No Rio para encontro de cinema negro, Danny Glover apresenta sua namorada brasileira

Fonte: O Globo –

RIO – O tema do encontro era a presença do negro no cinema, mas quem roubou a cena na tarde desta segunda-feira, no Espaço Tom Jobim, no Rio, foi a namorada do ator Danny Glover, 63 anos. No Rio para participar do 3º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Américas, o americano chegou na manhã deste dia 16 à cidade e logo no primeiro evento que participou – uma mesa-redonda com o cineasta cubano Rigoberto Lopez – deixou escapar o seu segredo: está de casamento marcado para dezembro de 2009 com a brasileira Eliane Cavalleiro, 43 anos.

– A princípio ela vai se mudar para os Estados Unidos, mas isso não é definitivo – adianta Danny. – Podemos morar lá e cá. Tudo o que eu sei é que quero estar com ela. Como vai ser esta logística nós ainda vamos descobrir.

Danny e Eliane se conheceram em 2003, quando o ator veio pela primeira vez ao país, para o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. De lá para cá, foram mais de 10 as viagens do ator para o Brasil. Além do Rio e de São Paulo, já esteve em Salvador, Fortaleza e até Jericoacoara, no litoral do Ceará. Virou fã de moqueca e feijão preto.

– Sou quase um brasileiro. Posso fazer uma lista das coisas que gosto no seu país, a começar pelas pessoas – elogia o ator, que filmou “Blindness” em São Paulo, em 2007, com Fernando Meirelles. – Sou fascinado pela vibração daqui.

Eliane, que é professora da Universidade de Brasília (UNB), está ensinando o ator a falar algumas palavras em português. E ele já mostra que aprendeu algumas: “muito prazer”, “como vai”, e “onde fica?” já estão no repertório de Danny.

– Estamos aprendendo muito sobre a cultura um do outro – conta o ator, que apesar de conhecer Eliane desde 2003 só começou a namorá-la em 2009.

Na cidade até o dia 19, Danny adiantou ainda que desta vez pretende apenas descansar no Rio: – Quero mesmo é passear na Praia de Copacabana com a minha mulher.

Matéria original

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Por conta de impasse, entre o MEC e Secretária da Educação, aluno pode perder vaga na universidade

      Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=