Negros não podem concorrer a eleição de sindicato

Mais uma vez nós negros somos vistos e tratados como pessoas de segunda categoria simplesmente porque decidimos exercer o nosso direito de cidadania.

O Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro-SATED tem uma diretoria formada de  maioria  negra, cujo o presidente é  Jorge Coutinho, ator consagrado, um grande ativista das causas sociais, criador das Noitadas do Teatro Opinião, fundador do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-IPCN e destacado militante das causas negras.

Jorge Coutinho se candidata a reeleição com a Chapa 1 – UNIÃO E DETERMINAÇÃO, e essa chapa por ser constituída de maioria negra vem sofrendo  preconceito, discriminação e racismo por parte da chapa opositora cuja maioria não são pessoas negras. 

São inúmeras as falsas acusações contra a Chapa 1, alegam que estão transformando o Sindicato em um Navio Negreiro,  Planeta dos Macacos, mas não dizem que nessa chapa de oposição tem uma Senhora de Nome Vera Gimenez que tem  antecedentes de responder processo por racismo em tribunal  no RJ. 

A questão maior é saber por que negros não podem pleitear a direção de um sindicato,  somos trabalhadores, contribuímos, temos capacidade, competência e não precisamos de provar  nada.

Se chegamos a presidência da Suprema Corte, porque não podemos chegar a presidência de umasindicato.

UNIÃO é que estamos gritando nas ruas, DETERMINAÇÃO é o que tem nos mobilizado para consolidar as mudanças, a Chapa 1 dos Sindicatos dos Artistas encarna esses gritos das ruas,  é composta de pessoas descendentes de gente que deu grandes contribuições para a riqueza desse país.

Não é porque a maioria de negros que trabalham na  área de diversão e espetáculo  carregando tripés, empurrando dolly, puxando fios e fazendo limpeza , que não nos permite ter plenos direitos  e legitimidade de assumir  a  Diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro – SATED.  

SIM NÓS PODEMOS!

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Atleta grega é expulsa dos Jogos por racismo no Twitter

A saltadora grega Paraskevi Papahristou, de 23 anos,...

Justiça recebe denúncia por racismo contra professora da UFPR

O juiz Mauro Bley Pereira Junior, da 3ª Vara...

Professora negra vence processo de crime racial contra diretora de escola

A professora e pedagoga de Ciências Sociais, Neusa Maria...

Comissão da Uepa vai ‘julgar’ professora acusada de racismo

Em no máximo 30 dias, Universidade deverá divulgar a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=