No Dia da Mulher, museu recebe exposição com mais de 60 exemplares da Barbie negra

Enviado por / FonteDo G1

Exposição ficará disponível entre esta terça-feira (8) e 30 de março, no Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí (SP). Dona da coleção de bonecas diz que a ideia é reforçar a imagem da mulher negra em todos os espaços.

Um museu em Tatuí, no interior de São Paulo, recebe uma exposição gratuita com mais de 60 exemplares raros da Barbie negra a partir desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Segundo a prefeitura, a coleção inclui o exemplar original da primeira Barbie negra lançada no mundo, em 1980, e várias outras versões limitadas da boneca.

A dona das bonecas é a jornalista Rafaele Breves, que começou a coleção em 2017 e tem um canal no YouTube para discutir sobre a diversidade no mundo dos brinquedos.

No Dia da Mulher, museu recebe exposição com mais de 60 exemplares da Barbie negra em Tatuí (Foto: Rafaele Breves/Divulgação)

De acordo com ela, o objetivo da exposição é atingir o público de todas as idades, mas com foco em crianças e adolescentes, e “reforçar a imagem da mulher negra em todos os espaços”.

“Muitas meninas negras se esqueceram do quanto eram especiais porque eram muito raras as bonecas negras no Brasil. Sem essa referência, não se reconheciam, era como um espelho defeituoso. Aos poucos, o mercado de brinquedos passou a perceber a importância de um catálogo mais diverso”, afirma.

Entre os destaques da exposição, estão modelos que enfatizam o continente africano, como a Barbie Nigéria e Barbie Quênia; a Barbie Brasil, que representa a Bahia, e bonecas em homenagem a grandes mulheres, como Rosa Parks e Maya Angelou.

Bonecas negras fazem parte de exposição do Dia da Mulher em Tatuí (Foto: Rafaele Breves/Divulgação)

Serviço

A abertura da exposição “Barbie Negra– O poder da representatividade” será nesta terça-feira (8), às 19h30, com uma roda de conversa sobre o tema “Mulheres e suas pluralidades”.

As bonecas vão ficar em Tatuí até o dia 30 de março e poderão ser vistas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica localizado na Praça Manoel Guedes, 98, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail [email protected].

+ sobre o tema

Cinco vantagens da camisinha feminina que nem todo mundo conhece

Ela já existe desde 1980, mas foi de uns...

O dalai-lama é uma superlua em eclipse total definitivo

Conheci o dalai-lama em 1992, no salão nobre da...

Caminhada lésbica pede fim da discriminação em SP

Centenas de pessoas participaram na tarde de sábado de...

Camila Pitanga denuncia ‘discriminação sistemática’ contra mulheres no mundo do trabalho

“O domínio do homem branco na incessante atividade econômica...

para lembrar

“Eu sou gay”: Diego Hypolito fala sobre sexualidade pela primeira vez

“Já vivi muitos anos pensando no julgamento que os...

Sobre futilidades que não cabem dentro de uma luta

Existem mulheres feministas incríveis e que eu sou muito...

bell hooks, 70: como autora praticava sua teoria do amor, segundo amigas

De voz aguda, sotaque sulista e pouco afeita à...
spot_imgspot_img

Disparidade salarial cresce, e mulheres ganham 20,7% menos do que homens no Brasil

A disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil aumentou no período de um ano, e mulheres receberam, em média, 20,7% menos do que...

Mulheres Negras: Encruzilhadas de Raça e Gênero

Encontro "Mulheres Negras: Encruzilhadas de Raça e Gênero" com Sueli Carneiro e Neon Cunha acontece amanhã, 19h on-line Sueli Carneiro e Neon Cunha, referências no...

Selo dos Correios celebra Luiza Bairros, ex-ministra e ativista negra

Os Correios e o Ministério da Igualdade Racial lançam nesta terça-feira (17) um selo em homenagem à socióloga gaúcha Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...
-+=