II Encontro Afro Latino

Por: Rosilda Oliveira

Com o objetivo de elaborar um plano que contemple políticas públicas de ações afirmativas para a igualdade racial, por meio de projetos e propostas de cooperação entre os países da América Latina e Caribe acontece o II Encontro Iberoamericano de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendente nas Américas com o tema “A Força da Diáspora Africana”.

 

O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, acontecerá no período de 25 a 28 de maio, onde acontecerão Oficinas, mesas redondas, debates e shows. Nomes como o de Carlinhos Brown, Elza Soares, Mariene de Castro, Riachão, Papá Roncón (Equador), Bahia Trio (Colômbia),Dúo Así Son (Cuba), o ministro da cultura Juca Ferreira, o Presidente FCP – Zulu Araujo, a Ministra Paula Moreno Zapata (Colombia),Madiagne Diallo – Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), Sidney Bartley – Ministério da Cultura da Jamaica, Florentina Souza da UFBA, o cineasta Jéferson D, Marcia Sant’Anna do IPHAN dentre muitos outros nobres nomes compõem todo o evento.

A idéia central do II Encontro Afro-Latino de Salvador, que inspirou a Declaração de Cartagena de Índias, é a de que existem nos países das Américas, raízes históricas compartidas; que estas raízes estão presentes na herança africana e na experiência da diáspora.

O primeiro encontro foi considerado um marco na proposta de cooperação multilateral entre os países ibero-americanos, que elegeram a diversidade cultural como objetivo de um projeto de integração que deve ganhar contornos nessa segunda edição.

Estima-se que hoje América Latina e Caribe concentrem uma população de 150 milhões de afrodescendentes. A diáspora africana na região representa cerca de 30% da população total.

 

banner-internet02-493x600

Potenciar o patrimônio cultural e espiritual dos afrodescendentes é um dever dos Estados e uma oportunidade para alcançar sociedades mais justas e includentes, e por conseguinte mais ricas e orgulhosas de seu patrimônio cultural.

 

 

 

Fonte: Cultura Baiana

 

+ sobre o tema

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Cantor Xande anuncia saída do Grupo Revelação para lançar carreira solo

    O vocalista do Grupo Revelação, Xande de Pilares, anunciou oficialmente...

Gêmeas albinas e irmã negra viram modelos e impressionam por beleza

As gêmeas albinas Mara e Lara, de 11 anos,...

Como Gerson King Combo e seus bailes black tentaram implodir a democracia racial

“Dançar como dança um black! Amar como ama um...

para lembrar

Juízes negros se reúnem para discutir baixa representatividade

Juízes negros de várias regiões do país se reuniram...

“O nascimento da crônica”, por Machado de Assis

Há um meio certo de começar a crônica por...

Angolana Leila Lopes, Ronaldinho Gaúcho e o Flamengo o time do coração

Que a angolana Leila Lopes foi eleita a mulher...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=