Ex-líder do Congresso chega a 4 pontos de vantagem sobre Mitt Romney
O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich conquistou uma vantagem sobre o seu rival Mitt Romney entre os republicanos na corrida pela nomeação do partido para as eleições presidenciais de 2012, revelou uma pesquisa nesta terça-feira (22).
Gingrich, ex-congressista da Geórgia e um dos intelectuais do partido, está na liderança entre os aspirantes republicanos à presidência, com o apoio de 26%, contra 22% de Romney, segundo uma pesquisa da Universidade Quinnipiac (no Estado de Nova York) em todo o país entre os partidários republicanos.
Em uma disputa entre os dois, Gingrich acumularia 49% dos votos, contra 39% de Romney, segundo a pesquisa.
No entanto, o público geral vê Romney como a maior ameaça para o democrata Barack Obama no próximo ano (44% contra 45% de Obama). A pesquisa mostra a queda de Obama, que baixou dos 47% da pesquisa de 2 de novembro.
Os eleitores republicanos parecem estar de acordo, já que consideram que Romney tem mais opções de derrotar Obama que Gingrich (38% contra 23%).
O ex-empresário Herman Cain viu seu apoio cair para 14%, após acusações de três mulheres que dizem ter sido assediadas por ele na década de 1990.
Quinnipiac entrevistou 2.552 eleitores registrados entre 14 e 20 de novembro. A pesquisa tem uma margem de erro de 1,9%. As perguntas sobre as primárias republicanas foram respondidas por 1.039 eleitores, e seus resultados têm uma margem de erro de três pontos.
Recentemente Gingrich sofreu acusações sobre seu suposto trabalho como lobbista do banco Freddie Mac no Congresso americano. O banco foi um dos mais ajudados pelo governo dos EUA durante a crise de 2008.
Gingrich, que teria recebido pelo menos R$ 2,6 milhões (US$ 1,5 milhão) por serviços de consultoria financeira ao banco entre 1999 e 2007, nega as denúncias. Ele acusa o presidente Barack Obama de receber doações de campanha do mesmo banco.
Fonte: R7