Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Fonte: O Toupeira –

Poeta, compositor, sambista, pesquisador e escritor, Nei Lopes é uma referência da cultura e da arte no Brasil. Sua vasta obra intelectual e musical constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista no país.

No livro Nei Lopes, primeira biografia da Coleção Retratos do Brasil Negro, o jornalista Oswaldo Faustino conta em detalhe a trajetória desse grande intelectual brasileiro e aborda com maestria todas as facetas de sua vida. “Ele é uma usina do pensar”, revela o autor.

Como admirador, Faustino aceitou com entusiasmo o convite para escrever a biografia do intelectual. Foram quatro meses de trabalho, incluindo contatos por telefone, troca de e-mails e dois encontros, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, para reunir as histórias que mostram os diversos talentos do homem que é hoje a grande referência no estudo da cultura afro-brasileira e na luta contra o racismo.

Os oito capítulos que compõem a biografia incluem um breve flashback, destacando fatos relevantes que ocorreram em maio de 1942, data em que nasceu o caçula de uma família de treze irmãos. Foi um ano conturbado no cenário nacional e internacional, com os conflitos que marcaram a Segunda Guerra Mundial.

O autor fala sobre o envolvimento de Nei Lopes com as artes plásticas e a aprovação, em primeiro lugar, no disputadíssimo concurso da Escola Técnica Visconde de Mauá. Fala sobre sua dedicação à poesia, ao desenho e ao teatro, bem como sobre sua formação como advogado na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1962, que fez dele o primeiro universitário da família.

A biografia inclui ainda dados sobre a participação de Nei Lopes na política estudantil e na luta contra a ditadura militar por meio de peças teatrais, além do seu envolvimento no movimento negro e nas escolas de samba. Traz também um capítulo especial sobre seu incomparável talento musical, incluindo a relação de suas principais obras literárias e discográficas e alguns versos musicais.

Serviço:

Título: Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Autor: Oswaldo Faustino

Coordenadora da coleção: Vera Lúcia Benedito

Editora: Selo Negro Edições

Preço: R$ 19,90

Páginas: 120

Atendimento ao consumidor: (11) 3865 – 9890

Site: www.selonegro.com.br

Matéria original

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...