II Encontro Afro Latino

Por: Rosilda Oliveira

Com o objetivo de elaborar um plano que contemple políticas públicas de ações afirmativas para a igualdade racial, por meio de projetos e propostas de cooperação entre os países da América Latina e Caribe acontece o II Encontro Iberoamericano de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendente nas Américas com o tema “A Força da Diáspora Africana”.

 

O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, acontecerá no período de 25 a 28 de maio, onde acontecerão Oficinas, mesas redondas, debates e shows. Nomes como o de Carlinhos Brown, Elza Soares, Mariene de Castro, Riachão, Papá Roncón (Equador), Bahia Trio (Colômbia),Dúo Así Son (Cuba), o ministro da cultura Juca Ferreira, o Presidente FCP – Zulu Araujo, a Ministra Paula Moreno Zapata (Colombia),Madiagne Diallo – Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), Sidney Bartley – Ministério da Cultura da Jamaica, Florentina Souza da UFBA, o cineasta Jéferson D, Marcia Sant’Anna do IPHAN dentre muitos outros nobres nomes compõem todo o evento.

A idéia central do II Encontro Afro-Latino de Salvador, que inspirou a Declaração de Cartagena de Índias, é a de que existem nos países das Américas, raízes históricas compartidas; que estas raízes estão presentes na herança africana e na experiência da diáspora.

O primeiro encontro foi considerado um marco na proposta de cooperação multilateral entre os países ibero-americanos, que elegeram a diversidade cultural como objetivo de um projeto de integração que deve ganhar contornos nessa segunda edição.

Estima-se que hoje América Latina e Caribe concentrem uma população de 150 milhões de afrodescendentes. A diáspora africana na região representa cerca de 30% da população total.

 

banner-internet02-493x600

Potenciar o patrimônio cultural e espiritual dos afrodescendentes é um dever dos Estados e uma oportunidade para alcançar sociedades mais justas e includentes, e por conseguinte mais ricas e orgulhosas de seu patrimônio cultural.

 

 

 

Fonte: Cultura Baiana

 

+ sobre o tema

Ex-lenhador vence maratona e se candidata a derrubar lenda em Londres

Um dos maiores corredores da história, o etíope Haile...

Drake revela que JAY-Z e Michael Jackson estão em seu novo álbum

Algumas horas depois de liberar a tracklist, Drake decidiu revelar as...

Jordan Peele vai gravar seu próximo filme ainda em 2018

Jordan Peele, diretor de Corra!, revelou ao THR que pretende gravar seu...

para lembrar

Baby Doc quer ‘reconciliação nacional’ no Haiti

O ex-presidente do Haiti Jean Claude Duvalier, mais...

Os 216 anos da Revolução Haitiana, a maior revolta de negros em um país colonizado

O primeiro dia de 2020 também foi o aniversário...

João Bosco Borba morreu nesta quarta por complicações da covid-19

Presidente da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários afro-brasileiros (Anceabra),...
spot_imgspot_img

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...
-+=