Negra, crespa e empoderada: Sabrina de Paiva é eleita Miss São Paulo 2016

Em tempos de discussões sobre a falta de representatividade negra na mídia e sobre padrões de beleza que excluem a estética afro, a escolha da nova Miss São Paulo surge como uma sopro de otimismo.

Exibida pela Band, a disputa que reuniu 30 mulheres neste sábado (28), escolheu Sabrina de Paiva como a Miss São Paulo 2016. Aos 20 anos, ela era uma das duas únicas negras no tradicional concurso de beleza.

A vitória da jovem, que agora representará o Estado no concurso nacional Miss Brasil 2016, foi comemorada pelos espectadores no Twiiter:

Screen Shot 2016-05-31 at 10.53.12 AM
Foto: Reprodução/ Twitter
Screen Shot 2016-05-31 at 10.53.24 AM
Foto: Reprodução/ Twitter
Screen Shot 2016-05-31 at 10.53.35 AM
Foto: Reprodução/ Twitter

A vitória de Sabrina, no entanto, foi por um triz.

Ao Ego, a estudante de publicidade e propaganda contou que fez um empréstimo e pediu dinheiro a vizinhos de Caconde, sua cidade natal, para conseguir arrecadar R$ 7 mil – quantia usada para pagar a inscrição do concurso e comprar roupas para o desfile.

“Eu não tinha dinheiro, saí pela cidade pedindo ajuda pois eu não teria recursos para vir. Era preciso pagar a inscrição e looks para o desfile. Foi uma batalha grande pra buscar esse meu sonho que vinha desde a infância. Fizemos empréstimo, pedimos ajuda, chorei descontos. Fiz tudo que eu podia.”

Ela trabalha em uma loja de roupas em São João do Rio Pardo e revelou que pensou em desistir por conta da falta de recursos. Sua mãe (e grande incentivadora), dona Dulce Carvalho, impediu que Sabrina desistisse. Ao site, Dulce contou:

“Nossa vida não é fácil, mas eu não podia não apoiar o sonho dela ou deixar de ajudá-la. Arregacei as mangas e fomos à luta. Quando ela falou que não ia participar por não ter dinheiro, eu disse ‘você vai sim, nós vamos atrás’. E que bom que persistimos e deu tudo certo.”

Ostentando com orgulho traços da estética afro, a mulher mais bela de São Paulo segue agora em busca de um novo sonho. “Vou me preparar, quero chegar com tudo lá, quero representar bem o Estado de São Paulo e Caconde, a minha cidade. Agora sonho em vencer o Miss Brasil”, disse ao site.

+ sobre o tema

‘A Receita’ debate a violência contra mulheres negras

A peça ‘A Receita’, do grupo O Poste Soluções...

O episódio de ‘Master of None’ que fez Lena Waithe levar o Emmy de ‘Melhor Roteiro’

Trama reflete a experiência da atriz e roteirista ao...

Corpos Narrados, Corpos Narradores com Companhia dos 3 pontos

Um encontro destinado às mulheres, a oficina propõe uma...

Cantora baiana Xênia França se destaca com lançamento do primeiro CD solo

No material, a artista reafirma a força e o...

para lembrar

Uma Mulher Negra para o Supremo Tribunal Federal (STF) já!

Os debates se tornaram calorosos neste últimos dias em...

A vulnerabilidade e a força das mulheres negras

Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para...

Escolha da Deusa do Ébano será realizada no dia 24

No próximo dia 24, elas vão subir ao palco,...

A inclusão social e racial no centro dos debates

A despeito dos avanços registrados em anos recentes,...
spot_imgspot_img

A presença de uma Juíza Negra no STF é uma questão de coerência, reparação histórica e justiça

A Constituição Federal, estabelece como objetivo da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade...

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...

Racismo escancarado

Duas décadas atrás, na esteira da Conferência Mundial contra a Discriminação Racial, em Durban (África do Sul), um conjunto de organizações da sociedade civil,...
-+=