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    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

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      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

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      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

        Divulgação

        Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

        Regé-Jean Page (Foto: Reprodução/Instagram)

        Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

        Netflix

        Lupin: Série francesa da Netflix quebra recorde na plataforma

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              Como Gerson King Combo e seus bailes black tentaram implodir a democracia racial

              Músico morto em setembro foi um dos ícones do movimento que valorizou o negro e desafiou a ditadura e a esquerda

              13/10/2020
              em Patrimônio Cultural
              Tempo de leitura: 5 min.

              Fonte: Por Lucas Brêda, da Folha de S.Paulo
              Cena de um baile black no Rio de Janeiro em 1976. A imagem está na capa do livro '1976 - Movimento Black Rio' Almir Veiga

              Cena de um baile black no Rio de Janeiro em 1976. A imagem está na capa do livro '1976 - Movimento Black Rio' Almir Veiga

              “Dançar como dança um black! Amar como ama um black! Andar como anda um black! Usar sempre o cumprimento black”, cantava Gerson King Combo em sua música mais conhecida.

              Os versos de “Mandamentos Black” —repetidos depois como grito de ordem por Marcelo D2 em “Qual É”, hit nos anos 2000— representavam ideais de toda uma geração. Nos anos 1970, o artista foi catalisador de uma cena conhecida como black rio, um marco na cultura brasileira.

              Mas o que os tributos ao músico, morto no mês passado, não lembraram é como o abalo sísmico do movimento que ele capitaneou se deu à revelia das forças políticas da época. Tanto a direita, do regime militar, quanto a esquerda revolucionária viam com desconfiança a afirmação da identidade negra.

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              28/11/2020
              Gabriel Sampaio (Foto: Imagem retirada do site Exame)

              Gabriel Sampaio: “Democracias fortes controlam suas forças policiais”

              19/07/2020
              Ilustração: Linoca Souza

              Enquanto houver racismo, não haverá democracia

              02/07/2020

              E, enquanto o militares e seus detratores tentavam sufocar essa onda, a black rio foi criando as bases do funk e do hip-hop nacionais, que se estabeleceram nos anos 1980 e 1990 e hoje estão entre os estilos mais ouvidos do país.

              Na época de King Combo, a música negra americana faturava mais do que o rock britânico. Nas listas de mais vendidos, Stevie Wonder e Michael Jackson aparecem com mais álbuns vendidos do que bandas como Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd e The Who.

              Em paralelo, uma cena de soul brasileiro começava a surgir. “Estávamos curtindo a música americana”, diz o guitarrista Hyldon. “Era James Brown, Marvin Gaye, Jackson 5. Só que ninguém falava inglês. Era no ‘embromation’. Usamos uma levada de soul e começamos a tocar essa música brasileira.”

              Segundo Luiz Felipe Gaoners, autor de “1976 – O Movimento Black Rio”, a influência ia além da música. “O que eles pregavam foi muito importante, essa valorização do fenótipo negro caiu como uma luva para os jovens negros daquele período.”

              Jorge Ben Jor e Toni Tornado também já cantavam a autoestima negra em músicas como “Negro É Lindo” e “Mané Beleza”. Em 1971, Elis Regina gravou “Black Is Beautiful” e gerou reações negativas.

              Em seu livro, Gaoners e Zé Octávio Sebadelhe, também autor da obra, lembram quando Tornado foi algemado num show de Elis no ginásio Maracanãzinho. Ele subiu ao palco, abraçou a cantora e levantou o punho em alusão ao gesto dos Panteras Negras e acabou levado à Polícia Federal para a primeira de cerca de 40 passagens pelo Dops, órgão de repressão da ditadura.

              É nesse contexto que surgem os bailes black. Segundo Luciana Xavier, autora de “A Cena Musical da Black Rio”, eles estavam em sintonia com as festas populares nos subúrbios do Rio de Janeiro. “Havia um crescimento dos grupos de jovens negros que, na época, ensaiavam um consumo mais cosmopolita.”

              Hyldon lembra que até as danças eram “black”. “Não tinha muita música ao vivo, era mais DJs. Alguns bailes eram especificamente de negros, e as pessoas iam muito bem vestidas, de terno, sapatinho bacana, calças boca de sino.”

              Na década de 1970, o Rio tinha mais de 300 equipes de som. As mais famosas eram a Sound Grand Prix, de um agitador importante da cena, Dom Filó. Mas também havia a Furacão 2000, que se transformou numa das principais produtoras de funk nos anos 1990 e 2000.

              Os bailes podiam reunir até 15 mil pessoas. O DJ Ademir Lemos, conhecido na época, dizia que esses eventos tinham uma renda “que Flamengo e Vasco não davam no Maracanã”.

              Uma das consequências desse sucesso foi uma certa rivalidade entre o soul e o samba. Isso ficou claro na música “Sou Mais o Samba”, de 1977, em que Candeia diz que “para acabar com o tal de soul, basta um pouco de macumba”. Em “Goiabada Cascão”, de 1978, Beth Carvalho canta que “hoje só tem discoteca, só tem som de black, só imitação”.

              Hyldon discorda. “Nunca tive briga ou desconforto, até porque as origens do soul e do samba são as mesmas. Havia caras mais radicais de MPB e bossa nova, que faziam música com muitos acordes. A gente fazia música para dançar e, se você começar a botar muito acorde, não tem suingue, não tem balanço.”

              O conflito, no entanto, se dava na arena política. Enquanto a esquerda tratava o soul como um braço do imperialismo, a direita via como perigosas as manifestações antirracistas. “Tanto a esquerda quanto a direita tinham como ponto de convergência a ideologia da democracia racial brasileira, um elogio da mestiçagem”, diz Luciana Xavier. “Para a direita, os bailes e qualquer movimentação antirracista representavam uma ruptura da identidade nacional. Para a esquerda, os problemas de desigualdade eram motivados pela opressão de classe, e não pelo racismo, então a afirmação negra poderia atrapalhar a luta.”

              Em sua biografia, André Midani —um dos principais executivos de gravadora no Brasil— conta que foi chamado até para depor à ditadura. Ele foi acusado de receber dinheiro da Warner americana, por meio dos movimentos black, para financiar a revolução dos negros nas favelas brasileiras.

              Hyldon, Tim Maia e Cassiano foram grandes vendedores de discos nos anos 1970. Os bailes black eram comandados por DJs, que garimpavam raridades e novidades do soul americano, sendo que as equipes lançavam coletâneas com as músicas dos bailes. Esses discos são as bases das montagens, formato ainda hoje usado no funk.

              Quando Gerson King Combo lançou seu primeiro disco, em 1977, a cena black do Rio vivia seu auge, e as ideias do movimento já haviam se espalhado por capitais como São Paulo e Salvador. Naquele ano, Gilberto Gil lançou “Refavela”, em que fala do movimento black, e disse que a crítica atacou o disco “por causa da atitude, que era black”.

              A chegada da música disco, entre outros fatores, acabou transformando a cena dos bailes black no Rio dos anos 1980. Nem por isso, aquela movimentação deixou de ser sentida na cultura brasileira. Na verdade, ela está muito presente até hoje.

              No final da década de 1980, o DJ Marlboro, pioneiro do funk carioca, começou a despontar nos bailes com uma estética eletrônica, influenciado pelo hip-hop americano. É nesse período que a figura do MC começa a se estabelecer, sendo Gerson King Combo um dos primeiros a cantar as melôs por cima das batidas dos DJs.

              Em seu disco solo, de 2016, Mano Brown, dos Racionais MCs, gravou com Hyldon a música “Foi Num Baile Black”. Tributo à cena, a faixa evidenciou a importância do momento para o surgimento do hip-hop paulista. Tim Maia e Cassiano, entre outros pioneiros do soul, aparecem entre os samples dos primeiros discos dos Racionais.

              “Havia um contato entre esses gêneros negros, como a ênfase em bases rítmicas, a estrutura de canto, o chamado e resposta, as estruturas de síncope”, diz Xavier, a pesquisadora. “É importante perceber que aquela juventude negra estava demandando novas formas de visibilidade. Os bailes se converteram numa arena para uma nova estética, que estava desafiando essas hierarquias raciais.”

               

               

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              Fonte: Por Lucas Brêda, da Folha de S.Paulo 
              Tags: Bailes Blackdemocracia racialGerson King Combo
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
              • Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas. Para saber mais acesse www.geledes.org.br
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              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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