No fundo do poço, há sempre um alçapão

A vida. Essa brincalhona.

O promotor de Justiça em São Paulo Rogério Leão Zagallo saiu da casinha ao postar, em junho de 2013, em uma rede social: “Estou há duas horas tentando voltar para casa, mas tem um bando de bugios revoltados parando a Faria Lima e a marginal Pinheiros. Por favor alguém pode avisar a Tropa de Choque que essa região faz parte do meu Tribunal do Júri e que se eles matarem esses filhos da puta eu arquivarei o inquérito policial”.

Foto: Flávio Florido

por Leonardo Sakamoto no Blog

Logo ele que, em 2011, ao pedir o arquivamento de um inquérito por violência policial, disse: “Bandido que dá tiro para matar tem que tomar tiro para morrer. Lamento que tenha sido apenas um dos rapinantes enviado para o inferno. Fica o conselho ao policial: melhore sua mira”.

Punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público e pelo Supremo Tribunal Federal, agora ele tornou-se responsável, através da distribuição aleatória de casos, por conduzir a investigação de policiais suspeitos de terem matado duas pessoas já rendidas em São Paulo. Pode até realizar um trabalho correto, mas deveria se declarar impedido por razões óbvias.

A contradição é inerente à natureza humana. Mas quando ela vem assim, com gosto de soco no estômago, depondo contra a dignidade humana e o direito coletivo, deveria ser acompanhada de massagem grátis.

Mas é no dia a dia que as histórias ganham contornos mais dramáticos porque essas pequenas violências são cometidas, não raro, sem que se perceba. Reuni algumas abaixo:

– Esse sujeito é um cretino, um retardado, um filho de uma puta, deveria ter sido abortado para não falar tanta bosta.

– Concordo. Esses jornalistas são uns idiotas mesmo. E o Marcelinho, como tá?

– Preocupada, viu? A escola dele, que me cobra horrores de mensalidade, está usando livros de literatura com palavrões, acredita? Dizem que o livro é um “clássico da literatura”, mas eu nunca ouvi falar… Que tipo de sociedade estamos criando com isso?

***

– Por isso acho esse pessoal que fuma maconha é um bando de viciado que fica se entupindo de produtos químicos. Acabam com a própria saúde! Só um minuto: Miguel! Ô, Migueeeeel! Traz a garrafa daquele 12 anos que tá no meu nome, ok? Se estiver vazia, pode abrir outra. E aproveita e traz também uma porçãozinha de torresmo.

***

– Esse trânsito está um absurdo. As pessoas não têm consciência de que a cidade não aguenta mais?

– É, um dia tudo vai parar de vez… Vai sair com o carro?

– Só até a academia aqui da rua de trás dar uma malhadinha e já volto. Coisa rápida.

***

– O mundo tá muito violento. Tô preocupado.

– Sim. Viu que alguém ameaçou de morte o governador?

– Mas esse merece morrer.

***

– Professor, o senhor está sendo fascista. Temos que lutar para derrubar preconceitos e unir as classes sociais de forma a garantir uma sociedade em que, não apenas os meios de produção sejam socializados, mas no qual o espaço público pertença a todos e que todos não tenham medo de ocupa-lo.

– OK, conversamos sobre isso depois. A tarefa desta semana é uma reportagem acompanhando um plantão de um hospital público na periferia.

– Ah, mas como é que eu chego lá? O motorista da minha mãe não pode me levar nesse dia. E eu não vou pegar ônibus, né? Não vai dar, não.

***

– Ajuda. Es… es… estrangêrro. Fugi meo país.

– Vai trabalhar, haitiano vagabundo! Querendo se passar por refugiado sírio, é?

***

– Tem gente que fica incitando os mais pobres contra quem trabalhou e tem uma vida mais confortável.

– Sim, são semeadores do ódio!

– Saudades daquele tempo… Olha, fecha rápido o vidro que tá vindo um escurinho. Sei lá o que essa gente é capaz de fazer, né? Não entendo porque a polícia não os recolhe desse semáforo.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

O Brasil de Diogo e o Brasil de Luiza; por Wagner Iglecias

Wagner Iglecias A entrevista de Luiza Trajano ao Manhattan...

para lembrar

Classe média antipetista irá pagar em breve o preço de apoiar Temer

O colunista Jânio de Freitas, em artigo publicado na...

Campanha #MaisQueImigrante visa desconstruir xenofobia dos brasileiros

Até o fim do mês, projeto reunirá relatos, fotos...

Anistia Internacional e juízes criticam Estado brasileiro por mortes em Manaus

A Associação Juízes para a Democracia (AJD), criticou o...

Nova Política de Drogas com Nathália Oliveira

“Justificando Entrevista” começa neste 2017 com o debate mais...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=