Mulheres se unem para eleger 1ª parlamentar negra no estado de George Floyd

Enviado por / FonteUniversa

O estado de Minessota, nos Estados Unidos, nunca teve uma senadora negra — este ano, no entanto, após o assassinato de George Floyd por um policial branco em Mineápolis, quatro mulheres negras se candidataram a uma vaga no Senado. Agora, o estado pode eleger uma mulher negra pela 1ª vez em 162 anos.

Zina Alston Fizer, Aarica Coleman, Marquita Stephens e Laverne McCartney Knighton concorrem em diferentes distritos e têm jornadas políticas diferentes, mas todas atuam junto à comunidade no combate ao racismo e decidiram concorrer após a morte de Floyd.

“Quando George Floyd foi assassinado, isso simplesmente me atingiu de forma diferente”, disse Coleman, à Elle norte-americana. “Eu estava cansada, estou cansada de trabalhar nos bastidores e esperar. Esperar que as pessoas que estão fazendo política se preocupem com ele [Floyd]”. “Eu disse: ‘Quer saber? Eu tenho experiência em política. Não preciso mais ficar nos bastidores’. Quando George Floyd foi assassinado, vi meu próprio filho, vi meus irmãos e meu pai…”

Marquita, por sua vez, apresenta projetos na área de segurança pública, propondo que a polícia estadual seja reformulada para que episódios como o assassinato de Floyd não se repitam.

“Meu trabalho é aprovar uma emenda constitucional que redefina o policiamento. Daí virão mudanças na jurisdição policial, além de mudanças legislativas sobre os métodos, mas [a constituição do Estado] precisa abordar o papel do policiamento”, afirma.

As eleições primárias acontecem em 11 de agosto.

 

+ sobre o tema

Sou quilombola

Parte das terras da Fazenda Soares, que pertencera a...

Nota de Repúdio à declaração da atual Ministra de Direitos Humanos a Senhora Luizlinda Valois

A Coordenação Nacional de Gênero do CEN – Coletivo...

A importância da mulher negra para a formação social brasileira

Buscando desvelar a importância da mulher negra para a...

Conheça youtubers que debatem temas importantes para as mulheres negras

Vlogueiras ganham notoriedade e representatividade ao lidar com temáticas...

para lembrar

Duas mulheres numa rua íngreme

A moça iniciava a descida da ladeira e o...
spot_imgspot_img

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...

Mulheres recebem 19,4% a menos que homens no setor privado, diz relatório divulgado pelo governo

As mulheres recebem 19,4% a menos do que os homens nas maiores empresas do país, segundo o 1º Relatório de Transparência Salarial divulgado nesta...
-+=