Negros não podem concorrer a eleição de sindicato

Mais uma vez nós negros somos vistos e tratados como pessoas de segunda categoria simplesmente porque decidimos exercer o nosso direito de cidadania.

O Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro-SATED tem uma diretoria formada de  maioria  negra, cujo o presidente é  Jorge Coutinho, ator consagrado, um grande ativista das causas sociais, criador das Noitadas do Teatro Opinião, fundador do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-IPCN e destacado militante das causas negras.

Jorge Coutinho se candidata a reeleição com a Chapa 1 – UNIÃO E DETERMINAÇÃO, e essa chapa por ser constituída de maioria negra vem sofrendo  preconceito, discriminação e racismo por parte da chapa opositora cuja maioria não são pessoas negras. 

São inúmeras as falsas acusações contra a Chapa 1, alegam que estão transformando o Sindicato em um Navio Negreiro,  Planeta dos Macacos, mas não dizem que nessa chapa de oposição tem uma Senhora de Nome Vera Gimenez que tem  antecedentes de responder processo por racismo em tribunal  no RJ. 

A questão maior é saber por que negros não podem pleitear a direção de um sindicato,  somos trabalhadores, contribuímos, temos capacidade, competência e não precisamos de provar  nada.

Se chegamos a presidência da Suprema Corte, porque não podemos chegar a presidência de umasindicato.

UNIÃO é que estamos gritando nas ruas, DETERMINAÇÃO é o que tem nos mobilizado para consolidar as mudanças, a Chapa 1 dos Sindicatos dos Artistas encarna esses gritos das ruas,  é composta de pessoas descendentes de gente que deu grandes contribuições para a riqueza desse país.

Não é porque a maioria de negros que trabalham na  área de diversão e espetáculo  carregando tripés, empurrando dolly, puxando fios e fazendo limpeza , que não nos permite ter plenos direitos  e legitimidade de assumir  a  Diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro – SATED.  

SIM NÓS PODEMOS!

+ sobre o tema

Conceição Evaristo, a intelectual do ano

Quando Conceição Evaristo me vem à memória fico feliz,...

10 Filmes para conhecer o Cinema Africano

O cinema autêntico africano é bastante tardio quando tomamos...

Aborto é legalizado em 77 países mediante apenas solicitação; confira quais

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, marcou para...

Reação de IZA ao saber de indicação ao Grammy Latino viraliza na web

Após ser indicada ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Interpretação Urbana...

para lembrar

O divino 13 de maio – Por: Antônio Carlos Côrtes

O árbitro Márcio Chagas sofreu ato de racismo...

Não precisava cuspir no prato

A Campanha Reaja ou Será Morto ou Será Morta...

MP assina Pacto pelo Fim do Racismo Institucional

  Foi assinado por autoridades do Estado, nesta...

Enquanto houver racismo para as mulheres negras o aborto sempre será inseguro, desumano e criminalizado

Abortei a escravidão Sem te tocar Lhe entreguei ao mar Lhe dei...
spot_imgspot_img

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

‘Moro num país racista’, diz empresário que encerrou contrato de R$ 1 mi por ser chamado de ‘negão’

Nem o ambiente formal de uma reunião de negócios foi capaz de inibir uma fala ofensiva, de acordo com Juliano Pereira dos Santos, diretor...
-+=