Negros são o primeiro alvo da PM

Por: Renata Mielli

 

Tem certas coisas que a gente percebe sem precisar de estatísticas. Uma delas é que a Polícia Militar é uma corporação violenta e racista. Em São Paulo, as evidências das arbitrariedades cometidas pela PM são tantas e tão flagrantes que, infelizmente, já não chocam mais ninguém. As pessoas já encaram essa situação com certa “normalidade”. O ser humano é um animal que se adapta.

 

Mas alguns são inquietos e querem mudanças. Ainda bem! Um desses é o major da Polícia Militar de São Paulo, Airton Edno Ribeiro, chefe da divisão de ensino do Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), e que fez um estudo que resultou na dissertação de mestrado sobre “A Relação da Polícia Militar Paulista com a Comunidade Negra e o Respeito à Dignidade Humana: a Questão da Abordagem Policial”. Quem quiser ler na íntegra, o que eu recomendo, clique aqui.

 

O resultado do trabalho de Airton Edno Ribeiro fui divulgado nesta sexta-feira, pelo jornal Diário de S.Paulo. A reportagem “PM é racista” trás alguns dados da pesquisa desenvolvida pelo major e o comentário do sociólogo predileto da mídia e da elite brasileira: Demétrio Magnoli.

 

O sociólogo é quem faz o contraponto: “A questão econômica é mais forte que a racial. Os pobres sofrem mais com a polícia do que os ricos. Ninguém comenta os crimes cometidos contra brancos pobres”. Magnoli não deve ter se dado ao trabalho de ler o estudo do major. Se tivesse lido, não diria tal bobagem. Edno Ribeiro mostra em sua dissertação que o recorte social é o primeiro, mas vem acompanhado do recorte racial na hora da abordagem.

 

Raízes históricas do racismo
Partindo de uma análise muito consciente da construção social brasileira e latino-americana, das raízes históricas do racismo e de como ele permanece impregnado nas instituições e na sociedade, Ribeiro traçou como objetivo geral de sua pesquisa: “conhecer como ocorre a prática social da abordagem policial de negros dos pontos de vista de quem aborda e é abordado. O objetivo específico é conhecer, em São Paulo, que processos educativos são vivenciados pelo policial militar e pela pessoa negra abordada”.

 

“Desde a libertação dos escravizados, historicamente, foi o próprio descaso governamental em relação aos libertos que transformou o negro e sua cultura em problema de segurança pública. Ainda no final da década de 70 do século passado, por exemplo, não eram raros os relatos de recriminação às manifestações afro-religiosas e culturais, com invasões policiais em “terreiros”, principalmente de candomblé e umbanda, e em locais de ensaios de escolas de samba paulistanas, tanto em quadras próprias como nas ruas ou praças onde ensaiavam, pois a maioria delas não possuía sede”, descreve Ribeiro.

 

Silêncio na corporação
O autor afirma que até 2004, “havia um silêncio na Polícia Militar paulista sobre os problemas referentes à cor, à negritude e ao racismo, tanto na relação com a população afrodescendente, como dentro da própria Instituição, onde a presença negra sempre foi expressiva entre as praças”.

 

No seu estudo que é abrangente e trás informações interessantes sobre as práticas policiais de abordagem, ele reitera: “É na realização diária da atividade de polícia ostensiva que se manifesta a individualização dos pensamentos do policial e de seus preceitos humanos, ou seja, estando o policial de serviço na viatura, sozinho ou com um companheiro, ele escolhe diretamente a pessoa a ser abordada ou influencia o outro policial a abordar. E nesse contexto a escolha da pessoa a ser abordada recai sobre o negro em qualquer situação, em sutilezas que tomam conta das condutas dos policiais no exercício do policiamento”.

 

Veja alguns trechos extraídos da tese:

 

Ser negro e pobre significa ser criminoso
Para o policial, características étnicas próprias e perfil socioeconômico e cultural diferenciados, dada a convivência com a pobreza, favorecem o surgimento de criminosos.

 

O policial negro não se vê negro
Esta postura atinge também o policial negro, que não se sente negro ao realizar abordagem em negros, há um encobrimento de sua identidade racial na realização dessa prática social, porque a polícia não ensina nada sobre ser negro. Ao contrário, fazem a gente esquecer isso quando querem mostrar que a polícia não discrimina. A gente faz tudo para não ser o preto da turma, do pelotão, da companhia.

 

Com este encobrimento, o policial negro não se vê no outro, não consegue colocar-se no lugar do outro e agir de forma diferente na abordagem: sou preto, mas não admito o uso da cor, da raça, para fazer coisa errada. “Neguinho” tem que ser melhor que o branco porque senão vai se dar mal na vida. Mas eu não quero nem saber se é preto ou branco; se é “pra dar mão na cabeça” é todo mundo igual.

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=