Nego Fugido e Samba de Roda Raízes de Acupe (BA) apresentam-se em SP no mês da Consciência Negra

Apresentações com entrada franca, em diversos pontos de São Paulo, marcam Mês da Consciência Negra

Em novembro de 2012 o Projeto Grandes Temas – Edição Batuques recebe dois grupos que mantêm tradições de cultura popular de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação (BA): o Nego Fugido e o Samba de Roda Chula Raízes de Acupe.

A vinda de ambos os grupos é, a um só tempo, convite e oportunidade para o público de São Paulo conhecer a tradição do Nego Fugido, que relembra anualmente o período da escravidão do Recôncavo Baiano através de uma vigorosa encenação de rua, e o Samba de Roda Chula, que mantém características locais bem demarcadas.

No período também será lançada uma grande campanha de arrecadação de recursos, via financiamento coletivo, para a construção da Casa Nego Fugido – Centro de Estudos e Práticas Afro-Brasileiras, em Acupe.

A fim de ampliar as possibilidades de visibilidade deste belo trabalho realizado pelos dois grupos na cidade, a Associação Cultural Cachuera! estabeleceu parcerias com a Pinacoteca de São Paulo, a Matilha Cultural e o Instituto Pombas Urbanas, onde ocorrerão eventos paralelos aos do Espaço Cachuera! no centro de São Paulo e em Cidade Tiradentes.

Nego Fugido

O Nego Fugido é uma tradição de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação (BA), que relembra anualmente o período da escravidão na região do Recôncavo Baiano. Durante a festa as ruas dessa comunidade de pescadores, situada numa das maiores regiões escravocratas da Bahia, recebem os participantes com rostos pintados por pasta de carvão e a boca bem vermelha de tinta, encenando o processo de como se deu a aquisição da liberdade dos negros escravizados. Manifestações correlatas são o Lambe Sujo, de Laranjeiras (SE), e o Quilombo de Alagoas.

A apresentação retrata os personagens capitão do mato (que organiza a busca dos negros fugidos), caçadores (a mando do capitão do mato, são os responsáveis pela captura dos fujões), soldados (simbolizando a presença do Estado), a madrinha (representando a paz e aludindo à Princesa Isabel) e o rei (de Portugal, a quem se exige a carta de alforria), além dos escravos (que atualmente são representados por crianças e adolescentes).

Durante três finais de semana de julho o grupo apresenta-se em diferentes pontos da cidade de Acupe, sendo a última apresentação coroada pela encenação da revolta das negas (os escravos), a batalha e a captura do rei e de seus soldados. Sob a mira das armas dos revoltosos, o rei é obrigado a dar a liberdade aos negros. Uma outra versão da história é, assim, contada, colocando em foco o protagonismo dos escravizados no processo de abolição.

Ao final de cada apresentação, comandada pelo som dos atabaques e por cânticos com palavras em línguas africanas, os participantes e o público celebram dançando um gingado de Samba de Roda, o batuque de terreiro tipicamente baiano. Após a encenação, os moradores do distrito preparam uma grande feijoada para a comunidade com o dinheiro arrecadado durante a brincadeira (quando a população contribui ‘comprando’ os escravos).

No folguedo notamos uma interessante confluência de contribuições étnicas: elementos da cultura jeje-nagô originária da Nigéria e Benin, também caracteristicos dos candomblés (como o conjunto de três atabaques e seus padrões rítmicos, a movimentação do torso e dos braços na dança, as melodias pentatônicas e a presença de termos iorubá nos cânticos), junto a práticas da cultura banto Congo-Angola, como o Samba de Roda.

Há indícios de que esta tradição tenha surgido depois da libertação dos escravos, no final do século XIX, entre negros que viveram no período da escravidão e/ou seus descendentes. Ela passou por um período de quase desaparecimento entre as décadas de 70 e 80, mas a partir do final da década de 80 o Nego Fugido passou a ser reencenado anualmente.

NEGO FUGIDO E SAMBA DE RODA CHULA RAÍZES DE ACUPE
Programação completa de apresentações na cidade de São Paulo . 10 a 15/11/12

10/11 (sábado)
Nego Fugido
Projeto Grandes Temas – Edição Batuques

16h . Apresentação em ruas próximas ao Cachuera!
18h . Roda de conversa
19h . Samba de Roda Chula com o grupo Raízes de Acupe

Espaço Cachuera!
Rua Monte Alegre, 1.094 . Perdizes . São Paulo
(11) 3872 8113 . 3875 5563 . [email protected] . www.cachuera.org.br

Entrada franca

__

11/11 (domingo) | 14h
Nego Fugido

Parque da Luz
Praça da Luz, 2 . Bom Retiro . São Paulo
(11) 3324 0942 . [email protected] . www.pinacoteca.org.br

Entrada franca

__

13/11 (terça-feira) | a partir das 18h
Samba de Roda Raízes de Acupe + exibição de documentários da Cachuera! + exposição – arte em tela de 38 tatuadores de vários países + DJs Zinco e Soares

Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542 . Centro . São Paulo
(11) 3256 2636 . www.matilhacultural.com.br

Entrada franca
__

14/11 (quarta-feira) | a partir das 20h
Noite do Samba de Roda
A renda do evento será revertida para a campanha de arrecadação de recursos – construção da Casa Nego Fugido, em Acupe (BA)

Participação especial dos grupos de Samba de Roda:

Garoa do Recôncavo e Mestre Ananias
Nega Duda
Raízes de Acupe
Samba de Dois . Santo Amaro – Mestre Robinho e Andréia

Espaço Cachuera!
Rua Monte Alegre, 1.094 – Perdizes . São Paulo

Ingresso: pague o quanto vale (sugestão: a partir de R$ 10)

__

15/11 (quinta-feira)
Nego Fugido

15h . Apresentação em ruas próximas ao Centro Cultural
17h . Roda de conversa com representantes de grupos de teatro de rua e movimentos sociais

Instituto Pombas Urbanas
Centro Cultural Arte em Construção
Av. dos Metalúrgicos, 2.100 . Cidade Tiradentes . São Paulo
(11) 2285 5962 . [email protected] . www.pombasurbanas.org.br

Entrada franca

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Inscrições abertas para o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

    O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento receberá até 19...

Seafro lança projeto Afroaids com ciclo de palestras em Macapá

Evento será realizado nos dias 16 e 17 de...

Lançamento do livro autobiográfico de Jurema Batista ‘Sem passar pela vida em branco’

Lançamento do livro autobiográfico de Jurema Batista "Sem passar pela...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=