Negra, crespa e empoderada: Sabrina de Paiva é eleita Miss São Paulo 2016

Em tempos de discussões sobre a falta de representatividade negra na mídia e sobre padrões de beleza que excluem a estética afro, a escolha da nova Miss São Paulo surge como uma sopro de otimismo.

Exibida pela Band, a disputa que reuniu 30 mulheres neste sábado (28), escolheu Sabrina de Paiva como a Miss São Paulo 2016. Aos 20 anos, ela era uma das duas únicas negras no tradicional concurso de beleza.

A vitória da jovem, que agora representará o Estado no concurso nacional Miss Brasil 2016, foi comemorada pelos espectadores no Twiiter:

Screen Shot 2016-05-31 at 10.53.12 AM
Foto: Reprodução/ Twitter
Screen Shot 2016-05-31 at 10.53.24 AM
Foto: Reprodução/ Twitter
Screen Shot 2016-05-31 at 10.53.35 AM
Foto: Reprodução/ Twitter

A vitória de Sabrina, no entanto, foi por um triz.

Ao Ego, a estudante de publicidade e propaganda contou que fez um empréstimo e pediu dinheiro a vizinhos de Caconde, sua cidade natal, para conseguir arrecadar R$ 7 mil – quantia usada para pagar a inscrição do concurso e comprar roupas para o desfile.

“Eu não tinha dinheiro, saí pela cidade pedindo ajuda pois eu não teria recursos para vir. Era preciso pagar a inscrição e looks para o desfile. Foi uma batalha grande pra buscar esse meu sonho que vinha desde a infância. Fizemos empréstimo, pedimos ajuda, chorei descontos. Fiz tudo que eu podia.”

Ela trabalha em uma loja de roupas em São João do Rio Pardo e revelou que pensou em desistir por conta da falta de recursos. Sua mãe (e grande incentivadora), dona Dulce Carvalho, impediu que Sabrina desistisse. Ao site, Dulce contou:

“Nossa vida não é fácil, mas eu não podia não apoiar o sonho dela ou deixar de ajudá-la. Arregacei as mangas e fomos à luta. Quando ela falou que não ia participar por não ter dinheiro, eu disse ‘você vai sim, nós vamos atrás’. E que bom que persistimos e deu tudo certo.”

Ostentando com orgulho traços da estética afro, a mulher mais bela de São Paulo segue agora em busca de um novo sonho. “Vou me preparar, quero chegar com tudo lá, quero representar bem o Estado de São Paulo e Caconde, a minha cidade. Agora sonho em vencer o Miss Brasil”, disse ao site.

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=