Afrodescendentes latino-americanos pedem plano de apoio à UE

 

Organizações de afrodescendentes latino-americanos pediram à União Europeia (UE) e a outros organismos internacionais que deixem de considerá-los uma minoria em suas estratégias de desenvolvimento.

Os afrodescendentes da América Latina “devem de ser tirados desse status de ‘outras minorias'”, já que “somos 150 milhões, ou seja, 30% da população total. Não somos minoria”, disse à Agência Efe nesta quarta-feira em Budapeste o peruano Oswaldo Bilbao, diretor-executivo do Centro de Desenvolvimento Étnico (Cedet).

Bilbao participa de uma conferência do Grupo Internacional para os Direitos das Minorias, organizada na capital húngara, sobre “o papel das minorias e povos indígenas na cooperação para o desenvolvimento”.

“Pedimos à UE e a outras organizações multinacionais uma estratégia dirigida aos afrodescendentes, como povo, como povos autônomos, sujeitos a direitos diferentes aos das povoações indígenas”, disse, por sua parte, Joel Campbell, do Centro de Direitos Humanos, Cidadãos e Autônomos da Nicarágua (Cedehca).

O ativista lembrou à Efe que a UE está investindo em educação na América Latina.

No entanto, considerou que os fundos que chegam “não estão bem direcionados. Ou seja: a UE destina 80% da cooperação aos Estados e 20% à sociedade civil”.

“Isto deveria ser um pouco mais equilibrado”, porque é a sociedade civil que fiscaliza “o uso dos fundos e denuncia a corrupção dentro dos países”, acrescentou Campbell.

Ele assinalou que a ONU escolheu o ano de 2011 como o dos afrodescendentes, e adiantou que se está trabalhando em uma declaração destes povos, para detalhar quem são, quais são seus direitos fundamentais e suas particularidades.

Participaram da conferência organizada em Budapeste delegados de ONGs de 10 países da América Latina, Ásia e África.

Fonte: Google Noticias

 

+ sobre o tema

China anuncia linha de crédito de US$ 20 bilhões à África

O presidente da China, Hu Jintao, anunciou nesta...

Promotoria sul africana suspende acusações polêmicas

As acusações de homicídio contra 270 mineiros que...

Em dia histórico, Carolina do Sul nomeia seu primeiro senador negro

Pela primeira vez na história da Carolina do Sul,...

Dilma propõe alianças a africanos durante cúpula

A presidente ressaltou as semelhanças entre o Brasil e...

para lembrar

Breivik é declarado são e pega 21 anos por massacre na Noruega

O tribunal de Oslo condenou nesta sexta-feira o...

Desmond Tutu laureado do Prémio Unesco/Bilbao 2012

O Prémio Unesco/Bilbao para a promoção da cultura dos...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=