Pajuçara e Mi­chelle Domingos. O crime foi minucio­samente planejado por 10 homens, en­tre eles três menores de idade, o que chocou e ainda choca a população bra­sileira e mundial.

Pedir justiça foi o lema das famílias das vítimas e de todos os movimentos sociais feministas e de mulheres da Pa­raíba que se viram diante do machismo e misoginia que ainda resistem na socie­dade brasileira.

“Diante da dimensão de desumanida­de e dos detalhes frios, cruéis e selvagens que envolveram este dia de violência pe­dimos a condenação máxima do acusa­do”, declarou Lourdes Meira, militante da União Brasileira de Mulheres.

A justificativa do crime: presente de aniversário para Luciano dos Santos Pe­reira (44). O mentor do crime foi o irmão de Luciano, Eduardo dos Santos Pereira, que era ex-cunhado de Isabela Pajuçara, uma das mulheres assassinadas.

Muita pressão foi feita e organiza­da nas ruas pedindo justiça, a CPMI da Violência contra a Mulher visitou a Pa­raíba e diagnosticou a situação de vulne­rabilidade das mulheres em Queimadas e em seu entorno. Mas a indignação ain­da continua.

“A objetificação das mulheres é susten­tada na sociedade capitalista, machista, racista e patriarcal que vivemos. Diaria­mente as mulheres são violentadas pelo Estado e pela sociedade, mulheres mor­rem pela sua condição de ser mulher”, afirma Aylla Milanez, militante da Arti­culação de Mulheres Brasileiras.

“Precisamos seguir lutando pela inclu­são do crime de feminicídio no Código penal e pautando nossas reivindicações contidas no Dossiê sobre a violência con­tra mulher do movimento feminista e de mulheres da Paraíba que entregamos a CPMI.”, explicou Aylla Milanez.

No dia 13 de junho, foi noticiado que o júri popular do mentor do crime e do as­sassinato das duas vítimas, Eduardo dos Santos Pereira, foi desaforado para a co­marca de João Pessoa. Essa foi uma das principais reivindicações dos movimen­tos de mulheres que acompanhavam o caso, por compreender que isso evitaria interferência nos rumos do julgamento por conta das relações familiares, polí­ticas e socioeconômicas que os acusados mantêm na região.

Eduardo está sendo acusado de duplo homicídio qualificado, estupro, porte ile­gal de arma, corrupção de menores, for­mação de quadrilha e cárcere privado.

Quanto aos demais envolvidos, em sentença dada no dia 23 de outubro de 2012, pela juiza Flávia Baptista Rocha da Comarca de Queimadas, os seis sen­tenciados foram condenados. Luciano dos Santos Pereira a 44 anos de prisão; Luan Barbosa Casimiro a 27 anos; Fer­nando França Silva Junior a 30 anos; Jacó Sousa a 30 anos; José Jardel Sou­za Araújo a 27 anos; e Diego Domin­gos a 26 anos e seis meses. Todos estão cumprindo pena em regime fechado no Presídio de Segurança Máxima PB1. A diferenciação nas penas deve-se ao fa­to de que as condutas criminosas de ca­da um dos autores foi considerada se­paradamente.

Quanto aos menores, a pena pode du­rar até três anos e está sendo cumprinda no Lar do Garoto, em Lagoa Seca, condi­ção que pode ser reavaliada dependendo do comportamento deles.

Banalização da violência

O estupro coletivo de Queimadas se torna emblemático para as mulheres desta região, no sentido de trazer à tona a banalização da violência enfrentada por elas. É o caso de Ana Alice que era mi­litante do Polo Sindical da Borborema e foi assassinada no dia 19 de setembro de 2012. Quando voltava da escola, ela foi sequestrada e barbaramente violentada. Seu corpo foi enterrado na Zona Rural do município de Caturité e só foi encontrado 50 dias após o crime.

Desde o desaparecimento da jovem, foi formado o Comitê de Solidariedade e Pe­lo Fim da Violência Contra a Mulher Ana Alice, composto por mais de 30 organi­zações rurais e urbanas. Foi por meio da pressão e da mobilização criada em tor­no do Comitê, que o caso Ana Alice po­de ser investigado e solucionado, com a prisão dos envolvidos. O mentor e mais um adolescente, que teve participação no crime, estão respondendo a processo pa­ra apuração de ato infracional, mas ainda não foram julgados.

Portanto, estes crimes se inserem no contexto de violência que as mulheres da Paraíba vivenciam, pois de acordo com o Mapa da Violência de 2012 realizado pe­lo Instituto Sangari, a Paraíba é o 7° es­tado onde mais ocorrem assassinatos de mulheres e, a capital João Pessoa, a 2ª ci­dade em feminicídios.

Segundo informações dos moradores da cidade de Queimadas é comum as mu­lheres serem estupradas, mortas ou acor­darem de madrugada na rua, sem saber como foram parar lá, portanto o que em princípio seria um crime localizado, pa­rece ter trazido à tona a conjuntura vivi­da pelas mulheres desta região.

“As famílias das vítimas até hoje são tratadas como culpadas, são frequente­mente agredidas nas ruas e pelas redes sociais por parte da população queima­densse que inverte o papel das vítimas pelo dos agressores.”, revelou Íria Ma­chado, da Marcha Mundial das Mulhe­res.

Por isso, no dia 25 de setembro du­rante o julgamento do mentor do cri­me de estrupro e assasinato, que acon­tece no centro de João Pessoa, no Fó­rum Criminal, haverá uma grande mo­bilização de mulheres pedindo justiça e gritando por direitos de serem livres e felizes, numa sociedade que enfren­te seus problemas de machismo, desi­gualdades e feminicídio.

“Pelo machismo, pela injustiça cometi­da, pela maldade, pela covardia, por cada parte de seus corpos que foram destru­ídos até a última gota de sangue que foi derramada, eu clamo por justiça!”, desa­bafa indignada Isânia Monteiro, a irmã de Isabela Pajuçara.

Nesse sentido, as mulheres pedem que todas e todos possam participar da cam­panha Somos Todas e Todos Mulheres de Queimadas nas redes sociais do dia 22 ao dia 26 de setembro dizendo #SO­MOS TODAS E TODOS MULHERES DE QUEIMADAS.

+ sobre o tema

‘Não dói o útero e sim a alma’, diz menina vítima de estupro coletivo

Trinta e três homens são procurados por participação no...

Prisão é demais para ‘ato que durou só 20 minutos’, diz pai de estuprador nos EUA

Inacreditável. O pai de um ex-aluno da renomada Universidade de...

Médico é condenado a 130 anos de prisão por estupro durante exames

Casos ocorreram entre setembro de 2014 a janeiro de...

para lembrar

Imprensa americana repercute estupro de turista em van no Rio

Segundo jornais, incidente levanta dúvidas sobre segurança na cidade. Meios...

JUSTIÇA DO AMAZONAS MANDA PRENDER PREFEITO DE COARI

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP) é acusado de...

O direito de quem ama

O direito de quem ama Leia Também  Ele nunca me...
spot_imgspot_img

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=