Será Filoctetes a chave para entender a ministra Dilma?

Por Fátima Oliveira

A ministra Dilma Rousseff exibiu o mais cristalino estilo Maria Moura ao falar sobre o incidente elétrico (blecaute) de Itaberá. Um brilho só! Foi curta e finalizadora: “Uma coisa é blecaute. Ninguém pode prometer que não haverá interrupção. O que nós prometemos é que não haverá mais racionamento neste país”. No popular: blecaute é interrupção passageira e racionamento é barbeiragem!

Todavia, foi mais educada do que aluna do Sacre Coeur. Não indagou por que o Serra não acionou o sistema anti-blecaute, de sua total responsabilidade. O que deu em Dilma para usar tanta educação desnecessariamente? São Paulo não ter ilhado o blecaute pode se revelar um tiro no pé do Serra. É só manejar bem. As hostes tucanas montaram o seu “Incidente em Antares”, onde sobram mortos insepultos.

Instigada, decidi ler sobre a ministra, que ainda não ganhou o meu voto, buscando luzes sobre a personalidade que a conforma e entender por que ela foi ungida presidenciável petista por Lula, coisa que não dei conta até hoje, a despeito de um mundaréu de senões na seara petista e na base aliada. Talvez Sófocles explique.

Considerando a performance altiva e firme da ministra no incidente Itaberá, estou sendo convencida, aos poucos e aos trancos e barrancos, de que é possível que Lula tenha tido um lampejo profético. A história dirá. Um dos achados, que apreciei muito: “Além da literatura, Dilma adora artes plásticas. A ponto de dizer: ‘Só tenho uma tristeza na vida: não tenho o menor talento. Já tentei pintar, mas talento você tem ou não. E eu não tenho'”. Não tem talento, mas tem sensibilidade. Copenhague dirá.

Não sei, apenas intuo. Talvez a chave para auscultar a presidenciável esteja em Filoctetes, filho do rei Peante, um dos argonautas, arqueiro grego, um dos pretendentes de Helena de Troia e personagem da “Ilíada” e de “Odisseia” que no caminho para a guerra foi picado no pé por uma cobra. A ferida infectada exalava um odor pútrido e doía muito, provocando gritos, que eram insuportáveis para seus companheiros, os aqueus, que o abandonaram na ilha de Lemnos, no Egeu Setentrional.

“Filoctetes”, de Sófocles, consta de 1.471 versos que abordam “três figuras que encarnam questões morais, sociais e educativas – Filoctetes, Ulísses e Neoptólemo; o confronto entre os dois primeiros para aliciar para a sua esfera de influência o terceiro”. Versa sobre “a tragédia do homem solitário que a ingratidão, a deslealdade e a injustiça lançaram numa ilha deserta e a sua perda de ternura em dez anos de solidão”, demonstrando “o confronto entre três personalidades díspares, regidas por diferentes códigos morais”.

“Filoctetes” é a única das conhecidas tragédias gregas sem personagens femininos. Outras singularidades de “Filoctetes”: ao ser exibida pela primeira vez, ganhou o concurso de tragédias nas Dionísicas Urbanas de Atenas (ano 409) – famosa festa religiosa em homenagem ao deus Dionísio, que durava seis dias e marcava a chegada da primavera. Sófocles estava com 87 anos nessa época.

A psiquiatra Vera Stringuini, amiga da ministra, declarou: “A Dilma se apaixonou por ‘Filoctetes’, de Sófocles”. A ministra disse que “A peça é uma obra-prima” e que “Filoctetes era um chato de galochas. Reclamava o tempo inteiro que a perna estava ferida. Largá-lo na ilha é uma solução dentro de uma ética que não é a judaico-cristã. A ética grega não é boazinha, não tem culpados”. Em tempo: dez anos depois, Filoctetes foi um dos raros heróis que retornaram sem problemas após a queda de Troia.

Matéria original

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Agora você explora a si mesmo e acredita que está se realizando – diz filosofo coreano Byung-Chul Han

O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, destacado dissector da sociedade...

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cerimônia marca a retirada das tropas norte-americanas do Iraque

As Forças Armadas dos EUA fizeram nesta quinta-feira (15),...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=