No Brasil, aumenta a sobrevida de mulheres com câncer de mama

Nos casos mais graves, possibilidade de sucesso no tratamento passou de 20% para 40%. Pesquisa acompanhou mais de cinco mil mulheres em diferentes estágios.

Por Jornal Nacional, Do G1

Foto de um quarto de hospital, com equipamentos hospitalar e camas vazias.
(Foto: Imagem retirada do site: Pixels.com)

Uma pesquisa mostrou resultados animadores para mulheres com câncer de mama: aumentou o índice de sobrevida mesmo em estágios mais avançados da doença.

O que já foi uma dura sentença no consultório vai tomando a forma de uma doença que pode ser encarada cada dia mais com esperança. A pesquisa do hospital paulista A.C. Camargo acompanhou mais de cinco mil mulheres em diferentes estágios de câncer de mama.

Nos casos mais graves, quando a doença se espalha da mama para outros órgãos, a possibilidade de um tratamento bem-sucedido passou de 20% para 40%. Para o tumor combatido num estágio inicial, então, as chances de sucesso alcançaram quase 100%.

Segundo a médica que coordenou o estudo, isso foi possível com uma abordagem multidisciplinar, integrando as diversas fases de tratamento e os profissionais envolvidos. Uma atenção personalizada a cada subtipo de tumor, à fase em que a doença se encontra e à qualidade de vida que se busca para cada paciente, sem descartar, naturalmente, o avanço da medicina.

“Ao longo de todo esse período, nós tivemos novas drogas, novos tipos de tratamento que, ao longo do tempo, foram sendo somados e foram sendo disponibilizados para as mulheres”, disse Fabiana Makdissi, diretora do Departamento de Mastologia do A.C. Camargo.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres do mundo todo. No Brasil não seria diferente, são cerca de 60 mil novos casos descobertos todo ano.

Se a pesquisa traz boas notícias para o tratamento da doença, também reforça a importância do diagnóstico precoce. Segundo os médicos, toda mulher deve fazer mamografia a partir dos 40 anos de idade pelo menos uma vez por ano. Também é fundamental ter acesso a um serviço ágil para marcação de exames a fim de se descobrir a doença na sua fase inicial, aumentando a chance de cura.

A gerente de banco Fabiana Melo Serrano soube que tinha câncer de mama há dois anos e meio – o tumor já estava nos ossos. Fez quimio, rádio, hormonioterapia. O tratamento vai se adaptando ao que aparece nos exames como uma doença crônica.

“Você aceita a circunstância e aquilo te motiva, te dá força, você tem que encontrar força no que você tem e assim vai. E falo no trabalho: me tratem igual a todo mundo, não sou diferente de ninguém”.

+ sobre o tema

para lembrar

Paulinho, 10 anos, vivia quando seus órgãos foram removidos e vendidos

O texto abaixo foi publicado no blog Que Tal Um...

Debate sobre os médicos me dá vergonha – Por: Gilberto Dimenstein

O perfil dos médicos cubanos é o seguinte: em...

Os Direitos Humanos também se referem ao uso do próprio corpo

Visando sistematizar questões referentes ao direito ao corpo pelos...

Aborto e machismo no mercado de trabalho

Nas últimas semanas, a grande mídia passou a dar...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

Casos de câncer devem aumentar 77% até 2050 ligados ao envelhecimento da população

À medida que a população mundial envelhece, um novo relatório alerta que o número de pessoas com câncer pode aumentar 77% até 2050. No relatório, publicado na quinta-feira...

Mulheres recebem 19,4% a menos que homens no setor privado, diz relatório divulgado pelo governo

As mulheres recebem 19,4% a menos do que os homens nas maiores empresas do país, segundo o 1º Relatório de Transparência Salarial divulgado nesta...
-+=