No PR, Marina critica proposta de Serra e elogia alta de juros

Por: Dary Jr.

A pré-candidata a presidente Marina Silva (PV) criticou, nesta quinta-feira (29), a proposta de criação dos ministérios da Segurança Pública e da Pessoa Portadora de Deficiência, apresentada pelo também pré-candidato e ex-governador paulista José Serra (PSDB). “Vai empilhar estruturas e inchar a máquina pública”, disse a senadora licenciada.

A ideia de Serra já havia sido condenada pela pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Para Marina, é necessário promover uma reforma em todo o sistema de segurança pública antes de se pensar em criar uma nova estrutura.

Durante entrevista coletiva, na sede do PV em Curitiba, Marina se referiu aos últimos governos do PSDB e do PT e disse que, diante da polarização da pré-campanha, o país precisa de novas ideias políticas. “Eleição é debate, não embate”, afirmou.

Marina lamentou também a retirada da pré-candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB). Segundo ela, o que torna a democracia saudável é a existência de ideias diferentes. Sem Ciro, continuou a pré-candidata do PV, o eleitor perdeu uma opção.

Mais tarde, em encontro com empresários na sede da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Marina defendeu a alta da taxa de juros – o Copom elevou a taxa em 0,75% nesta semana. “Foi correto em função do esforço para controlar a inflação”, justificou.

A declaração causou mal estar. O presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, sentado ao lado de Marina, rebateu. Para ele, a política de juros do governo desestimula investimentos. O certo, segundo Loures, seria racionalizar os gastos públicos em vez de aumentar a taxa Selic.

Marina prometeu, se eleita, manter a política econômica baseada no tripé meta de inflação, superávit primário e câmbio flutuante. Apesar disso, para acalmar os empresários, ponderou que não permitiria que a taxa de juros impedisse investimentos e, consequentemente, o crescimento do Brasil.

No fim da tarde, a pré-candidata se encontrou com líderes evangélicos e ainda deu uma palestra para alunos e professores da Unibrasil. Ainda hoje, Marina viaja para Londrina, norte do Paraná, onde participa, nesta sexta-feira (30), do encontro estadual do PV.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...