Neste domingo, dois eventos destacam a arte e a cultura negra em Joinville

Atividades começam pela manhã na Feira do Príncipe e a tarde no Encontro de Arte e Cultura Negra

no ND Online

As celebrações ao Dia Nacional da Consciência Negra não param. E embora o dia em homenagem a Zumbi, seja apenas no dia 20 de novembro, neste domingo, o público poderá participar de dois eventos na área central de Joinville. O 4º Encontro de Arte e Cultura Negra que ocorre neste domingo (13) começa às 14h e, segue até às 19h, no Mercado Público de Joinville. A entrada é gratuita. Realizada pelo Coletivo Ashanti, a feira reúne diversos elementos que exaltam a riqueza arte e da cultura negra na cidade.

screen-shot-2016-11-14-at-9-24-40-am

No local haverá comercialização de comida e bebida atrações para toda a família.  Como a aula de capoeira contemporânea com Karllinha Reis, apresentação das agremiações Príncipes do Samba e Fusão do Samba, Tambor de Maryiás, Grupo de Dança Bom Jesus Ielusc, feira de produtos com marcas assinadas por artistas e empreendedores negros, desfile “Africanidade”, com peças étnicas, elaboradas especialmente para o evento, entre outros.

Durante todo o evento, a exposição “Negras Sim”, da fotógrafa Nani Cabral estará disponível para apreciação. Nesta mostra, Nani destaca a beleza e o protagonismo das mulheres negras da cidade. Desde o início do mês o Coletivo Ashanti realiza palestras e mesas de debate, alusivas a Semana da Consciência Negra. No encerramento, uma roda de samba irá embalar o encerramento das celebrações, realizada pelo Coletivo Ashanti neste mês de novembro

Para a militante do coletivo, a fonoaudióloga Alaíde Honorato da Silva, este será um momento de especial de festa, mas também de muita reflexão. “É preciso celebrar, mas também é importante refletir sobre o papel da mulher negra”, afirma.

Feira do Príncipe especial

“Consciência Negra – De mãos dadas contra o preconceito”. Este é o tema da edição de novembro da Feira do Príncipe, que ocorre também neste domingo (13), e que já antecipa as comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Na Rua do Príncipe, das 10 às 16h, haverá artesanato, brechó, antiguidades, artes na hora, gastronomia e também apresentações culturais, com destaque para manifestações afro-brasileiras como o samba, a capoeira e o afoxé.

Às 10h, o grupo de samba e pagode Swing Rosa – formado por Tayná Cardoso, Bianca Costa e Jenifer Alice Schwirkowski Dalsochio – irá abrir as apresentações no palco da Praça Nereu Ramos. Na sequência, às 11h, haverá um cortejo do Afoxé Omilodê, capoeira e jogo de ginga com integrantes da Casa da Vó Joaquina.

Das 11h30 às 13h, haverá apresentações de capoeira e samba reggae com Diogo Santiago e seu grupo e também com o projeto Um pouquinho de Brasil. Logo após, às 13 horas, a cantora Noemi Santos apresenta o melhor do samba de raiz.

Às 14h, o público confere ‘Boi de Mamão, Boi de Inclusão’, projeto proposto por Maria Bernadete Mattos e que conta com o apoio cultural do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura). Os atores e músicos do projeto são deficientes visuais, físicos e intelectuais que fazem parte da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ADEJ (Associação dos Deficientes Físicos de Joinville) e AJIDEV (Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais).

Às 15h, a banda joinvilense Coletivo das Flores encerra as apresentações do evento, misturando ritmos brasileiros com rock. Durante a Feira, haverá também oficina de tranças africanas com a cabeleireira Nara Ferreira e distribuição de abayomis, que são pequenas bonecas africanas feitas de pano.

+ sobre o tema

para lembrar

Mobilizacao Nacional Pela Retirada do Estatuto de Igualdade Racial do Senado

Ao Senado da Republica do Brasil, aos Senadores Brasileiros...

Pesquisa iniciada por universitário assassinado em PE ganha prêmio

Aluno de biomedicina da UFPE foi morto em fevereiro.Estudo...

Prêmio Lélia Gonzalez

incentiva municipalização de políticas para mulheres Prêmio incentiva municipalização de...

Nordeste dita a tendência do eleitor na sucessão 2010

Por: José Roberto Toledo As tendências costumam partir dos...
spot_imgspot_img

Competência Feminina Negra diante de Chefes e Colegas de Trabalho Negros: Desafios e Reflexões

Hoje, mês da consciência negra, não focalizaremos no racismo perpetrado pelos brancos, mas sim direcionaremos nossa atenção para nós mesmos. Vamos discutir as novas...

A Consciência Negra e seus múltiplos sentidos

A celebração do Dia da Consciência Negra, todos os anos em novembro, alça a temática da negritude e seus sentidos, para nos expressarmos seguindo...

Ministério da Igualdade Racial lança mapa com eventos do mês da Consciência Negra pelo país

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou um mapa que apresenta centenas de ações em todo o território nacional neste mês de novembro, Mês da Consciência...
-+=