Neste domingo, dois eventos destacam a arte e a cultura negra em Joinville

Atividades começam pela manhã na Feira do Príncipe e a tarde no Encontro de Arte e Cultura Negra

no ND Online

As celebrações ao Dia Nacional da Consciência Negra não param. E embora o dia em homenagem a Zumbi, seja apenas no dia 20 de novembro, neste domingo, o público poderá participar de dois eventos na área central de Joinville. O 4º Encontro de Arte e Cultura Negra que ocorre neste domingo (13) começa às 14h e, segue até às 19h, no Mercado Público de Joinville. A entrada é gratuita. Realizada pelo Coletivo Ashanti, a feira reúne diversos elementos que exaltam a riqueza arte e da cultura negra na cidade.

screen-shot-2016-11-14-at-9-24-40-am

No local haverá comercialização de comida e bebida atrações para toda a família.  Como a aula de capoeira contemporânea com Karllinha Reis, apresentação das agremiações Príncipes do Samba e Fusão do Samba, Tambor de Maryiás, Grupo de Dança Bom Jesus Ielusc, feira de produtos com marcas assinadas por artistas e empreendedores negros, desfile “Africanidade”, com peças étnicas, elaboradas especialmente para o evento, entre outros.

Durante todo o evento, a exposição “Negras Sim”, da fotógrafa Nani Cabral estará disponível para apreciação. Nesta mostra, Nani destaca a beleza e o protagonismo das mulheres negras da cidade. Desde o início do mês o Coletivo Ashanti realiza palestras e mesas de debate, alusivas a Semana da Consciência Negra. No encerramento, uma roda de samba irá embalar o encerramento das celebrações, realizada pelo Coletivo Ashanti neste mês de novembro

Para a militante do coletivo, a fonoaudióloga Alaíde Honorato da Silva, este será um momento de especial de festa, mas também de muita reflexão. “É preciso celebrar, mas também é importante refletir sobre o papel da mulher negra”, afirma.

Feira do Príncipe especial

“Consciência Negra – De mãos dadas contra o preconceito”. Este é o tema da edição de novembro da Feira do Príncipe, que ocorre também neste domingo (13), e que já antecipa as comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Na Rua do Príncipe, das 10 às 16h, haverá artesanato, brechó, antiguidades, artes na hora, gastronomia e também apresentações culturais, com destaque para manifestações afro-brasileiras como o samba, a capoeira e o afoxé.

Às 10h, o grupo de samba e pagode Swing Rosa – formado por Tayná Cardoso, Bianca Costa e Jenifer Alice Schwirkowski Dalsochio – irá abrir as apresentações no palco da Praça Nereu Ramos. Na sequência, às 11h, haverá um cortejo do Afoxé Omilodê, capoeira e jogo de ginga com integrantes da Casa da Vó Joaquina.

Das 11h30 às 13h, haverá apresentações de capoeira e samba reggae com Diogo Santiago e seu grupo e também com o projeto Um pouquinho de Brasil. Logo após, às 13 horas, a cantora Noemi Santos apresenta o melhor do samba de raiz.

Às 14h, o público confere ‘Boi de Mamão, Boi de Inclusão’, projeto proposto por Maria Bernadete Mattos e que conta com o apoio cultural do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura). Os atores e músicos do projeto são deficientes visuais, físicos e intelectuais que fazem parte da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ADEJ (Associação dos Deficientes Físicos de Joinville) e AJIDEV (Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais).

Às 15h, a banda joinvilense Coletivo das Flores encerra as apresentações do evento, misturando ritmos brasileiros com rock. Durante a Feira, haverá também oficina de tranças africanas com a cabeleireira Nara Ferreira e distribuição de abayomis, que são pequenas bonecas africanas feitas de pano.

+ sobre o tema

Copa na África: Música Oficial da Copa do Mundo

Musica Wavin' Flag da Copa 2010 Skank e Knaan...

O Cineasta Ash Baron-Cohen procura atriz para atuar com Lenny Kravitz

O Cineasta Ash Baron-Cohen procura atriz para atuar com...

Zezé Motta

Maria José Motta de Oliveira, conhecida como Zezé Motta...

para lembrar

Pastor, pai de Katy Perry chama cantora de ‘filha do diabo’

As letras picantes envolvendo lesbianismo em "Kissed a girl",...

Carta do Movimento Negro Unificado à Hebraica

Os que bateram palmas e riram na Hebraica, apoiaram...

Humorista Jordan Peele ganha milhões fazendo filme de terror com protagonistas negros

Jordan Peele, o responsável por “Nós”, filme de terror...

Mãos negras que transformam

Projeto selecionado no Edital Conexão Brasil – África...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=