Norte-americano que agrediu homens só porque são brasileiros recebe apoio de outros estadunidenses

Fonte: Rádio Criciuma

No último dia 6 deste mês, o norte-americano Michael Hansberry, de 46 anos, foi responsável por um dos mais preocupantes casos de racismo e xenofobia que a comunidade brasileira de Framingham – MA já foi vítima. Após avistar dois brasileiros fazendo uma mudança para o seu prédio, ele recebeu as pessoas com chutes, pontapés, numa forte demonstração de ódio contra imigrantes. Ele justificou a agressão por se tratarem de brasileiros.

A notícia do fato, inicialmente veiculada pelo jornal Metro West Daily News, que cobre toda a região do Metro West de Massachusetts, gerou uma onda de comentários racistas no site da publicação. Muitos deles aplaudindo e incentivando a atitude do norte-americano.

Em um dos comentários, um leitor sentencia : “Uma revolução está chegando. Esse incidente é apenas um minúsculo detalhe do que está vindo”. Mais incisivo, um leitor que se denomina “CitizenDave” vai ainda mais fundo no sentimento contra os imigrantes.

 

“Vamos nos livrar dos imigrantes. Ilegal = Criminoso e ponto final. Nós americanos somos culpados por deixá-los entrar aqui, tanto quanto eles por estarem aqui. Porque temos que continuar com isso? “, questiona, em uma assustadora demonstração de racismo. Alguns leitores, porém, demonstraram mais parcimônia nas suas considerações. Identificado como “Robo”, um leitor diz entender a atitude desesperada do norte-americano em se preocupar em ter vizinhos brasileiros, afirmando que existe um grande número de casos envolvendo brasileiros que causam problemas em condomínios e prédios da região de Framingham -MA. ” Eu tenho mostrado ao meu síndico os problemas que estamos enfrentando no prédio em que moro, são 100% relacionados com os nossos vizinhos brasileiros. Ele sempre concorda com essa realidade”. Ele também afirma que tem problemas sempre que aluga imóvel para brasilerios.

Entre comentários negativos e anti-imigrantes, alguns leitores também demonstraram repugnância contra a atitude racista do norte-americano. Um deles até questiona “E se Michael Hansberry tiver descendência Afro-Americana? Apenas pergunte isso”. “Todo mundo aponta dedos e culpa todos os imigrantes por tudo. Olhem para vocês mesmos!”, declara outro. Já um leitor identificado como “Dent” chama a atenção para a gravidade do fato. “Isso é um crime, e dos sérios. Não é um tipo de atitude que eu concordo, mas não me surpreenderia se esse não fosse o último crime desse tipo a acontecer”, ressalta.

Os comentários demonstram uma realidade de temor e preocupação em vias de uma reforma imigratória ser aprovada. Mais ainda, o acontecimento bota fogo na luta das entidades que atuam em prol dos direitos dos imigrantes e dos direitos humanos contra a crescente corrente racista e xenófoba que é contra a legalização dos milhões de imigrantes do país. Apesar de isolado e pouco comum, o crime cometido por Hansberry deve alertar o brasileiros dos seus direitos como residente do país e sensibilizar outras organizações que trabalham no apoio ao imigrante.

Michael Hansberry, volta à corte no próximo dia 4 de dezembro, para uma nova audiência.

 

Matéria Original:

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Após apontar racismo em prova, ex-aluna da UFF é denunciada à Justiça

Quatro anos após denunciar por racismo uma professora do...

Morte de policial em Osasco-SP é denunciada à OEA

Poderia ser mais um caso suspeito de resistência...

Salvador terá postos fixo e móvel para denúncias de racismo no carnaval

Posto fixo irá operar na sede no Procon, no...

Maior acusado de agressão a homossexuais na Avenida Paulista pode ir a júri

Jovem foi indiciado por tentativa de homicídio, formação de...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=