No Dia da Mulher, museu recebe exposição com mais de 60 exemplares da Barbie negra

Enviado por / FonteDo G1

Exposição ficará disponível entre esta terça-feira (8) e 30 de março, no Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí (SP). Dona da coleção de bonecas diz que a ideia é reforçar a imagem da mulher negra em todos os espaços.

Um museu em Tatuí, no interior de São Paulo, recebe uma exposição gratuita com mais de 60 exemplares raros da Barbie negra a partir desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Segundo a prefeitura, a coleção inclui o exemplar original da primeira Barbie negra lançada no mundo, em 1980, e várias outras versões limitadas da boneca.

A dona das bonecas é a jornalista Rafaele Breves, que começou a coleção em 2017 e tem um canal no YouTube para discutir sobre a diversidade no mundo dos brinquedos.

No Dia da Mulher, museu recebe exposição com mais de 60 exemplares da Barbie negra em Tatuí (Foto: Rafaele Breves/Divulgação)

De acordo com ela, o objetivo da exposição é atingir o público de todas as idades, mas com foco em crianças e adolescentes, e “reforçar a imagem da mulher negra em todos os espaços”.

“Muitas meninas negras se esqueceram do quanto eram especiais porque eram muito raras as bonecas negras no Brasil. Sem essa referência, não se reconheciam, era como um espelho defeituoso. Aos poucos, o mercado de brinquedos passou a perceber a importância de um catálogo mais diverso”, afirma.

Entre os destaques da exposição, estão modelos que enfatizam o continente africano, como a Barbie Nigéria e Barbie Quênia; a Barbie Brasil, que representa a Bahia, e bonecas em homenagem a grandes mulheres, como Rosa Parks e Maya Angelou.

Bonecas negras fazem parte de exposição do Dia da Mulher em Tatuí (Foto: Rafaele Breves/Divulgação)

Serviço

A abertura da exposição “Barbie Negra– O poder da representatividade” será nesta terça-feira (8), às 19h30, com uma roda de conversa sobre o tema “Mulheres e suas pluralidades”.

As bonecas vão ficar em Tatuí até o dia 30 de março e poderão ser vistas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica localizado na Praça Manoel Guedes, 98, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail [email protected].

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

Apenas 3% das bonecas à venda em lojas virtuais no Brasil são negras, aponta estudo

A questão da representatividade negra na mídia tem sido...

Bonecas Barbie ganham 3 novos tipos de corpo, 7 tons de pele e 22 cores de olhos!

De olho na diversidade da beleza, a Barbie está cheia de...

Barbie homenageia Madam C.J. Walker, primeira milionária dos EUA

A Barbie acaba de lançar mais uma boneca em...
spot_imgspot_img

Barbie lança boneca em homenagem à primeira piloto de avião negra dos Estados Unidos

Bessie Coleman, uma corajosa jovem negra que se tornou a primeira piloto afro-americana da história, é a mais nova personalidade homenageada pela coleção “Barbie Mulheres Inspiradoras”, da Mattel. Ela...

Tina Turner inspira nova boneca Barbie

Tina Turner ganhou a sua versão Barbie. A homenagem da Mattel comemorará "What’s Love Got To Do With It", um dos maiores sucessos da rainha do rock ‘n’ roll....

Barbie homenageia Madam C.J. Walker, primeira milionária dos EUA

A Barbie acaba de lançar mais uma boneca em homenagem a mulheres que fizeram história em suas áreas de atuação. A homenageada da vez...
-+=