Não pisoteie

Por Fernanda Pompeu

Ouvi a frase de uma taxista: “Para dizer que o meu filho é bonito, não preciso dizer que o filho do vizinho é feio”. Fiquei boquiaberta com a clareza da formulação. Enfim, o filho do outro não precisa ser feio e burro para que o meu seja bonito e inteligente.

Passei a rememorar as várias situações em que para valorizar uma ideia minha, desvalorizei a ideia de um outro. Quantas vezes para autorizar minha opinião desautorizei a opinião de um terceiro. A frase do taxista me abriu o pensamento.

É muito popular essa estratégia de reforçar as próprias qualidades em cima dos defeitos alheios. Para declarar que meu nariz é bonito, aponto que o da outra é horroroso. Esquecendo que minha trompa pode ser vistosa, e idem outras infinitas trompas.

Candidatos a eleições fazem isso o tempo todo: no lugar de propor novas ações, ficam escrachando as intenções dos rivais de voto.

É incrível como o adversário sempre fez pior: “Não tem hospital, porque o cara do outro partido não quis. Já se eu for eleito…”.

No mundo do trabalho, a prática de desancar os concorrentes está relacionada a um vício de se defender pelo ataque: “Compre o meu produto, porque o da concorrência não presta. Leia o meu blog, pois os outros são desinteressantes e mal escritos”.

Também tem a ver com falta de autoestima. Ou mais cirúrgico, tem a ver com a insegurança em relação ao próprio ofício e as próprias convicções. Mas se o que você faz tem mérito, pouco importa o que fazem os outros.
A filosofia do taxista prega o seguinte: compre o meu produto ou serviço, porque ele tem inovação e qualidade. Leia o meu blog, pois ele traz reflexões e é bem escrito. Reparou na diferença: valorizo o que é meu sem detonar o que é dos outros.

Qual o benefício? Mostrar para o chefe, cliente, consumidor, leitor as qualidades intrínsecas do seu produto ou serviço. Ele é bom não por conta dos outros serem necessariamente inferiores. É bom pela consistência e relevância.
Vão as dicas: ponha foco na sua proposta, leve a sério suas convicções, faça o melhor que pode. É óbvio: não precisa virar santo ou santa e sair por aí elogiando todo mundo. Mas não dê uma de oportunista falando mal da concorrência.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=