Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Enviado por / FonteNo Sympla

Celebrado no dia 25 de julho, o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. Foi instituído em 1992 durante o 1º encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e, no Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo preto.

Esse ano, o Núcleo Ayé organiza a primeira edição do evento em comemoração ao dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e, para a sua realização, nossa mesa redonda conta com a presença de:

Hannah Batista, amazonense, 27 anos, graduada em Fotografia pela Faculdades Metropolitanas Unidas. Diretora do videoclipe “Boto Fé” da artista Bia Ferreira. Vencedora de um Leão de Bronze na categoria Entertainment Lion, com o clipe “Qual Teu Sonho” da artista Yzalú em uma ação do dia das mulheres, no Cannes Lions Festival of Creativity, sendo sua primeira participação no evento, o mais importante da indústria da propaganda. 

Jonelle Willis, jamaicana, 25 anos, graduanda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo. Integrante da ODEC – Observatório da Democracia no Mundo (Projeto de extensão do curso de RI-USP que analisa eleições ao redor do mundo pela ótica das RIs), possui interesse em estudos raciais, de gênero, relações internacionais e política externa. 

Jackeline Romio, doutora e mestre em demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UNICAMP. Atualmente conduz pesquisa de pós doutorado em Psicologia Social na USP. Desenvolve pesquisas interdisciplinares sobre os feminicídios, a violência e a relação entre as opressões raciais, de gênero, sexo e de classe social e epistemologias feministas decoloniais. 

Para se inscrever clique aqui

+ sobre o tema

Beyoncé dá destaque a designers de moda africanos

Na sua conta de Instagram, Queen Bey fez questão...

Beyoncé homenageia Meghan Markle a transformando em rainha

Bey aproveitou o Mês da História Negra para homenagear...

Slash, guitarrista do Guns N ’Roses fala sobre quem foi Michael Jackson realmente

Slash concedeu recentemente entrevista ao site Kerrang e revelou...

Rihanna escala modelo de 67 anos para campanha de sua grife “FENTY”

Além de ter se tornado uma verdadeira magnata da...

para lembrar

spot_imgspot_img

II Encontro de Mulheres Negras e Mercado de Trabalho

Muito aconteceu desde o nosso último encontro em 2022. Nesta segunda edição do Encontro de Mulheres Negras e Mercado de Trabalho que encerra com...

Festival Latinidades traz shows e debates para Salvador 

Após o sucesso das edições em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, o 16º Festival Latinidades chega a Salvador neste sábado e domingo,...

Julho das pretas: conheça a trajetória da caririense Neusa Lourenço

O dia 25 de julho é uma data para ser celebrada. Isso porque internacionalmente desde 1992 em Santo Domingo, na República Dominicana, quando um...
-+=