Criola realiza sarau virtual ‘Celebração e Luta’ em homenagem ao mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Evento será transmitido pelo Instagram de Criola no próximo dia 16, às 19h, e contará com a participação de artistas e ativistas negras

Para celebrar o mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Criola reúne virtualmente ativistas e artistas negras no ‘Sarau Celebração e Luta’. A live no Instagram (@ongcriola) acontece no próximo dia 16 de julho, sexta-feira, e pretende homenagear o legado e a contribuição da mulher negra para uma sociedade com mais arte e justiça.

Com apresentação e mediação de Lúcia Xavier, coordenadora geral da organização, a live vai intercalar a participação de convidadas com arte, memória e posicionamento político sobre os atuais desafios e conquistas das mulheres negras.

Entre as confirmadas, estão Conceição Evaristo, romancista, poeta e contista, Jurema Werneck, diretora-executiva na Anistia Internacional Brasil e uma das fundadoras de Criola, Dandara Rudsan, coordenadora do Coletivo Amazônico LesBiTrans, Gênesis, do Slam das Minas, e Anazir Maria de Oliveira (Dona Zica), pioneira na luta por direitos das trabalhadoras domésticas.

“A luta das mulheres negras vem de longa data e espelha o esforço de  transformação da vida da população negra em  contextos de violência e sofrimento.

O evento será um presente para mulheres negras nesses tempos de crises e perda de direitos. Pois, ‘eles combinaram de nos matar e nós combinamos de não morrer'”, afirma Lúcia Xavier.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho,  surgiu em 1992 em encontro de mulheres negras em Santo Domingos, na República Dominicana. Na ocasião, elas criaram uma rede para pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) a assumir a luta contra as opressões de raça e gênero. No Brasil, é dia também de relembrar a história de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo da resistência contra a escravização.

SOBRE CRIOLA

Criola é uma organização da sociedade civil com 29 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a sociedade brasileira.

SERVIÇO

Live: Sarau de Criola: ‘Celebração e Luta’
Data: 16/07/2021, 19h
Instagram: @ongCriola
Mais informações: www.criola.org.br

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Beyoncé dá destaque a designers de moda africanos

Na sua conta de Instagram, Queen Bey fez questão...

Beyoncé homenageia Meghan Markle a transformando em rainha

Bey aproveitou o Mês da História Negra para homenagear...

Slash, guitarrista do Guns N ’Roses fala sobre quem foi Michael Jackson realmente

Slash concedeu recentemente entrevista ao site Kerrang e revelou...

Rihanna escala modelo de 67 anos para campanha de sua grife “FENTY”

Além de ter se tornado uma verdadeira magnata da...

para lembrar

Epistemologias periféricas

Compartilho neste texto, a releitura que fiz dos livros...

Cinco artistas negras e indígenas pensam o amanhã em residência artística

Para pensar em um amanhã possível nas artes a Refazenda...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley

Cerca de 100 mil pessoas explodiram de alegria quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em...
-+=