Nosso Herzog da atualidade

O século 20 foi considerado o século das imagens. Algumas marcaram de forma significativa a história da humanidade. Outras mudaram de forma radical a nossa história. Quem se esquece da imagem dos atletas negros, estadunidenses, que, nas Olimpíadas do México, em 1968, levantaram os braços com punho fechado em protesto contra o racismo nos Estados Unidos?

Enviado por Maurício Pestana para o Portal Geledés 

Mahatma Gandhi, de personalidade forte e espírito revolucionário, expôs na sua imagem a simplicidade e a humildade como forma de ação pela não violência; já o rosto de Che Guevara é uma das fotos mais reproduzidas no mundo. Outra imagem marcante é a de uma criança correndo nua sob o bombardeio, na Guerra do Vietnã, há 43 anos, revelando os horrores da intervenção norte americana naquele país.

O Brasil do Capitão Bellini erguendo a taça de campeão da Copa do Mundo, em 1958, na Suécia, fez com que o gesto fosse repetido e copiado até hoje em todos os cantos. Mas, das imagens que ajudaram a mudar a nossa história, sem dúvida, a foto do suposto suicídio do jornalista Vladimir Herzog, numa das celas do DOI CODI, em 1975, foi determinante para o processo de abertura política e o fim da ditadura militar no Brasil.

Assassinado em 2013, Amarildo Dias de Souza teve o seu caso e sua imagem amplamente divulgada e, com a força das redes sociais, simbolizou uma das maiores atrocidades do nosso tempo: a morte de jovens e adultos negros nas periferias. Hoje, porém, a justiça do Rio, ao retomar o caso do sumiço de Amarildo, trouxe novamente à tona a imagem que se tornou símbolo da denúncia da violência policial exposta de forma dramática.

Na semana passada, a CPI da juventude negra, que visitou a cidade de São Paulo, ouviu fatos estarrecedores que demonstram o quanto o racismo institucional, seja pela omissão da justiça, pela violência policial, pelo abandono social e educacional dos territórios majoritariamente negros, contribui para dramas como o caso Amarildo, o nosso Herzog da atualidade.

Maurício Pestana é Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Você Sabe o que é Cota?

Então vamos lá! Cota: Parte de algo (concreto ou abstrato),...

Nos deram uma outra memória, de porcelana, porém

300 anos sendo comprados e vendidos, trazidos acorrentados para...

A pena vermelha – Um conto de cor

Era uma manhã como muitas outras. Daquelas que começam...

Profissão Cartunista

“Cartunista não pode crer em deuses nem em astronautas,...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Maurício Pestana: Quando o racismo se torna entretenimento

Desde a explosão midiática do caso de George Floyd, falar, opinar, criticar ou denunciar atos de racismo nunca esteve tão em moda. Seu assassinato à luz do dia...

No país dos deputados “negros” que são brancos

Diversidade, inclusão, pluralidade, equidade, enfim, são várias as denominações que podemos encontrar para definirmos uma só coisa: o desejo de uma sociedade mais igualitária e...
-+=