“Nenhuma mulher deve morrer de câncer sem diagnóstico e tratamento”

As mulheres de 15 estados brasileiros, reunidas em Oficina Nacional de Lideranças do Movimento Organizado de Mulheres para a Prevenção e Controle do Câncer nos dias 23 a 25 de outubro de 2013, no Rio de Janeiro, a convite do INCA, em parceria com a Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, vimos reafirmar nosso compromisso com o direito das mulheres à saúde e à vida.

Apesar da histórica luta pela garantia da atenção integral à saúde, surgem a cada ano 52 mil novos casos de câncer de mama e 17 mil casos de câncer de colo de útero no Brasil, uma tragédia anunciada, pois a cada ano 17 mil mulheres perdem a vida em função desses dois cânceres. Essa é uma tragédia que pretendemos evitar, criando novas perspectivas às mulheres brasileiras.

Há uma soma de fatores que precisa ser reconhecida e enfrentada. Além das desigualdades sociais, as mulheres são atingidas de forma diferenciada pelas doenças em função das discriminações de gênero, pelo racismo, lesbofobia e outras manifestações de exclusão e discriminação.

As dificuldades de acesso à informação, à prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos, levam à persistência de mitos relacionados à doença e à crença de que câncer é sinônimo de morte. Infelizmente, para muitas mulheres essa é uma cruel realidade que desejamos mudar.

A nossa disposição como ativistas organizadas pauta-se pela defesa dos interesses das mulheres e da população brasileira, acima dos mercadológicos que envolvem algumas iniciativas relacionadas ao câncer.

Defendemos o Consenso do Câncer de Mama, que prevê a realização de exames clínicos a partir dos 40 anos e a mamografia de rastreamento em mulheres dos 50 aos 69 anos. E a investigação profunda de todos os casos quando da descoberta de sinais e sintomas.

Defendemos que todas as mulheres possam realizar os exames preventivos ao câncer de colo de útero (Papanicolaou) e que recebam resultados e acesso ao tratamento nos casos positivos em prazos já previstos em lei e que permitam conter e tratar as possíveis doenças.

Coerentes com os direitos humanos, nossa posição é de que a morte de muitas das mulheres é plenamente evitável e de que nenhuma mulher pode morrer ou sofrer sequelas, como mutilações desnecessárias ou inevitáveis e a sua não reparação, por falta de acesso à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e cuidados paliativos.

Assim, consideramos fundamental a participação ativa na busca de estratégias pautadas na afirmação do direito à vida, aos direitos humanos e à cidadania. Isso implica em intenso diálogo com o movimento organizado de mulheres em todos os níveis do Sistema Único de Saúde/SUS.

Em relação ao INCA, propomos a manutenção de uma agenda de continuidade nessa parceria, na medida em que um espaço estratégico vem sendo construído com base no respeito e na autonomia dos movimentos.

Somando-nos aos movimentos que atuam no controle social da saúde no Brasil, defendemos o adequado financiamento da saúde, em especial da saúde integral das mulheres e dos seus direitos sexuais e reprodutivos; a garantia de atendimento universal pelo SUS com qualidade, na perspectiva da integralidade e da equidade.

Mulheres da cidade, do campo e da floresta, trabalhadoras, ativistas, negras, quilombolas, lésbicas, indígenas, ciganas, vivendo com HIV, com deficiências, mulheres com diferentes sexualidades, comunicadoras, dos interiores e das capitais do Brasil, de todas as idades, declaram que estão unidas pela vida e saúde de todas as brasileiras, um direito humano fundamental para a efetivação de nossa cidadania.

Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2013

· Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

· Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB

· Liga Brasileira de Lésbicas – LBL

· União Brasileira de Mulheres – UBM

· Plataforma Brasileira dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais – DHESCA BRASIL

· ICW/Brasil – Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV/Aids

· Rede de Mulheres Negras do Paraná

· Federação de Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul/Contag

· Federação de Trabalhadores Rurais de Pernambuco/Contag

· UNEGRO

· Fórum Nacional de Mulheres Negras

· Rede de Mulheres em Comunicação

· Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense/PA

· Rede Sapatá

· Casa da Mulher Catarina/SC

· Coletivo Feminino Plural/RS

· IMAIS – Instituto Mulheres em Defesa da Atenção Integral à Saúde/BA

· Ile Mulher/RS

· Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia

· SEMPRE MULHER- Instituto de Pesquisas e Intervenção sobre Relações Raciais / RS

· Associação Cultural de Mulheres Negras – ACMUN/RS

· Coletivo de Mulheres do Calafate/BA

· ODARA – Instituto da Mulher Negra/BA

· Casa Laudelina de Campos Mello/Organização das Mulheres Negras/SP

· Articulação de Mulheres do Amapá

· Conselho Distrital de Saúde/RJ

· Fórum Permanente em Defesa dos Direitos das Mulheres do Amapá

· Federação de Mulheres do Amapá

· Instituto de Estudos Feministas da Amazônia

· Conselheiras Nacionais, estaduais e municipais de saúde

 

 

Fonte:  Racismo Ambiental 

+ sobre o tema

História da Resistência Negra no Brasil

CENAS DO BRASIL - Na pauta do programa desta...

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

para lembrar

O que é um homem? O que é uma mulher?

Ei, você aí. Você, com um pênis no meio...

Emma Watson lança clipe sobre empoderamento feminino: ‘Ninguém pode nos parar’

Em parceria com a organização Global Citizen, a atriz...

Viva a igualdade, com diversidade

Na última segunda, Demi Getschko, um dos pioneiros da...

11 coisas que toda menina deveria saber, mas que a ‘Escola de Princesas’ não ensina

Uma instituição de ensino ~peculiar~ tem chamado a atenção...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=