Nota de pesar da ministra Eleonora Menicucci pelo falecimento de Ana Alice Costa

É com tristeza e pesar que a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República informa que encerra o ano de 2014 em luto pela morte da feminista e acadêmica Ana Alice Alcântara Costa.

No SPM

Nascida em 23 de dezembro de 1951, em Caravelas (BA), Ana Alice lutou contra a ditadura militar nos anos 1970. Fez seu mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Nacional Autônoma do México e, ali, ingressou no Movimiento de Liberación de las Mujeres. Já no Brasil, vinculou-se ao Grupo Feminista Brasil Mulher, seção Bahia, primeiro grupo de gênero naquele Estado.

Sua entrada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1982 como professora do Departamento de Ciência Política deu continuidade à sua articulação da atuação acadêmica com a militância feminista. Junto com Cecília Sardenberg e outras colegas, criou no ano seguinte o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) daquela universidade.

O tema das relações de poder foi central na sua trajetória acadêmica e militante. Seu livro “As donas no poder: mulher e política na Bahia” é referência até hoje para estudos neste campo.

Participou da criação da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero – REDOR, em 1992. Esta teve grande repercussão nessas duas regiões. Ana Alice foi homenageada no 18º encontro do grupo, realizado no mês passado.

Sua dedicação foi gerando frutos ao longo de sua vida. O primeiro programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo na UFBA nasceu em 2005, como resultado de uma grande batalha do NEIM.  E já titulou 30 mestres e oito doutores.

O conjunto de sua obra e sua luta pelos direitos das mulheres foram reconhecidos em março de 2012 por meio da concessão do prêmio Bertha Lutz, do Senado Federal.

Como amiga e companheira de décadas de Ana Alice, transmito à sua filha Clarissa, ao filho Wladimir, à sua mãe e demais familiares meu carinhoso abraço cheio de saudade. As brasileiras perdem uma grande lutadora, a SPM, uma grande parceira e eu, uma grande amiga. Mas seu legado ficará para todas as gerações.

 

Eleonora Menicucci
Ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

 

+ sobre o tema

Sarney e Maia destacaram a presença de uma mulher na Mesa diretora

A cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da...

Justiça de MT autoriza aborto de feto anencéfalo em Lucas do Rio Verde

"Obrigar uma mulher a manter durante nove meses a...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Governo defende liberar aborto

Programa federal retoma polêmica e recomenda ao Congresso descriminalizar...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...
-+=