No trilho do trem, morreu na contramão atrapalhando o tráfego

Um vendedor é atropelado e morto por um trem no Rio de Janeiro e a SuperVia, empresa responsável pela linha, manda o condutor de outra composição passar por cima do corpo para que não ocorressem atrasos.

Por Leonardo Sakamoto Do Blog do Sakamoto

É notório que coisas valem mais do que a dignidade humana – o que pode ser verificado tanto pela quantidade de latrocínios e assaltos violentos quanto pelas políticas que colocam em primeiro lugar a proteção ao patrimônio, depois todas as outras dimensões da qualidade de vida.

Vidas também valem menos do que o tempo em uma sociedade que o considera como commodity valiosa. A conversão de tempo em dinheiro, contudo, não é tão simples. Pois tempo é mais do que dinheiro. Domina-lo significa poder, exercer controle sobre a dimensão que dá sentido à nossa existência. Um processo que, ao longo dos últimos 300 anos, tem levado a criarmos coisas maravilhosas, mas também a nos desumanizar.

Com o banimento do tempo qualitativo e pessoal e toda a sujeição da vida ao tempo linear, quantitativo, repetitivo, automatizado, frio, a gente vai se tornando alheio ao que significa o passar desse tempo e para que o colocamos para correr.

O que é um corpo estendido se não um punhado de órgãos desfalecidos? Não é nada comparado ao indefectível tic-tac do relógio. Se ninguém verificou se estava morto antes do segundo trem passar por cima, morto estava pelas circunstâncias.

E quais as circunstâncias? Ter tido o azar de estar em Madureira (atravessando, de forma irregular e por necessidade, uma linha de trem) e não na Zona Sul carioca era uma delas. Pois, reservadas as devidas proporções, se um corpo se fundisse ao asfalto no Leblon com a ajuda de um automóvel, o trânsito seria desviado até que tudo se resolvesse. Já, em Madureira, trem passa por cima porque o tic-tac manda.

Mais rápido, mais rápido, mais rápido. Para quê? Talvez para espantar o vazio gerado por nós mesmos.

+ sobre o tema

Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita

Famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar...

Polícia investiga tortura de funcionários negros em loja na BA

A Polícia Civil da Bahia abriu inquérito para investigar denúncia de...

CNDH denuncia trabalho escravo em oficinas de costura em São Paulo

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)...

para lembrar

‘Foi uma atrocidade’, diz mãe de homem atropelado na Supervia

Adílio dos Santos trabalhava como vendedor de balas e...
spot_imgspot_img

‘Foi uma atrocidade’, diz mãe de homem atropelado na Supervia

Adílio dos Santos trabalhava como vendedor de balas e doces nos trens. Ex-presidiário, ele estava 'começando a se levantar', afirma mãe. Por Matheus Rodrigues Do G1 O vendedor ambulante...
-+=