Ngoni (Travessia), single instrumental que será lançado por Thiago do Anjos no mês da Consciência Negra, traz referências do Mali, Brasil e EUA. A faixa leva o nome de uma das famílias dos instrumentos de corda africanos, da qual fazem parte o Donso Ngoni, Kamele Ngoni, Djeli Ngoni e Kora (cordofones provenientes da África Ocidental Subsaariana).
Na pesquisa, o musicista propõe uma aproximação entre a música afro-brasileira, o blues e a música do Mali ao traçar um diálogo entre a guitarra e o tambor, trazendo ainda uma nova linguagem aplicada ao Ukulelê. O single é construído pela sobreposição de instrumentos como violão, berimbau, ukulelê, guitarra, cabaça, talking drum, atabaque e agogô, entre outros. A percussão foi concebida e gravada pelo músico Leandrinho Vieira (Os Capoeira). Dentre as maiores influências de Thiago dos Anjos estão Ali Farka Touré (Mali), Muddy Waters (EUA) e Bola Sete (Brasil).
Thiago dos Anjos é musicista, compositor e pesquisador da cultura negra. Cursou Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Fundação das Artes São Caetano do Sul (FASCS), sonoplastia na SP Escola de Teatro e Licenciatura em Música na Faculdade Integral Cantareira (FIC). Acompanhou Luedji Luna em seu mais recente trabalho, “ Bom Mesmo é Estar em Baixo D’água”, e também Bia Ferreira, Luana Bayo, Bruna Black, Nara Couto, Denise Diniz, Edi Rock (Racionais Mc’s) e Sérgio Pererê, entre outros projetos. Atualmente é produtor, idealizador e integra o “Experimento Artístico Coletivo Adinkrazz (coletivo afrocentrado que já se apresentou em eventos de São Paulo e Rio de Janeiro, entre eles a Celebração de 35 anos de Fundação Cultural Palmares, na Praça das Artes, em 2023).
Lançamento do single Ngoni (Travessia)
11 de novembro (segunda-feira), nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Music, Tik Tok, Douyin, YouTube Music, Awa, Claro Música, Fizy, Napster, Jook, Trebel).
Saiba mais:
Thiago dos Anjos – https://www.instagram.com/thiagoodoosaanjos/
Adinkrazz – https://www.instagram.com/adinkrazz/