No Rio para encontro de cinema negro, Danny Glover apresenta sua namorada brasileira

Fonte: O Globo –

RIO – O tema do encontro era a presença do negro no cinema, mas quem roubou a cena na tarde desta segunda-feira, no Espaço Tom Jobim, no Rio, foi a namorada do ator Danny Glover, 63 anos. No Rio para participar do 3º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Américas, o americano chegou na manhã deste dia 16 à cidade e logo no primeiro evento que participou – uma mesa-redonda com o cineasta cubano Rigoberto Lopez – deixou escapar o seu segredo: está de casamento marcado para dezembro de 2009 com a brasileira Eliane Cavalleiro, 43 anos.

– A princípio ela vai se mudar para os Estados Unidos, mas isso não é definitivo – adianta Danny. – Podemos morar lá e cá. Tudo o que eu sei é que quero estar com ela. Como vai ser esta logística nós ainda vamos descobrir.

Danny e Eliane se conheceram em 2003, quando o ator veio pela primeira vez ao país, para o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. De lá para cá, foram mais de 10 as viagens do ator para o Brasil. Além do Rio e de São Paulo, já esteve em Salvador, Fortaleza e até Jericoacoara, no litoral do Ceará. Virou fã de moqueca e feijão preto.

– Sou quase um brasileiro. Posso fazer uma lista das coisas que gosto no seu país, a começar pelas pessoas – elogia o ator, que filmou “Blindness” em São Paulo, em 2007, com Fernando Meirelles. – Sou fascinado pela vibração daqui.

Eliane, que é professora da Universidade de Brasília (UNB), está ensinando o ator a falar algumas palavras em português. E ele já mostra que aprendeu algumas: “muito prazer”, “como vai”, e “onde fica?” já estão no repertório de Danny.

– Estamos aprendendo muito sobre a cultura um do outro – conta o ator, que apesar de conhecer Eliane desde 2003 só começou a namorá-la em 2009.

Na cidade até o dia 19, Danny adiantou ainda que desta vez pretende apenas descansar no Rio: – Quero mesmo é passear na Praia de Copacabana com a minha mulher.

Matéria original

+ sobre o tema

O grande bazar de direitos

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, declarou nesta semana estar "muito...

Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as...

É mito pensar que todos os pobres são empreendedores, diz ganhadora do Nobel de Economia

Uma das mais respeitadas economistas do mundo quando o...

para lembrar

ONU: Aquecimento global vai empurrar 120 milhões para a pobreza até 2030

O apocalipse ambiental para qual o planeta se encaminha...

Bancada das empreiteiras tem DEM, PSDB, PT, PMDB e PP

Empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato fizeram doações para...

O sonho de Duvivier para o Brasil: democracia

Contra o golpe, colunista Gregório Duvivier descevre como um sonho...

“Só por hoje”

“Só por hoje” é um princípio seguido à risca...

Brasileiras reunidas para enfrentar a extrema direita

Muito se diz que organização de base e ocupação das ruas são os caminhos mais efetivos para enfrentar a extrema direita. Difícil é encontrar quem...

63% dos municípios do país não realizam concurso para professor há mais de 5 anos

Cerca de seis a cada dez cidades do país estão há mais de cinco anos sem realizar concurso público para contratar professores para as escolas municipais. A...

Datafolha: Maioria acha que faltam vereadores negros e mulheres

O número de mulheres e negros nas Câmaras Municipais ainda é considerado insuficiente pela maioria dos eleitores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, mostra pesquisa Datafolha feita nas...
-+=