domingo, maio 29, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraNICHO 54 marca presença no Marché Du Film de Cannes com sete...

NICHO 54 marca presença no Marché Du Film de Cannes com sete profissionais negras

Iniciativa faz parte do programa NICHO Executiva, que oferece formação teórica e prática em Produção Executiva para o mercado audiovisual

O instituto NICHO 54 participa do Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cannes que acontece entre os dias 17 e 25 de maio, com uma comitiva formada por sete mulheres negras ligadas ao programa NICHO Executiva. O grupo que marca presença no evento francês, um dos mais tradicionais do calendário audiovisual, será formado por Fernanda Lomba, cofundadora do NICHO 54 e idealizadora do NICHO Executiva, Joelma Gonzaga, ´produtora e coordenadora do NICHO Executiva, e as cinco produtoras participantes do programa vindas de três estados brasileiros: Cláudia Roberta (Tocantins), Daiane Rosário (Bahia), Emanuela Barboza (Rio de Janeiro), Flávia Santana (Bahia) e Yolanda Barroso (Rio de Janeiro).

Com roteiro de atividades entre os dias 20 e 24 deste mês, a participação da comitiva pelo evento da Riviera Francesa integra as ações de internacionalização do instituto e contempla o módulo prático do programa NICHO Executiva, atividade do eixo Formação do NICHO 54 que possibilita às profissionais vivências em eventos de mercado no Brasil e no exterior na condição de membro da indústria. Em 2022, as executivas já marcaram presença na edição online do European Film Market (EFM) 2022, braço de mercado do Festival de Berlim, e no Toolbox, programa de diversidade e inclusão deste evento alemão.

“A presença em eventos de mercado desta magnitude é de extrema importância para o desenvolvimento das carreiras das participantes do NICHO Executiva. Durante esta passagem da nossa comitiva pelo Marché du Cannes, as produtoras estarão imersas em um contexto audiovisual efervescente e criativo, que permite a conexão com players de diversos países para ampliar a rede de contatos e estabelecer relacionamentos profissionais”, explica Fernanda Lomba.

MAIS SOBRE O NICHO EXECUTIVA

Lançado em fevereiro de 2022, o NICHO Executiva oferece formação teórica e prática em Produção Executiva para o mercado audiovisual. O programa empenha recursos, tecnologias e estratégias em uma metodologia própria que busca atingir objetivos concretos na jornada de aprendizagem e fortalecimento do perfil de liderança executiva de mulheres negras.

“Ampliar a presença de profissionais negras nas lideranças executivas e criativas dos processos audiovisuais, significa repensar todo um sistema que vem desde sempre construindo as narrativas e disputando imaginários sem considerar a diversidade e a amplidão de vozes da nossa  sociedade”, afirma Joelma Gonzaga.

Para esta primeira edição do programa, foram selecionadas cinco produtoras negras em estágio inicial e médio de carreira. Além de formação sobre atuação executiva – com módulos que abordam temas como Internacionalização, Jurídico, Regulação, Comercialização, Planejamento, Distribuição e Line Production -, as profissionais  recebem aulas de inglês, suporte psicoterapêutico e participam de reuniões com executivos brasileiros e estrangeiros do setor audiovisual.

Esta primeira edição do NICHO Executiva é realizada em parceria com a Open Society Foundations, Instituto Ibirapitanga, Instituto Goethe/Hilfsfonds e apoio institucional do Projeto Paradiso. As empresas e instituições que desejam apoiar o programa, bem como as demais ações do NICHO 54, podem enviar e-mail para executivo@nicho54.com.br 

SOBRE O NICHO 54

Atualmente dirigido por Fernanda Lomba, fundadora do instituto ao lado de Heitor Augusto e Raul Perez, o NICHO 54 visa fomentar a presença negra no audiovisual. Incorporando perspectivas de gênero, classe e orientação sexual, atua na estruturação de carreiras de pessoas negras com vistas a posições de liderança criativa, intelectual e econômica.

O Instituto está estruturado em três pilares: Formação, que compreende a capacitação para profissionais exercerem distintas funções na cadeia do audiovisual; Curadoria, cuja ênfase está na formação do olhar e de disputa do imaginário, seja por meio da programação de filmes quanto na oferta de oficinas e vivências curatoriais para jovens profissionais negros; e Mercado, com ações de estímulo à aproximação entre profissionais e a indústria, bem como atuando na sensibilização de agentes contratantes e realização de ambientes de mercado para projetos de realizadores negros.

O NICHO 54 nasce em diálogo com experiências internacionais que tratam da reparação dos cenários de exclusão de raça e gênero no audiovisual, como o programa Diversity and Inclusion no European Film Market (Berlinale) e Diversity in Cannes (Festival de Cannes).

Serviço:

O quê: Comitiva do NICHO 54 no Marché du Film, em Cannes.

Quando: De 20 a 24 de maio de 2022

Artigos Relacionados
-+=