Nós estamos com os professores do Paraná

Há alguns meses a notícia da greve dos professores em São Paulo e Paraná tem sido suprimida no noticiário. Não se questiona o porquê da supressão, mas quem tem um mínimo de raciocínio lógico e político vai perceber que estes dois Estados brasileiros são governados por tucanos, logo, suas notícias devem ser cuidadosamente veiculadas na Casa Grande Midiática. Alckmin mente, mas tem uma proteção feroz dos poderosos grupos de comunicação do país. Mas o Beto Richa…

por Mailson Ramos via Guest Post para o Portal Geledés

Degringolou de vez o governo de conto de fadas. Hoje, por volta das 15h, um massacre da Polícia Militar sobre os professores manifestantes, definiu em letras garrafais a verdadeira face dos governos tucanos, aqueles que se colocam como paladinos da justiça e intocáveis pela ferocidade da mídia ultraconservadora.

Sangue de professor derramado no chão de uma praça democrática ou em qualquer lugar tem a mácula de um crime severo. Afinal, quem de nós não usufruiu ou usufrui da maravilha de ser pupilo? Quem um dia não teve a representação de mãe ou de pai na figura do professor? Professores, pelo trabalho desempenhado, jamais poderiam sofrer. A eles é dado o direito de sempre se orgulhar dos seus alunos. E de lutar por eles, pela educação deste país.

Beto Richa sangra o respeito. Destituído do poder através desta mácula, nos faz ver que é preciso um exército intransigente para vencer o clamor de quem reivindica os seus direitos. Porque a ausência de direitos numa democracia é terrível. É desumano. É estarrecedor. Não se pode poupar a injustiça e conviver com os erros de outrora. O Brasil então descobre a verdadeira face dos governos tucanos.

Quando a presidente Dilma Rousseff fala que os manifestantes de direita têm o direito de se manifestar, não é apenas o discurso. É que a esquerda sabe como é ser rechaçada com violência. Quantas vezes o foi? Mesmo aqueles que submetem à revelia do Estado democrático um cartaz de intervenção militar são preservados fisicamente nas passeatas dominicais e golpistas.

Dos professores com marcas físicas e indeléveis ao aturdimento da virulência do Estado, o roteiro do pensamento não me faz seguir outra mensagem que não a da repelência, da abominação e do descontentamento com o que acontece no Paraná. Não devo mentir que fiquei emocionado ao ver professores com feridas no corpo e sangue derramado pelos rostos. Mas se a esta dor que compunge carne e sentimento se aglutina a um sentimento de coragem, faço saber que estou com os professores do Paraná. E acho justo o apoio às suas reivindicações.

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.