Mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens e acumulam com tarefas domésticas

As mulheres trabalham em média sete horas e meia a mais que os homens toda semana. E precisam acumular as responsabilidades com as atividades domésticas, sem receber nada em troca por essa segunda jornada.

Por Victor Ribeiro Do EBC

Os dados fazem parte do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, com informações colhidas de 1995 até 2015, e divulgado pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

A pesquisadora do Ipea Natália Fontoura comemorou os avanços nesses 20 anos, mas alertou que o caminho para a igualdade entre homens e mulheres ainda é longo.

Outro dado do mercado de trabalho é que diminuiu o percentual de jovens trabalhando como domésticas. Em 1995, essa era a ocupação de mais da metade das mulheres com até 29 anos. Em 2015, correspondia a 16%. O trabalho doméstico ainda é a ocupação de uma em cada cinco mulheres negras e de uma em cada dez mulheres brancas.

Nos 20 anos de pesquisa, o rendimento da mulher negra aumentou 80%. Mas a desigualdade entre gêneros e raças é tão grande, que a escala de remuneração continua a mesma. Os maiores salários são dos homens brancos. Em seguida vêm as mulheres brancas. Depois, homens negros. E, por fim, as mulheres negras com os menores salários.

A pesquisadora Natália Fontoura destacou essa desvantagem das mulheres negras. Quando o assunto é família, o percentual de mulheres chefes de família aumentou de 23% em 1995 para 40% em 2015. Uma em cada três famílias chefiadas por mulheres tem um cônjuge homem que trabalha, mas a renda principal é mesmo a da esposa.

Outra mudança é que, em 1995, o tipo mais tradicional de família era formado por um casal heterossexual com filhos. 60% das famílias eram assim. 20 anos depois, o percentual de famílias tradicionais caiu para 42%. Elas deram lugar aos domicílios com somente uma pessoa e também a casais sem filhos.

Mesmo assim, a responsabilidade sobre as tarefas domésticas ainda pesa muito na rotina das mulheres. Para a pesquisadora do Ipea Natália Fontoura, um dos efeitos da dupla jornada é que a inserção feminina no mercado de trabalho esteve praticamente congelada nesses 20 anos, abaixo de 60%.

A pesquisa, divulgada na Semana da Mulher, também mapeou a escolaridade. Nos últimos anos, mais brasileiros e brasileiras chegaram ao nível superior. No período, a população adulta negra com 12 anos ou mais de estudo passou de 3% para 12%. Mas o patamar de educação alcançado pelos negros em 2015 é o mesmo que os brancos já tinham 20 anos antes. Em 1995, 12,5% dos adultos brancos tinham chegado à universidade. Agora, esse índice é de 26%.

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Governo sueco ‘responde’ a Trump com uma foto de mulheres do gabinete

Vice-primeira-ministra assina uma proposta ambiental rodeada por sete colaboradoras...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=