Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Enviado por / FonteNo Sympla

Celebrado no dia 25 de julho, o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. Foi instituído em 1992 durante o 1º encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e, no Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo preto.

Esse ano, o Núcleo Ayé organiza a primeira edição do evento em comemoração ao dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e, para a sua realização, nossa mesa redonda conta com a presença de:

Hannah Batista, amazonense, 27 anos, graduada em Fotografia pela Faculdades Metropolitanas Unidas. Diretora do videoclipe “Boto Fé” da artista Bia Ferreira. Vencedora de um Leão de Bronze na categoria Entertainment Lion, com o clipe “Qual Teu Sonho” da artista Yzalú em uma ação do dia das mulheres, no Cannes Lions Festival of Creativity, sendo sua primeira participação no evento, o mais importante da indústria da propaganda. 

Jonelle Willis, jamaicana, 25 anos, graduanda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo. Integrante da ODEC – Observatório da Democracia no Mundo (Projeto de extensão do curso de RI-USP que analisa eleições ao redor do mundo pela ótica das RIs), possui interesse em estudos raciais, de gênero, relações internacionais e política externa. 

Jackeline Romio, doutora e mestre em demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UNICAMP. Atualmente conduz pesquisa de pós doutorado em Psicologia Social na USP. Desenvolve pesquisas interdisciplinares sobre os feminicídios, a violência e a relação entre as opressões raciais, de gênero, sexo e de classe social e epistemologias feministas decoloniais. 

Para se inscrever clique aqui

+ sobre o tema

Família recebe 200 sem-teto em banquete após cancelamento do casamento da filha

O cancelamento de um casamento, normalmente, causa raiva e...

Inscrições abertas para artistas de dança negra, série “Diálogos Ausentes”

Itaú Cultural faz chamada aberta para artistas e produtores...

Aos 90 anos de idade, Nelson Mandela sairá da lista de terrorista

Aos 90 anos de idade, Nelson Mandela sairá da...

Considerações sobre a segregação racial nos Estados Unidos (EUA)

Contemporaneamente a segregação racial ainda pode ser definida como...

para lembrar

Estou esperando meu passaporte brasileiro, brinca Lewis Hamilton

O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton declarou, nesta quarta-feira...

Simbolismo de posse de Barbosa não pode ser negado, diz Luiza Bairros

A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou nesta...

Elza Soares: “Ainda me machuca a perda dos meus quatro filhos”

Após mais de 60 anos de carreira, Elza Soares...
spot_imgspot_img

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...
-+=