‘Nós, os Afro-Brasileiros’, ‘Pela Arte se Inclui’ e ‘Laços Afetivos’ – Lançamento das Campanhas Estaduais de Cultura de SP

Lançamento das Campanhas Estaduais de Cultura: “Nós, os Afro-Brasileiros”, “Pela Arte se Inclui” e “Laços Afetivos”

No último dia 27 de setembro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), promoveu o lançamento oficial das Campanhas Estaduais de Cultura: “Nós, os Afro-Brasileiros”, “Pela Arte se Inclui” e “Laços Afetivos”, com o objetivo de incentivar a população a contar sua própria história e romper preconceitos e paradigmas presentes em nossa sociedade. No mesmo dia, foi lançado ainda o site da ACGE e o DVD do IV Encontro Paulista de Hip-Hop.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Cultura, às 10h, e contou com a presença de diversas pessoas ligadas aos movimentos negro, da pessoa com deficiência e LGBT, que estão dispostas ajudar no combate ao preconceito.

A primeira a se pronunciar foi a senhora Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara destacou a importância da realização das campanhas culturais como uma forma de inclusão eficiente: “A Arte por si só permite que as pessoas se expressem de forma diferente, então ela respeita as diferenças e respeitando as diferenças ela promove o melhor de cada um dos seres humanos”, comentou.

Em seguida os curadores revelaram suas expectativas e mostraram de que forma as campanhas podem contribuir para que ocorram mudanças de pensamento na sociedade.

A primeira a se pronunciar foi Laura Bacellar, curadora da Campanha “Laços Afetivos”, dedicada a população LGBT. Laura destacou que é muito importante mostrar os laços afetivos que existem entre a população LGBT já que muitas vezes a sociedade não enxerga relações além da sexual entre eles, “Muitas pessoas os enxergam como seres sexuais e não seres humanos, por isso é muito importante que se realcem os Laços Afetivos. Além disso esses relatos vão contribuir muito para nossa ideia de diversidade”, afirma a curadora.

Jeferson De mostrou suas expectativas sobre a campanha “Nós, os Afro-Brasileiros”. Jeferson revelou que fora do país a ideia sobre a população negra é que ela existe apenas nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro. Pensando nisso é importante que os negros paulistas se mostrem para o mundo: “Temos que mostrar que aqui em São Paulo tem muitos negros trabalhando para fazer funcionar a locomotiva do Brasil”. Segundo o curador, um dos objetivos da campanha é mostrar para a sociedade os heróis negros que o Estado de São Paulo tem.

Luiz Kassab, curador da campanha “Pela Arte se Inclui”, dedicada as pessoas com deficiência, falou sobre o principal objetivo da campanha, que é revelar para a sociedade as ações inclusivas que existem no Estado: “A gente vê tanta gente realizando trabalhos lindos, tão importantes na vida da pessoa com deficiência, queremos poder mostrar esses trabalhos”.

Depois dos curadores, o vereador Claudinho de Souza se apresentou para falar sobre o trabalho que desenvolve na região noroeste da cidade de São Paulo, no segundo distrito com a maior população negra da cidade. Claudinho afirmou que as campanhas são importantes, pois através delas é possível que a cultura chegue até a periferia, local em que a maioria das ações de inclusão não chegam.

O Secretário de Estado da Cultura, Sr. Andrea Matarazzo destacou que na maioria das vezes o preconceito acontece devido ao desconhecimento: “O preconceito existe mais pelo desconhecimento do que por qualquer coisa. E a arte, é uma coisa que efetivamente atrai todas as pessoas, então a gente tem uma oportunidade de esclarecer a questão da diversidade dos gêneros, das etnias, e da pessoa com deficiência, a oportunidade de atingir um público muito grande de forma agradável”.

O Secretário completou seu discurso parabenizando o assessor de cultura para gêneros e etnias, Cássio Rodrigo, pela renovação que aconteceu com as Campanhas Estaduais de Cultura: “A ideia é genial, nós vamos turbinar esse Estado, é a primeira vez que se faz uma coisa dessa forma, nós vamos fazer nossas campanhas serem divulgadas e tomarem conta do nosso Estado”.

hip-hop encontro paulistaPara finalizar o evento, o Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias, Cássio Rodrigo falou um pouco sobre as campanhas, apresentou o novo site da ACGE e falou sobre o V Encontro Paulista de Hip-Hop que será realizado no dia 19 de novembro.

Para Cássio, o desenvolvimento das Campanhas é muito importante para ajudar a diminuir o preconceito presente em nossa sociedade: “A ideia das três campanhas é que a cultura e a arte possam ser um instrumento para quebrar preconceitos e os estigmas que nós encontramos por aí”. O assessor afirma ainda que o site da ACGE será muito importante, pois através dele a população poderá inscrever-se nas campanhas e conhecer as ações da assessoria.

Para finalizar o evento, o assessor apresentou o V Encontro Paulista de Hip-Hop, como mais uma ação importante para quebrar preconceitos, pois a arte que antes era tida como marginalizada hoje ocupa espaço importante na sociedade brasileira e mundial. O evento será realizado em 19 de novembro de 2011, no Memorial da América Latina, e tem o tema: “Alçando outros vôos – da memória à oralidade.

Fonte: Cultura SP

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Programas assistenciais representam 28% da renda dos mais pobres, diz IBGE

Os programas de transferência de renda, como o Bolsa...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=