Nós estamos com os professores do Paraná

Há alguns meses a notícia da greve dos professores em São Paulo e Paraná tem sido suprimida no noticiário. Não se questiona o porquê da supressão, mas quem tem um mínimo de raciocínio lógico e político vai perceber que estes dois Estados brasileiros são governados por tucanos, logo, suas notícias devem ser cuidadosamente veiculadas na Casa Grande Midiática. Alckmin mente, mas tem uma proteção feroz dos poderosos grupos de comunicação do país. Mas o Beto Richa…

por Mailson Ramos via Guest Post para o Portal Geledés

Degringolou de vez o governo de conto de fadas. Hoje, por volta das 15h, um massacre da Polícia Militar sobre os professores manifestantes, definiu em letras garrafais a verdadeira face dos governos tucanos, aqueles que se colocam como paladinos da justiça e intocáveis pela ferocidade da mídia ultraconservadora.

Sangue de professor derramado no chão de uma praça democrática ou em qualquer lugar tem a mácula de um crime severo. Afinal, quem de nós não usufruiu ou usufrui da maravilha de ser pupilo? Quem um dia não teve a representação de mãe ou de pai na figura do professor? Professores, pelo trabalho desempenhado, jamais poderiam sofrer. A eles é dado o direito de sempre se orgulhar dos seus alunos. E de lutar por eles, pela educação deste país.

Beto Richa sangra o respeito. Destituído do poder através desta mácula, nos faz ver que é preciso um exército intransigente para vencer o clamor de quem reivindica os seus direitos. Porque a ausência de direitos numa democracia é terrível. É desumano. É estarrecedor. Não se pode poupar a injustiça e conviver com os erros de outrora. O Brasil então descobre a verdadeira face dos governos tucanos.

Quando a presidente Dilma Rousseff fala que os manifestantes de direita têm o direito de se manifestar, não é apenas o discurso. É que a esquerda sabe como é ser rechaçada com violência. Quantas vezes o foi? Mesmo aqueles que submetem à revelia do Estado democrático um cartaz de intervenção militar são preservados fisicamente nas passeatas dominicais e golpistas.

Dos professores com marcas físicas e indeléveis ao aturdimento da virulência do Estado, o roteiro do pensamento não me faz seguir outra mensagem que não a da repelência, da abominação e do descontentamento com o que acontece no Paraná. Não devo mentir que fiquei emocionado ao ver professores com feridas no corpo e sangue derramado pelos rostos. Mas se a esta dor que compunge carne e sentimento se aglutina a um sentimento de coragem, faço saber que estou com os professores do Paraná. E acho justo o apoio às suas reivindicações.

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

para lembrar

Governo federal anuncia reajuste de 7,86% a professores

Piso salarial para jornada de 40 horas semanais vai...

Saudade de uma amizade

Existem homens que passam pela vida sem deixar rastro...

Curso ensina professores como usar aparelho celular para ensinar

Aulas são oferecidas online e de maneira gratuita na...

Entidades promovem encontro de afrocientistas em Brasília

Entidades promoveram neste fim de semana o 1° Encontro Nacional Afrocientista. O evento foi realizado na Universidade de Brasília (UnB) e reuniu cerca de...

Seis em dez brasileiros dizem que professores são mal pagos, mostra pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos aponta que aproximadamente seis em cada dez brasileiros (64%) dizem acreditar que os professores não são suficientemente pagos no país. QUADRO...

Da educação antirracista à tecnologia: professoras premiadas se tornam referências no estímulo ao aprendizado em sala de aula

No mês em que é celebrado o Dia dos Professores, o g1 conta histórias de educadoras que foram premiadas por projetos inovadores e interdisciplinares aplicados com...
-+=