Na Rio+20, governo brasileiro e ONU Mulheres firmam cooperação Sul-Sul em igualdade de gênero

Serão investidos três milhões de dólares, doados pelo governo brasileiro, para a execução de projetos nas áreas de paz, segurança, proteção social e empoderamento das mulheres

 
Com ONU Mulheres

O governo brasileiro e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres firmaram nesta terça-feira (19/06), no Rio de Janeiro, acordo que estabelece a cooperação Sul-Sul na área de igualdade de gênero. O documento foi assinado pela diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, e o ministro Marco Farani, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Entre as autoridades presentes, estavam a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR); ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir); e a representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares.

O acordo pretende fazer avançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em programas nas áreas de paz, segurança e proteção social. Serão investidos três milhões de dólares, doados pelo governo brasileiro, para a execução de programas em um período de três anos, após a aprovação dos projetos nacionais.

No ato, a ministra Eleonora Menicucci destacou a importância do acordo pelo fato de “as Nações Unidas representarem respeito à soberania das nações”. A diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, apontou que o “Brasil pode jogar um papel muito importante nos lugares e circunstâncias onde se constatem preconceitos”.

Para a ministra Luiza Bairros, da Seppir, os países participantes destes acordos sempre ganham com essa troca. Segundo ela, na questão da participação política, os países africanos podem servir de referência ao Brasil: Angola, para citar um exemplo, tem 44% de participação parlamentar das mulheres.

Já ministro Farani, da ABC, ressaltou o componente agregador das Nações Unidas: “A vantagem de trabalhar com a ONU num acordo é pela sua visāo supranacional”.

Por meio do programa, a ABC e a ONU Mulheres vão responder a necessidades e solicitações de cooperação dos governos e da sociedade civil na África, América Latina e o Caribe. Solicitações de cooperação devem ser feitas a embaixadas brasileiras ou a escritórios da ONU Mulheres nos países. De acordo com as partes, será composto comitê técnico para seleção dos projetos e formulação de planos detalhados para cada iniciativa.

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais: www.facebook.com/spmulheres e www.twitter.com/spmulheres

 

Fonte: Spm

+ sobre o tema

Uruguai contabiliza 200 abortos após um mês da entrada em vigor da lei que legaliza prática

As autoridades do Uruguai contabilizaram 200 abortos no primeiro...

SPM divulga campanha institucional em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Com o slogan: "Quando as mulheres transformam a sua...

Violência contra mulheres: a “pandemia na sombra” da Covid-19

Nos últimos meses, aumentaram os casos de violência, abuso...

Luiza Bairros: Negros têm de ser prioridade no Brasil sem Miséria

Os negros e os pardos constituem a maioria –...

para lembrar

A refugiada sudanesa Adut Akech: bonita por dentro e por fora

Com pompa e circunstância, ela venceu em Londres o...

Eu observei a negociação do impeachment dos bastidores e isso é o que eu sinto…

Eu trabalho com os mesmos congressistas que chocaram o...

Conceição Evaristo: a literatura como testemunho

A leitura de Olhos D’água reforça a questão dos...
spot_imgspot_img

Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida

A organização Me Too Brasil afirmou nesta quinta-feira que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi acusado de assédio sexual. Em nota, o...

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Conceição Evaristo se emociona escrevendo. Chora, precisa levantar e retomar o fôlego ao fim de uma cena particularmente dolorosa. Edifica os personagens como quem...

Erika Hilton é eleita a melhor deputada federal do Brasil em 2024

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) ganhou o prêmio de melhor deputada do Brasil em 2024, concedido pelo Congresso em Foco. A parlamentar, que...
-+=