Nostalgia dos anos 2000: Willow Smith recupera espaço dos jovens no rock

Na última década, o rock perdeu espaço nas paradas musicais e saiu do radar de muitos adolescentes e jovens. Muitos até achavam ser música de “tiozão”. Porém, é só voltar um pouco mais no tempo para ver o sucesso do rock mais jovem dos anos 2000.

YouTube video

Bandas como Paramore, Evanescence, Panic! At the Disco e My Chemical Romance arrastaram legiões de fãs adolescentes na meiúca dos anos 2000 e é neste período que Willow Smith mira seu novo álbum, “lately i feel EVERYTHING”, lançado hoje em todas as plataformas de streaming.

Ao lado de nomes como Travis Barker, ex-baterista do Blink 182, e de Avril Lavigne, Willow recupera a efervescência do punk-rock que bombava há quase 20 anos, mas com uma roupagem moderna, seguindo os passos de nomes como Miley Cyrus e Olivia Rodrigo, que também mergulharam no rock recentemente.

Fora da caixa

Apesar da pouca idade, Willow não é novata na música. Este já é o quarto disco da filha do astro Will Smith, mas o primeiro a explorar a sonoridade punk. Willow acredita que jovens negros são sempre colocados em caixinhas e julgados quando fogem do que é esperado para eles.

Ser negro é ser negro, mesmo que você tenha privilégios. Quero que as pessoas saibam que podemos ser qualquer coisa que quisermos, nos expressar e ter uma comunidade que nos apoie.

disse Willow, em entrevista à Alternative Press

Ela relembra que, ainda na infância, era criticada por querer se vestir como os os jovens emo da época e estilizar o cabelo daquela forma. A paixão pelo rock vem desde cedo e o álbum é a conclusão deste desejo.

Acho que ter pessoas negras no mundo do rock ainda é muito raro. Existe uma resistência que quero vencer. Eu amo rock e sempre amei a vida inteira. Foi por esse motivo que fiz este projeto.

Willow

Referências

O primeiro single do álbum e um dos maiores hits de Willow, “transparent soul”, revive o espírito de Hayley Williams do Paramore e é realmente um dos pontos altos do disco. Mas não somente nomes do rock inspiram a jovem em sua jornada.

A faixa “XTRA” tem a companhia de Tierra Whack, rapper americana que já trabalhou com Beyoncé e Alicia Keys, e “BREAKOUT” traz sample de “POWER”, single do aclamado álbum “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” de Kanye West, lançado em 2010.

Willow ainda aposta em Ayla Tesler-Mabe na soturna “Come Home”. Para os desavisados, a jovem canadense já foi parte de uma banda ao lado de Finn Wolfhard, o Mike de “Stranger Things”. Puro suco da geração Z!

Avril Lavigne

A nova música de trabalho já definida por Willow é “GROW”, parceria com a eterna princesinha punk, Avril Lavigne. Aos 36 anos, Avril ainda soa tão empolgante quanto em “Complicated” ou “Sk8er Boi”, lançadas em 2002, quando Willow ainda usava fraldas.

Ela é maravilhosa. Conhece o gênero como a palma da mão. Ela sabe exatamente o tom que precisa usar. Quando ouvi o verso dela, pensei: ‘Preciso mesmo estar na música?’ Não conseguiria soar tão hardcore quanto ela!

se derrete Willow, na mesma entrevista da Alternative Press

“lately i feel EVERYTHING” está disponível nas plataformas digitais a partir de hoje e o lançamento também será celebrado com um show especial do álbum, transmitido pelo Facebook, Instagram e Messenger.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...